A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?"— Transcrição da apresentação:

1 PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?

2 O PDDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza auto instrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.

3 O sistema tem a característica de ser auto-instrutivo e interativo. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. Em 2011, o PDDE Interativo foi disponibilizado somente para escolas priorizadas pelo programa PDE Escola. A partir de 2012, o sistema encontra-se disponível para todas as escolas públicas que desejam utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação.

4 O PDE INTERATIVO ESTÁ ORGANIZADO EM ETAPAS QUE AJUDAM A EQUIPE ESCOLAR A IDENTIFICAR SEUS PRINCIPAIS PROBLEMAS E A DEFINIR AÇÕES PARA ALCANÇAR OS SEUS OBJETIVOS, APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM E MELHORAR OS SEUS RESULTADOS.

5 Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes: na primeira parte, a IDENTIFICAÇÃO, o sistema traz as informações gerais do(a) diretor(a), da escola, do seu ambiente e do conselho escolar, com espaços para inserir informações não respondidas no Educacenso; em seguida, a escola realiza os PRIMEIROS PASSOS, ou seja, organiza o ambiente institucional de maneira a democratizar, tornar participativo e legitimar seu processo de planejamento junto a comunidade escolar; a terceira etapa consiste na elaboração do DIAGNÓSTICO que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades; por fim, na quarta e última parte a escola elabora o PLANO INTEGRADO, contendo os problemas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.

6 Portanto, sua escola poderá utilizar o PDDE Interativo como ferramenta de planejamento e gestão, e o primeiro passo para acessá-lo é o acesso ao site do PDDE INTERATIVO que o diretor solicita junto a sua secretaria de educação.


Carregar ppt "PDDE INTERATIVO 2015/2016 O QUE É PDDE INTERATIVO ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google