A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Bíblica Dominical Igreja Batista ElShadai DF – 2012 ESCRITURAS SAGRADAS Organizadora: Dagmar Miriam Wendt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Bíblica Dominical Igreja Batista ElShadai DF – 2012 ESCRITURAS SAGRADAS Organizadora: Dagmar Miriam Wendt."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Bíblica Dominical Igreja Batista ElShadai DF – 2012 ESCRITURAS SAGRADAS
Organizadora: Dagmar Miriam Wendt

2 Declaração Doutrinária da CBB
Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa de princípios: 1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

3 Declaração Doutrinária da CBB Declaração Doutrinária da CBB
Escrituras Sagradas “A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.”

4 3 Formas de Revelação Analógica Pessoal Antrópica
PESSOAL: Discurso direto, de pessoa para pessoa, porque o que deus está querendo não é uma série de princípios para seguir, ele quer relacionamento com Ele. ANTROPICA: em alguns momentos deus usou termos que seriam mais claros para nós., que coubessem na nossa mente, Ele us a categorias que não são difíceis par anós. Exemplo: arrependimento de Deus, Como explicar a contrariedade em relação ao pecado, qual seria a melhor palavra, para a bilbia diz que deus se arrependeu, a expressão mais própria, era como se houvesse um arrependimento. Como explicar união espiritual de Cristo com a igreja? – a bíblia fala em casamento (categoria antropica é colocad diante das pessoas para entender como é essa união). Quanto mais a biblia quer ficar fácil para nosso entendimento, mais antropica ela é. ANALOGICA: a revelação acontece dentro do tempo e do espaço, perante nós, na história. Exemplo: Jesus; Deus estancou o rio Jordão para povo passar Aquilo que deus realizou tem analogia com nossa experiência, porque a Bíblia foi feita para que entendêssemos, Hb 1:1 nos falou pelo filho.

5 Meios de revelação Eventos históricos Encarnação Discurso divino

6 Destino revelado Deus não te engana!

7 Inspiração das Escrituras
Deus sopra Bíblia Homem = Instrumento

8 Inspiração “Theopneustos” = respirado por Deus para fora divinamente ex-pirado soprado por Deus “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” 2 Tm3.16 A respiração de Deus (Espírito Santo) produziu a Escritura. “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” João 3.8

9 Preciso ler e interpretar o que Deus escreveu para mim!
E agora? Preciso ler e interpretar o que Deus escreveu para mim!

10 Considerações sobre Interpretação
a) Escrita em idiomas diferentes do nosso. b) É muito antiga. c) Fala sobre pessoas, lugares, ideias e conceitos que culturalmente nós não temos. d) Não devemos permitir que nossos pressupostos influenciem na interpretação do texto.

11 Requisitos para o Intérprete
a) Estar em harmonia com Autor da Bíblia. “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” Pedro1.21 b) Crer na inspiração plena e na inerrância das Escrituras. c) Ter humildade. “Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.” 1 Tess 2.13

12 Tarefas do Intérprete Exegese Hermenêutica Então Aqui Agora

13 1ª tarefa: Exegese É o estudo cuidadoso e sistemático da Escritura para descobrir o significado original que foi pretendido. É basicamente uma tarefa histórica, descobrir intenção original. Contexto? Conteúdo?

14 1 Ferramentas 3 2

15 Ferramentas

16 2ª tarefa: Hermenêutica
É o campo da interpretação, é a ciência que nos ensina os princípios, leis e métodos de interpretação. Procurar a relevância atual dos textos antigos. Todas pessoas praticam hermenêutica, ainda que nada saibam acerca da exegese. Por isso tantas diferenças entre cristãos. O que quer dizer hoje?

17 Métodos 1. Analítico Observação Interpretação Aplicação Correlação
2. Sintético 3. Temático 4. Biográfico 5. Estudo Indutivo

18 O mandamento era só para Timóteo ou também para todos nós?
Dificuldades O mandamento era só para Timóteo ou também para todos nós? 1 Timóteo 5.23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades. 2 Timóteo 3.14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste ...uso de cabelo comprido por homens ...proibição de mulheres falarem na igreja...

19 Que tipos de diretrizes são necessárias para uma interpretação correta das Escrituras?

20 Princípios Gerais de Interpretação
Premissa: Bíblia tem autoridade e é inspirada por Deus. A Bíblia é seu próprio intérprete. A fé salvadora e o Espírito Santo são imprescindíveis. Interprete experiência pessoal à luz da Escritura, não o contrário. Exemplos bíblicos só têm autoridade se amparados por uma ordem. O propósito da Bíblia é mudar nossas vidas, não aumentar nosso conhecimento. Cada cristão tem o direito e a responsabilidade de investigar e interpretar pessoalmente a Palavra de Deus. A história da Igreja é importante, mas não decisiva na interpretação. Todas promessas de Deus na Bíblia estão disponíveis ao Espírito Santo a favor dos crentes de todas as gerações.

21 Princípios gramaticais de interpretação
A Escritura tem somente um sentido e é literal. Interprete palavras no sentido que tinham no tempo do autor. Interprete palavras e frases em relação ao seu contexto. As principais partes e figuras de uma parábola representam certas realidades. Considere somente essas principais partes e figuras quando estiver tirando conclusões. Interprete as palavras dos profetas no seu sentido comum, literal e histórico, a não ser que o contexto ou a maneira como se cumpriram indiquem claramente que têm sentido simbólico. O cumprimento delas pode ser por etapas, cada cumprimento sendo uma garantia daquilo que há de seguir-se.

22 Princípios históricos de interpretação
Desde que a Escritura originou-se num contexto histórico, só pode ser compreendida à luz da história bíblica. Embora a revelação de Deus nas Escrituras seja progressiva, tanto o V.T. como o N.T. são partes essenciais desta revelação e formam uma unidade. Os fatos ou acontecimentos históricos se tornam símbolos de verdades espirituais, somente se as Escrituras assim os designarem.

23 Princípios teológicos de interpretação
Você precisa compreender gramaticalmente a Bíblia, antes de compreende-la teologicamente. Uma doutrina não pode ser considerada bíblica, a não ser que resuma e inclua tudo o que Escritura diz sobre ela. Quando parecer que duas doutrinas ensinadas na Bíblia são contraditórias, aceite ambas como escriturísticas, crendo confiantemente que elas se explicarão dentro de uma unidade mais elevada. Um ensinamento simplesmente implícito na Escritura pode ser considerado bíblico quando uma comparação de passagens correlatas o apóia.

24 Tarefa de casa: Visão de Jesus sobre o AT
Mt 19:4-5 Jo 10:34s Mt 22:32 Jo 8:56 Mc 12:26 Lc 11:31 Lc 11:30 Mt 23:35 Mt 12:3 Lc 17:26 Lc 17:28 Mt 11:21 Lc 4:26 Lc 4:25-28 Jo 3:14 Mt 5:17 Mc 10:19 Lc 24:46, Jo 5:39 Mt 22:29, Lc 24:25 Mt 15:3


Carregar ppt "Escola Bíblica Dominical Igreja Batista ElShadai DF – 2012 ESCRITURAS SAGRADAS Organizadora: Dagmar Miriam Wendt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google