A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Armazenamento de dados na nuvem Cloud Storage. Armazenamento de dados em nuvem  Antes de definir ‘banco de dados na nuvem’, é preciso entender o conceito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Armazenamento de dados na nuvem Cloud Storage. Armazenamento de dados em nuvem  Antes de definir ‘banco de dados na nuvem’, é preciso entender o conceito."— Transcrição da apresentação:

1 Armazenamento de dados na nuvem Cloud Storage

2 Armazenamento de dados em nuvem  Antes de definir ‘banco de dados na nuvem’, é preciso entender o conceito de ‘computação na nuvem’ – do inglês Cloud Computing - que se refere a uma gama de camadas tecnológicas que permitem armazenar e acessar dados e sistemas via internet.

3 Armazenamento de dados em nuvem  Em outras palavras, a infraestrutura de TI (servidores, bancos de dados etc.) deixa de estar alocada internamente dentro de uma organização, e passa a utilizar a infra de um fornecedor dotado de gigantescos datacenters (nuvens).

4 Armazenamento de dados em nuvem  A computação, portanto, permite que as organizações utilizem sistemas e equipamentos remotamente, como um serviço. Ao invés de instalar máquinas e softwares internamente, passam a utilizá-los virtualmente, pagando apenas pelo que foi utilizado (conforme acordo pré estabelecido).

5 Armazenamento de dados em nuvem  Usos da computação em nuvem: Criar novos aplicativos e serviços Armazenar, fazer backup e recuperar dados Hospedar sites da Web e blogs Transmitir áudio e vídeo Fornecer software sob demanda Analisar dados para padrões e fazer previsões

6 Armazenamento de dados em nuvem  Exemplos Um exemplo perfeito de computação em nuvens são os serviços de sincronização de arquivos, como o Dropbox, SkyDrive, que são um dos serviços mais eficientes nesse sentido.

7 Armazenamento de dados em nuvem  DropBox ou SkyDrive Com ele, tudo o que você precisa fazer é reservar um espaço do disco rígido, o qual será destinado para a sincronia nas nuvens. Ao copiar ou mover um arquivo nesse espaço, ele será duplicado no servidor do aplicativo e também em outros computadores que tenham o programa instalado e nos quais você acesse a sua conta.

8 Armazenamento de dados em nuvem  Grandes empresas têm cada vez mais interesse na computação em nuvens, como a Google, que oferece vários aplicativos que rodam diretamente em seu navegador.

9 Armazenamento de dados em nuvem  O Gmail, por exemplo, traz uma porção de funções para organizar não só as mensagens, mas também os arquivos recebidos com elas. Ele também conta filtros de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, chamado Google Talk.

10 Armazenamento de dados em nuvem  O Google Maps é outro exemplo, já que, com ele, pode-se navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referência. Além disso, você pode criar trajetos para andar de carro pela sua cidade, partindo de um ponto e tendo uma localização como destino.

11 Armazenamento de dados em nuvem  Não podemos deixar de mencionar também o Google Docs, que tem uma porção de ferramentas no estilo Office, com as quais você pode acessar um ótimo processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.

12 Armazenamento de dados em nuvem  O Google Music também merece menção, já que possibilita a você ouvir a sua coleção de músicas onde quer que esteja. As faixas podem ser adicionadas e ouvidas a partir de qualquer computador, bastando você usar o seu login.

13 Armazenamento de dados em nuvem  A prova de que a Google é uma das grandes partidárias da computação em nuvens é o Chrome OS, o sistema operacional desenvolvido pela gigante que tem o intuito de funcionar exclusivamente com aplicativos web, o que exige muito menos capacidade de processamento de uma máquina.

14 Armazenamento de dados em nuvem  A Microsoft, por sua vez, tem na manga os vários serviços disponíveis pelo Live. Além de conferir suas mensagens do Hotmail, você pode acessar o Messenger mesmo que não o tenha instalado no computador para conversar com seus contatos.

15 Armazenamento de dados em nuvem  Pelo Live, também é possível acessar e usar os recursos de uma versão online da suíte Office, composta pelos aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote.  Os arquivos são salvos online, mas também é possível baixá-los para o computador que você quiser.

16 Armazenamento de dados em nuvem  Para armazenamento online, a Microsoft tem o SkyDrive, que disponibiliza atualmente 25 GB para você armazenar o que quiser.  Tanto para documentos ou imagens de tamanho pequeno como para arquivos maiores, tudo pode ser feito nas nuvens, sem a necessidade de mídias físicas.

17 Armazenamento de dados em nuvem  A Apple não ficou de fora e anunciou, junto com a versão 5 do iOS, o iCloud, que integra dados do se computador Mac ou Windows com seu iPad, iPhone ou iPod touch, com a vantagem de sincronizar emails, favoritos do navegador e músicas, entre outros.

18 Armazenamento de dados em nuvem  A listagem de exemplos não para.  Serviços como o Netflix, você tem à disposição vários filmes e séries de TV para assistir via streaming.  Para quem gosta de editar imagens, a Adobe tem uma versão online e gratuita do Photoshop.

19 Armazenamento de dados em nuvem  Prova de que a computação em nuvens vai permitir que donos de máquinas mais modestas desfrutem de tecnologias avançadas é o serviço OnLive, no qual os jogos são rodados em servidores remotos, enquanto o seu computador apenas reproduz a transmissão via streaming e envia os comandos que você der.

20 Armazenamento de dados em nuvem  Prova de que a computação em nuvens vai permitir que donos de máquinas mais modestas desfrutem de tecnologias avançadas é o serviço OnLive, no qual os jogos são rodados em servidores remotos, enquanto o seu computador apenas reproduz a transmissão via streaming e envia os comandos que você der.

21 Armazenamento de dados em nuvem  O Banco de Dados na Nuvem, portanto, é um destes serviços.  Do inglês Database as a Service (DBaaS), é também conhecido como Banco de dados como Serviço.  Em termos práticos, é a entrega do software de banco de dados como um serviço, alocado fisicamente no datacenter do fornecedor – que também pode ser chamado de provedor.

22 Armazenamento de dados em nuvem  SGBDs em nuvem estão começando a ser utilizados e têm o potencial de atrair clientes de diversos setores do mercado, desde pequenas empresas com o objetivo de reduzir o custo total, por meio da utilização de infraestrutura e sistemas de terceiros, até grandes empresas que buscam soluções para gerenciar milhares de máquinas e permitir o atendimento de um aumento inesperado de tráfego.

23 Armazenamento de dados em nuvem  A infraestrutura de SGBDs em nuvem possui várias vantagens para os usuários: 1.Previsibilidade e custos mais baixos, proporcional à qualidade do serviço (QoS) e cargas de trabalho reais;

24 Armazenamento de dados em nuvem  A infraestrutura de SGBDs em nuvem possui várias vantagens para os usuários: 2. Complexidade técnica reduzida, graças a interfaces de acesso unificado e a delegação de tuning e administração de SGBDs e

25 Armazenamento de dados em nuvem  A infraestrutura de SGBDs em nuvem possui várias vantagens para os usuários: 3. A elasticidade e escalabilidade, proporcionando a percepção de recursos quase infinitos.

26 Armazenamento de dados em nuvem  Por outro lado, o provedor tem que garantir: 1)A ilusão de recursos infinitos, sob cargas de trabalho dinâmicas e 2)Minimizar os custos operacionais associados a cada usuário.

27 Armazenamento de dados em nuvem Como saber quando se trata de um banco de dados na nuvem?

28 Armazenamento de dados em nuvem O serviço deve estar disponível para os usuários sob demanda, sem qualquer exigência para a instalação e configuração de qualquer hardware ou software máquina-a-máquina. A utilização, portanto, é totalmente virtual.

29 Armazenamento de dados em nuvem O serviço deve ser pago como uma assinatura, de acordo com o que foi estabelecido em contrato em relação a capacidade de armazenamento e processamento, desempenho etc.

30 Armazenamento de dados em nuvem O fornecedor (provedor) é responsável pela gestão do serviço, sem qualquer exigência para que o cliente possa manter, atualizar, ou administrar seu banco de dados.

31 Armazenamento de dados em nuvem Benefícios da utilização de banco de dados na nuvem

32 Armazenamento de dados em nuvem Redução de custos As empresas podem realizar economias de investimento significativas através da compra de capacidade de banco de dados e funcionalidades conforme necessário para sua operação. Além disso, toda a manutenção é feita pelo fornecedor, não precisando contratar prestadores de serviços ou então, poupando os profissionais internos de TI do trabalho operacional, liberando-os para atividades mais estratégicas para o negócio.

33 Armazenamento de dados em nuvem Rapidez de provisionamento O tempo de instalação, updates e atualizações torna-se muito mais curto, sendo, inclusive feitos automaticamente conforme especificado em contrato.

34 Armazenamento de dados em nuvem Escalabilidade facilitada Conforme a evolução do negócio, é possível aumentar a capacidade de desempenho do banco, sem necessidade de parar as atividades dos usuários e com rapidez.

35 Armazenamento de dados em nuvem Segurança e confiabilidade Toda a administração – tarefas como backup, recuperação, tuning, otimização, patching, modernização etc. – passa a ser de responsabilidade do provedor, com base nas políticas acordadas previamente, e o trabalho pode ser automatizado ou agendado com antecedência.

36 Armazenamento de dados em nuvem Desvantagens do armazenamento em nuvem

37 Armazenamento de dados em nuvem Disponibilidade da rede de computadores Nos casos em que a rede em questão não estiver em operação ou não puder ser acessada, os dados podem não ser facilmente acessíveis.

38 Armazenamento de dados em nuvem Privacidade dos dados Comumente, empresas que fornecem serviços de armazenamento na nuvem possuem políticas rígidas de manipulação e acesso aos dados. Porém, nunca há garantia que eles não acessem e leiam os seus dados. Desta forma, em geral, recomenda-se que dados sensíveis não sejam armazenados na nuvem.

39 Armazenamento de dados em nuvem  Tipos de serviços de nuvem A maioria dos serviços de computação em nuvem se divide em três amplas categorias: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e SaaS (software como serviço).

40 Armazenamento de dados em nuvem  Tipos de serviços de nuvem Às vezes, eles são denominados pilha de computação em nuvem, pois são compilados um sobre o outro. Saber o que eles são e como são diferentes ajuda a alcançar suas metas de negócios.

41 Armazenamento de dados em nuvem  IaaS (Infraestrutura como serviço) A categoria mais básica de serviços de computação em nuvem. Com IaaS, você aluga infraestrutura de TI, servidores e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais, de um provedor de nuvem em uma base pré-paga.

42 Armazenamento de dados em nuvem  PaaS (plataforma como serviço) O serviço PaaS (Plataforma como serviço) se refere aos serviços de computação em nuvem que fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software

43 Armazenamento de dados em nuvem  PaaS (plataforma como serviço) O PaaS foi criado para facilitar aos desenvolvedores criarem aplicativos móveis ou Web rapidamente, sem se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento.

44 Armazenamento de dados em nuvem  SaaS (software como serviço) O SaaS (software como serviço) é um método para fornecer aplicativos de software pela Internet, sob demanda e, normalmente, em uma base de assinaturas.

45 Armazenamento de dados em nuvem  SaaS (software como serviço) Com o SaaS, os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software e a infraestrutura subjacente e fazem manutenções, como atualizações de software e aplicação de patch de segurança. Os usuários conectam o aplicativo pela Internet, normalmente com um navegador da Web em seu telefone, tablet ou PC.

46 Armazenamento de dados em nuvem  Como a computação em nuvem funciona? Todos os serviços de computação em nuvem funcionam de forma um pouco diferente, dependendo do provedor. Mas muitos fornecem um painel amigável baseado em navegador que facilita aos profissionais de TI e desenvolvedores solicitarem recursos e gerenciar suas contas.

47 Armazenamento de dados em nuvem  Como a computação em nuvem funciona? Alguns recursos de computação em nuvem também são criados para funcionar com APIs REST e uma CLI (interface de linha de comando), fornecendo diversas opções aos desenvolvedores.

48 Armazenamento de dados em nuvem  Tipos de implantação em nuvem Pública Privada Híbrida

49 Armazenamento de dados em nuvem  Pública Nuvens públicas são de propriedade de um provedor de serviços de nuvem de terceiros e operadas por ele, que por sua vez fornece recursos de computação, como servidores e armazenamento pela Internet. O Microsoft Azure é um exemplo de nuvem pública.

50 Armazenamento de dados em nuvem  Pública Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade e gerenciadas pelo provedor de nuvem. Você acessa esses serviços e gerencia sua conta usando um navegador da Web.

51 Armazenamento de dados em nuvem  Privada Uma nuvem privada se refere aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. Uma nuvem privada pode estar localizada fisicamente no datacenter local da empresa.

52 Armazenamento de dados em nuvem  Privada Algumas empresas também pagam provedores de serviço de terceiros para hospedar sua nuvem privada. Uma nuvem privada é aquela em que os serviços e a infraestrutura são mantidos em uma rede privada.

53 Armazenamento de dados em nuvem  Híbrida Nuvens híbridas combinam nuvens públicas e privadas ligadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Ao permitir que dados e aplicativos sejam movidos entre nuvens públicas e privadas, a nuvem híbrida dá aos negócios mais flexibilidade e mais opções de implantação..


Carregar ppt "Armazenamento de dados na nuvem Cloud Storage. Armazenamento de dados em nuvem  Antes de definir ‘banco de dados na nuvem’, é preciso entender o conceito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google