A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Universidade de Brasília

2 Definição Lancaster (1993):
É uma representação sucinta e exata do conteúdo de um documento. ABNT NBR 6028(2003): É uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento

3 Definição Kobashi (1997): Resumo é um ato cognitivo com finalidades comunicativas, e portanto a distinção entre informação essencial e acessória é fundamental. Essa distinção é obtida na leitura e compreensão do texto, e na identificação e hierarquização das informações textuais.

4 Definição A elaboração de resumos é um processo de descrição, parte do processo de análise da informação.

5 Objetivo Apoia os leitores na decisão sobre conhecer o documento completo. Satisfazer necessidades de informação.

6 Fatores que influenciam
Extensão do item que está sendo resumido Complexidade do conteúdo temático Diversidade do conteúdo temático

7 Indexação Na tarefa de indexação, os resumos são úteis para esclarecer o conteúdo de documentos, sem necessidade de conhecer seu teor por completo.

8 Características Dois resumos do mesmo documento nunca serão idênticos, se forem redigidos por pessoas diferentes ou até pela mesma pessoa em momentos diversos. O conteúdo será o mesmo, mas a maneira de descrevê-lo será outra

9 Normalização Não segue uma linguagem específica de padronização, mas pode obedecer a determinados métodos e normas. No Brasil, a norma adotada é a NBR 6028 Ela determina três tipos de resumos:

10 Tipologia I. Resumo Indicativo ou Descritivo
Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. Pode incluir conclusões.

11 Tipologia II. Resumo Informativo
Sintetiza a essência do documento, possibilitando ao leitor o julgamento preciso de leitura ou não e descreve os resultados alcançados. Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

12 Tipologia III. Resumo Crítico ou Resenha
Além de sintetizar a essência do documento, apresenta crítica com relação ao autor ou ao próprio documento, podendo compará-lo com outros trabalhos. Redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

13 Critérios

14 a. Deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo e do tratamento que cada item recebe no documento original. b. Deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.

15 c. Deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. d. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

16 e. Deve usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
f. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

17 g. Deve evitar o uso de símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.
h. Fórmulas, equações, diagramas, entre outros, devem ser usados apenas quando for absolutamente necessário. Nesse caso, defini-los na primeira vez em que aparecerem.

18 i. Trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, relatórios técnico-científicos e outros) devem ter de 150 a 500 palavras. j. Artigos de periódicos devem ter de 100 a 250 palavras. k. Indicações breves devem ter de 50 a 100 palavras. l. Os resumos críticos não estão sujeitos a limite de palavras.

19 Características do Bom Resumo

20 Brevidade: já que deve conter somente as ideias principais
Rigor e clareza: já que deve exprimir as ideias fundamentais do texto, de uma forma coerente e clara, e que respeite o pensamento do autor Linguagem pessoal: já que não deve copiar frases do texto, e sim fazer uso das próprias palavras

21 Check List

22 Referi-me apenas às ideias ou aos fatos principais do texto original?
Omiti ou substitui as listas ou enumerações por uma designação mais geral? Evitei o recurso a expressões explicativas do tipo isto é, como se sabe, entre outras?

23 Respeitei a ordem das ideias do texto original?
Transformei o discurso direto em discurso indireto? Excluí pormenores irrelevantes, exemplos,citações, pequenas histórias, entre outros?

24 Evitei copiar frases ou expressões do texto
Articulei bem os parágrafos e as frases? O texto resumido não excede 1/3 do número de linhas do texto original?

25 CARDOSO FILHO, J. C. ; SANTOS, M. M. Processos e temas selecionados
CARDOSO FILHO, J. C. ; SANTOS, M. M. Processos e temas selecionados. In: ALVARES, L. (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Editores, p. Capítulo 4, p. 185/223.


Carregar ppt "Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google