A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução às normas da APA. APA APA – American Psychological Association Em português: Associação Americana de Psicologia Organização que representa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução às normas da APA. APA APA – American Psychological Association Em português: Associação Americana de Psicologia Organização que representa."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução às normas da APA

2 APA APA – American Psychological Association Em português: Associação Americana de Psicologia Organização que representa a Psicologia nos Estados Unidos e Canadá Manual de Publicação da APA – estabelece padrões para a publicação científica American Psychological Association. (2012). Manual de publicação da American Psychological Association (6a ed., D. Bueno, trad.). Porto Alegre, RS: Penso. (Tradução da 6a ed.: Publication manual of the American Psychological Association, 2010)

3 As ideias apresentadas no texto devem ser acompanhadas do autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar presentes nas referências

4 Citações Citação direta Transcrição de parte da obra do autor consultado Citação indireta Síntese pessoal baseada na obra consultada Citação de citação – fonte secundária Citação direta ou indireta de um texto ao qual não se teve acesso ao original

5 Citações Citação direta – é a reprodução integral de parte de obra consultada. Trata- se de uma transcrição (ipsis litteris) Devem constar o autor, o ano e a página específica da parte consultada Podem ser curtas (com menos de 40 palavras) ou longas (com mais de 40 palavras) Exemplo citação curta: “A escolha aleatória simples é um procedimento utilizado, fundamentalmente para populações pequenas” (Wainer, 2000, p.30)

6 Citações Citação direta – no caso de trechos longos, a citação deverá ser em bloco, sem aspas Espaço simples Fonte 10 Situada a 5 caracteres da margem esquerda Exemplo: Laville e Dionne (1999) destacam: A função de uma boa pergunta é ajudar o pesquisador a progredir em suas pesquisas; ela lhe fornece um fio condutor para o desenrolar de seu trabalho, guia-o nas operações futuras. Deve, portanto, em primeiro lugar, deixar que se perceba que o problema por ele trazido é um problema significativo, o que se pode esperar por solução, que se trate da aquisição de conhecimentos lacunares ou de possibilidades de intervenção. Senão, como se disse, não haveria razão para a pesquisa (p.106).

7 Citação Citação indireta – significa realizar paráfrase da ideia de uma obra consulta. Escrever o conteúdo estudado com “suas próprias palavras”!!! Bosa (2006) defende a ideia de que a intervenção com a pessoa com autismo considere as necessidades específicas às fases do ciclo vital. Segundo Bosa (2006), a intervenção dirigida a pessoas com autismo deve considerar as necessidades pertinentes ao momento específico do ciclo vital. A intervenção dirigida a pessoas com autismo deve considerar as necessidades pertinentes ao momento específico do ciclo vital (Bosa, 2006).

8 Citação Fonte secundária - Ideia de um autor consultada em outra obra. Indicar o autor da obra original e o ano (se possível), logo após acrescentar ‘como citado em’ o autor, ano e página da obra utilizada para consulta. Na lista de referências indicar apenas os dados da obra secundária (material que foi utilizado como meio de consulta para a citação). Den Dulk et al. (1999 como citado em Rego & Souto, 2004, p. 32). Nas referências Rego, A., & Souto, S. (2004). Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro. Revista de Administração de Empresas, 44(3), 30-43.

9 Dois autores Merriam e Calfarella (1991, p. 13) observam que “localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem”. De fato, semelhante equacionamento do problema conteria “o risco de considerar a literatura meramente como uma fonte a mais de conteúdos [...]” (Jossua & Metz, 1976, p. 3).

10 Três a cinco autores Cite todos os autores na primeira referência, seguidos da data do estudo entre parênteses. A partir da segunda referência, utilize o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo. Ex.:(Piccinini, Gomes, Nardi, & Lopes, 2006)./ (Piccinini et al., 2006).

11 Seis autores Cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de “et al.” e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados. Na citação: Ex. :(Manfroi et al., 2004). Na lista de referências: Manfroi, C., Schwalm, F., Cereser, V., Abreu, F., Oliveira, A. A., Bizarro, L., Rocha, J., Frizzo, M., Souza, D., & Farina, M. (2004). Maternal milk as methylmercury source for suckling mice: Neurotoxic effects involved with the cerebellar glutamatergic system. Toxicological Sciences, 81, 172-178.


Carregar ppt "Introdução às normas da APA. APA APA – American Psychological Association Em português: Associação Americana de Psicologia Organização que representa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google