Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVanessa Lopes de Caminha Alterado mais de 7 anos atrás
1
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS SINÔNIMOS DE APRENDIZAGEM Obter DESEMPENHO satisfatório = nota alta aprovação numa matéria Assimilar Ampliar a percepção sobre RACIOCINAR MATURAÇÃObiológica INTEGRAR INTEGRAR um conteúdo com conceitos prévios Ampliar a ESTRUTURA COGNITIVA possuir ESTRUTURA COGNITIVA [conhecimentos prévios] Obter conhecimento Formar conceito RESULTADOS POSSÍVEIS da APDZ Perceber relação entreRELACIONAR Atribuir significado Mapa mental – conceitos texto 1
2
RETER EVOCAR OUTROS PROCESSOS COGNITIVOS NÃO DEVEM SER CONFUNDIDOS COM APRENDIZAGEM FIXAR ASSOCIAR Aprendizagem por condicionamento MEMORIZAR INTELIGÊNCIA
3
MATURAÇÃO CONDIÇÃO PRÉVIA para APRENDER PROCESSO de DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO EM ESPECIAL do SISTEMA NERVOSO CENTRAL - ENCÉFALO
4
CONJUNTO ORGANIZADO de CONCEITOS IDEIAS EXPERIÊNCIAS PRÉVIAS que venho construindo desde o nascimento ESTRUTURA COGNITIVA
5
CONCEITO NOVO INTEGRAR e ORGANIZAR APRENDER (de conceitos) EXPERIÊNCIAS VIVIDAS
6
ESTRUTURA COGNITIVA CONCEITO NOVO INTEGRAR e ORGANIZAR APRENDER (de conceitos) EXPERIÊNCIAS VIVIDAS Qdo isto acontece = ASSIMILOU consequência COMPREENDEU
7
ASSIMILAR = INCORPORAR ALGO QUE ESTÁ FORA PASSA A FAZER PARTE DE MEU CORPO/ MENTE ESTA ORGANIZAÇÃO É PERCEBIDA COMO “EU COMPREENDI” “EU ASSIMILEI” Processo cognitivo de INTEGRAR E ORGANIZAR os elementos de uma informação ou experiência vivida, COM CONCEITOS (representações e ideias) já existentes NA ESTRUTURA COGNITIVA APRENDIZAGEM (de conceitos)
8
RESULTADO da APRENDIZAGEM AMPLIAÇÃO da ESTRUTURA COGNITIVA CONJUNTO de CONCEITOS REPRESENTAÇÕES CONJUNTO de CONCEITOS REPRESENTAÇÕES e IDEIAS ORGANIZADOS [experiências prévias] a si mesmo as outras pessoas os acontecimentos Amplia a forma de perceber
9
DIFERENÇA ENTRE APRENDIZAGEM e DESEMPENHO APRENDIZAGEM Processo COGNITIVO Não diretamente observável e mensurável DESEMPENHO Comportamento apresentado na avaliação Diretamente observável e mensurável ÀS VEZES APRENDIZAGEM COINCIDE NÃO COINCIDE COM DESEMPENHO
10
NOTA DESEMPENHO DEPENDE de INÚMEROS FATORES Habilidade REDAÇÃO MOTIVAÇÃO MEMÓRIA CRITÉRIO CORREÇÃO do prof APDZ relacionar ESTADO AFETIVO-EMOCIONAL
11
PROVA Questão: defina mecanismos de defesa DESEMPENHO Comportamento do aluno = Redigir a resposta CRITÉRIO DO PROF Definição escrita com as mesmas palavras do texto 100% acerto Nota máxima DIRETAMENTE LIGADO com
12
MEMÓRIA Processo de armazenamento de representações, ideias e conceitos Primeiro acontece a aprendizagem posteriormente o conteúdo é ARMAZENADO = MEMORIZADO Qdo conteúdo compreendido > facilidade de memorização RELAÇÃO APDZ e MEMÓRIA FIXAR RETER EVOCAR
13
INTELIGÊNCIA capacidade de utilizar o raciocínio [operações lógicas do pensamento] p/ resolver situações –problema com eficiência veja TIPOS DE INTELIÊNCIA [ Gardner ] auxilia O conteúdo aprendido auxilia o uso das operações lógicas do pensamento p/ resolver situações –problema com eficiência RELAÇÃO APDZ e INTELIGÊNCIA
14
para LIGAR IDEIAS INDIVÍDUO PRECISA PENSAR/ RACIOCINAR REFLETIR Psicologia Cognitiva LIGA IDEIAS pelo treino repetitivo/ condicionamento NÃO O INDIVÍDUO NÃO PRECISA PENSAR RACIOCINAR REFLETIR Psicologia Comportamental PERCEBER RELAÇÕES ou RELACIONAR IDEIAS ASSOCIAR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.