A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hermenêutica /teologiaemissao/igrejaibmosasco. O Livro de Deus mundo igrejamim A Vontade de Deus para o mundo, para igreja e para mim estão contidos na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hermenêutica /teologiaemissao/igrejaibmosasco. O Livro de Deus mundo igrejamim A Vontade de Deus para o mundo, para igreja e para mim estão contidos na."— Transcrição da apresentação:

1 Hermenêutica /teologiaemissao/igrejaibmosasco

2 O Livro de Deus mundo igrejamim A Vontade de Deus para o mundo, para igreja e para mim estão contidos na Bíblia. leitura Bíblicaestudo Bíblico. Daí a importância de investirmos mais tempo na leitura Bíblica e no estudo Bíblico.

3 O que é Hermenêutica Hermenêutica é a ciência de interpretação. Hermenêutica existe para atribuir sentido as coisas que nós lemos, e isso serve para qualquer texto, seja Bíblico ou não.

4 As Escrituras Embora consideradas pela Igreja como sagrada e inspirada por Deus, a Bíblia não deixa de ser um conjunto de textos. Todo texto é sujeito a interpretação, como jornal, revista, livros, matérias, etc. Como interpretá-la? A Bíblia sendo um texto também precisa de interpretação, o grande problema é: Como interpretá-la?

5 Se a Bíblia é inspirada e infalível Palavra de Deus, porque as pessoas sob o mesmo texto chegam a conclusões diferentes? Por causa da interpretação do texto.

6 Cuidados ao interpretar a Bíblia: - Antes de conhecer a Bíblia, é fundamental que eu conheça a Deus. - Quem determina o sentido do texto não é o leitor, e sim o autor. “A interpretação não pode estar condicionada ao meu ponto de vista, pois o texto foi escrito sem ele”

7 - A interpretação dada precisa ter contexto histórico e teológico. - A interpretação precisa levar em conta o objetivo principal de seu escritor e estar totalmente ligado a este.

8 Exemplo: II Pedro 3:15-17 E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; entre as quais há pontos difíceis de entender Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

9 - Os escritos apostólicos passaram a circular nas igrejas como fonte última de autoridade, substituindo a presença apostólica. - Pedro considera as cartas de Paulo como Escritura e portanto inspiradas e autoritativas. - Pedro em princípio leu e entendeu o que Paulo quis dizer, mas ele mesmo declarou que tem trechos difíceis e muitos que deturpam. - Pedro diz que qualquer interpretação aleatória da pretendida pelo autor é uma deturpação das Escrituras.

10 O método gramático-histórico Esse método criado no terceiro século ganhou força após a reforma protestante do século VX. Esse método defende a inerrância da Bíblia como a Palavra de Deus. Sendo assim, quando encontramos dois textos que aparentam ser conflitantes buscamos uma interpretação de harmonização do texto.

11 Como por exemplo: Como por exemplo: Paulo falando sobre fé em Romanos e Tiago falando sobre obras. Tiago 2:24 “Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé”. Romanos 3:28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”.

12 Você acreditaria numa pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? Você acreditaria num homem que diz ser excelente piloto, mas não consegue estacionar o carro numa garagem? Você acreditaria em alguém que diz ser matemático, mas não sabe o resultado de 8 x 8? Tiago também quer saber como é que uma pessoa pode dizer que tem fé, mas não possui uma obra, nem uma sequer, para poder provar esta fé!

13 O método histórico-crítico Parte do pressuposto que para termos a verdadeira ideia de interpretação Bíblica nós devemos nos livrar de todos os dogmas e crenças que podem interferir na leitura do texto. Como por exemplo: Como por exemplo: Não se pode ler a Bíblia com a ideia pré concebida de que ela é inspirada por Deus, nem inerrante, ou que Jesus é Filho de Deus, e que coisas sobrenaturais contidas são verdadeiras.

14 Problemas do método histórico-crítico Rejeição do sobrenatural e da revelação; Interpretação dominada pelo racionalismo; Surgimento do conceito de "mito" dentro das escrituras. Desse movimento teológico de interpretação sugiram os Ilumistas.

15 Trabalhando a Hermenêutica Bíblica "Toda verdade é de Deus, mesmo dito pela boca do diabo". A Bíblia é a verdade e "Toda verdade é de Deus, mesmo dito pela boca do diabo". Porém ela precisa estar dentro do seu contexto correto. ** Toda heresia Bíblica nasce de uma má hermenêutica.

16 "Gênero literário" O princípio da Hermenêutica é o "Gênero literário" das Escrituras. - Pessoas desinteressadas por estudo Bíblico criam doutrinas que destroem literaturas, ministérios e vidas.Exemplo: Isaías 53:4 “Ele levou sobre Si nossas enfermidades”. Ninguém mais fica doente no mundo?

17 Eisegese A primeira tarefa para interpretar a Bíblia é a eisegese (leitura). "conduzir de fora para dentro" Palavra de origem grega que significa "conduzir de fora para dentro". É o momento de entrada ao texto Bíblico, constitui-se em sua leitura.

18 Exegese "puxar de dentro para fora" Exegese é um termo grego que significa "puxar de dentro para fora" é o processo de descobrir e conduzir para fora a mensagem do texto. É deixar o texto falar por si próprio dentro do seu significado pretendido. A exegese busca descobrir a intenção original do texto Bíblico. A leitura Bíblica (eisegese) serve a exegese, e esta serve à hermenêutica.

19 Definição: Eisegese, Exegese e Hermenêutica (eisegese) (exegese) (hermenêutica) A leitura (eisegese) me leva para dentro do texto, e então eu trago o texto para fora, para minha realidade (exegese) e dou vida para o texto entendendo seu real significado (hermenêutica).

20 Dicas para melhor interpretação Faça perguntas para o texto: Salmos 23:1 "O Senhor é meu pastor e nada me faltara".  Isso é uma afirmação?  O que não deve faltar?  Então porque nos falta?  Quem tem pastor? Conclusão: "Então para viver a provisão dita pelo salmista eu preciso ser ovelha do sumo pastor".

21 Salmos 125:1 "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre" Salmos 125:1 "Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre".  O que é confiar?  Como é o monte Sião?  Sem confiar eu não permaneço. “Sem confiar plenamente em Deus eu corro o risco de viver abalado por qualquer situação”. Conclusão: “Sem confiar plenamente em Deus eu corro o risco de viver abalado por qualquer situação”.

22 Este momento requer algumas atitudes que precisam ser verificadas com atenção, como por exemplo: Deve-se ir ao texto sem preconceitos formados a respeito do que se vai ler. Não vou ao texto porque sei, mas sim porque quero saber.

23 A Obra do Espírito Santo na interpretação Nessa área de interpretação, o Espírito Santo fez 3 coisas: Revelação: Revelação: Ele revelou a verdade de Deus. Inspiração: Inspiração: Ele inspirou os escritores da Palavra de Deus. Iluminação: Iluminação: Ele ilumina nosso entendimento hoje para entendermos o que os textos querem dizer. Então hoje seria correto afirmar que não existem mais revelações inspiradas, porque qualquer revelação inspirada teria que ser acrescentada a Bíblia. Hoje nós temos somente a iluminação daquilo que já foi escrito e inspirado.

24 fimfimfimfim Próxima aula: Hermenêutica


Carregar ppt "Hermenêutica /teologiaemissao/igrejaibmosasco. O Livro de Deus mundo igrejamim A Vontade de Deus para o mundo, para igreja e para mim estão contidos na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google