A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período."— Transcrição da apresentação:

1 Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE

2 Frase, oração e período

3 FRASE Começa com letra maiúscula. Termina com um ponto (., !, ?,...) Tem sentido completo, comunica uma ideia. Pode ou não ter verbo.

4 ORAÇÃO Organiza-se em torno de um verbo. Para ser oração tem que ter verbo.

5 “Fogo!” É uma frase, pois começa com letra maiúscula, termina com ponto de exclamação e, dentro de um contexto, comunica uma ideia completa. Não é oração, pois não tem verbo.

6 “Cheguei!” É uma frase, pois começa com letra maiúscula, termina com ponto de exclamação e, dentro de um contexto, comunica uma ideia completa e também é uma oração, pois há um verbo.

7 “Eu quero que” É uma oração, pois tem verbo, mas não é uma frase, pois não tem sentido completo, nem termina com um ponto.

8 Atenção! Em uma frase, pode haver mais de uma oração: 1 frase 2 orações *A cada verbo, uma nova oração.

9 A cada verbo, uma nova oração.

10 Período Simples e Período Composto

11 Período Simples: Frase em que há apenas uma oração. Exemplo de Período Simples: A professora chegou. 1 verbo = 1 oração

12 Período Composto: Frase em que há mais de uma oração. Exemplo de Período Composto: A professora chegou, fez chamada e corrigiu a tarefa. 3 verbos = 3 orações

13 Sujeito e Predicado

14 A oração se divide em duas partes: O assunto O que se declara sobre o assunto

15 A aula já começou. A aula = assunto já começou = o que se declara sobre o assunto

16 A aula já começou. SUJEITO PREDICADO O verbo sempre está no predicado.

17 ORDEM DA ORAÇÃO Ordem direta Ordem inversa

18 Ordem direta SUJEITO PREDICADO A aula já começou.

19 Ordem inversa PREDICADO SUJEITO Já começou a aula.

20 DICA PARA ENCONTRAR O SUJEITO Para descobrir o sujeito de uma oração, pergunte sempre “Quem?” ao verbo. Exemplo: Chegou um aluno novo na sala. Quem chegou? Sujeito: um aluno novo

21 Mesmo que a oração não se refira a uma pessoa, o teste funciona: O giz acabou. Quem acabou? O giz = Sujeito

22 TIPOS DE SUJEITO O sujeito pode ter um ou mais núcleos: A professora chegou. A professora e a orientadora chegaram. Na primeira oração, o sujeito tem um núcleo. Na segunda oração, o sujeito tem dois núcleos. *O núcleo é a palavra mais importante ou significativa do sujeito.

23 Em algumas situações, não é necessário repetir o núcleo do sujeito, pois, pelo contexto, podemos saber a quem o verbo se refere. A professora chegou e corrigiu a tarefa. Não é necessário repetir a palavra professora antes do verbo corrigiu.

24 Sujeito simples: apenas um núcleo. Sujeito composto: mais de um núcleo. Sujeito oculto: o núcleo do sujeito não aparece, mas podemos saber a quem se refere pelo contexto e pela desinência verbal de pessoa.

25 Sujeito simples: Eu estudei bastante. Um núcleo: eu Sujeito composto: Meu amigo e eu estudamos bastante. Dois núcleos: amigo e eu Sujeito oculto: Estudamos bastante. O núcleo do sujeito não aparece na oração, mas sabemos que o verbo se refere a “nós”.

26 Concordância verbal Observe: A aula começou. O que aconteceria com o verbo da frase acima se colocássemos o sujeito no plural?

27 O verbo também iria para o plural. As aulas começaram. Isso ocorre por causa da concordância verbal.

28 Regras de concordância verbal 1-O verbo sempre concorda com o núcleo do sujeito: núcleo do sujeito no singular, verbo no singular; núcleo do sujeito no plural, verbo no plural. A professora chegou. As professoras chegaram.

29 ATENÇÃO: Mesmo na ordem inversa, o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito. Começou a aula. Começaram as aulas.

30 A ordem inversa costuma ser a “vilã” da concordância verbal. Os maiores erros de concordância ocorrem na ordem inversa. Dificilmente alguém diria “As aulas já terminou.”, mas, na ordem inversa, muitas pessoas se esquecem de concordar o verbo com o núcleo do sujeito. Chegou as revistas. ERRADO! Chegaram as revistas. CERTO!

31 2-Se o sujeito for composto, o verbo irá para o plural. A professora chegou. A professora e a orientadora chegaram.

32 Vocativo

33 VOCATIVO A palavra vocativo vem do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”. O vocativo é o termo usado para chamar a(s) pessoa (s) a quem se dirige a frase. Exemplo: Professora, venha aqui. Por favor, venha aqui, Renata. Alunos, prestem atenção.

34 ATENÇÃO: Vocativo é um termo que não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado.

35 “Vai fugir de casa, Magali?” A palavra “Magali” é o vocativo.

36 “Mãe, por que o papai...” “Ora, filho!” Os substantivos “mãe” e “filho” são vocativos.

37 Uso da vírgula O vocativo sempre vem separado do resto da oração por vírgulas: Renata, terminei o exercício. Terminei o exercício, Renata. Terminei, Renata, o exercício.

38 Atenção: Nunca se separa o sujeito do predicado com uma vírgula. Renata olhou a tarefa. sujeito

39 Ricardo falou comigo. *A oração fala sobre Ricardo, então esse termo é o sujeito e não deve ser separado do predicado por vírgula. Ricardo, fale comigo. *Ricardo é o vocativo, ou seja, esse termo serve para chamar a pessoa com quem se fala, por isso deve ser separado por vírgula do resto da oração.

40 Predicação Verbal

41 Os verbos podem ser divididos em: Verbos de ligação Verbo significativos

42 Verbos de ligação Os verbos de ligação são aqueles que ligam uma característica ao sujeito.

43 A característica dada ao sujeito, por meio de um verbo de ligação, é chamada de PREDICATIVO DO SUJEITO.

44 Os verbos de ligação SER, estar, permanecer, ficar, parecer, andar, continuar, tornar-se, virar... Atenção: Esses verbos podem ser ou não de ligação, dependendo do contexto e do sentido em que forem usados. Eles só serão de ligação, se ligarem uma característica ao sujeito: A menina está feliz. VERBO DE LIGAÇÃO. A menina está na sala. NÃO É VERBO DE LIGAÇÃO.

45 Verbos significativos Os verbos significativos são aqueles que não ligam uma característica ao sujeito, mas sim expressam uma ação, um fato ou um fenômeno da natureza. Nós lemos o livro. *“o livro” não é uma característica dada ao sujeito “nós”, então ler é um verbo significativo.

46 Transitividade verbal Os verbos significativos podem ser de dois tipos: intransitivos ou transitivos. Os verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para transmitir uma ideia. Exemplo: Minha plantinha morreu. O ator faleceu. O cachorro do vizinho fugiu.

47 Os verbos transitivos são aqueles que precisam de um complemento para fazerem sentido. Exemplo: Eu perdi O verbo perder sozinho não comunica uma ideia completa, é necessário que haja um complemento. Perdeu o quê? Eu perdi minha chave. Perder, então, é um verbo transitivo.

48 Eu preciso... Precisa de quê? Eu preciso de ajuda. Precisar, então, é um verbo transitivo. Atenção: Dentro de uma conversa, pode acontecer de não haver necessidade de repetir o complemento, pois já sabemos do que se trata pelo contexto. Se o interlocutor já sabia que você havia perdido a chave, basta dizer: “Eu encontrei.”, porque a pessoa com quem se fala já sabe que você se refere à chave que havia perdido. O verbo encontrar continua sendo TRANSITIVO, mesmo que o complemento esteja subentendido.

49 OBJETOS Os complementos dos verbos transitivos são chamados de OBJETOS. Mesmo que o complemento seja uma pessoa, ele será chamado de objeto.

50 Verbos transitivos diretos Verbos transitivos indiretos Alguns verbos exigem uma preposição. Observe: Eu preciso de... Eu confio em... Eu conto com... Eu colaborei para...

51 Quando o verbo exige uma preposição, ele se liga ao seu objeto de modo indireto. Eu preciso de ajuda. Eu confio em você. Eu conto com a sua colaboração. Eu colaborei para o projeto.

52 Quando o verbo transitivo é ligado ao seu objeto indiretamente, ou seja, por uma preposição, ele é chamado VERBO TRANSITIVO INDIRETO. Consequentemente seu objeto também é classificado como OBJETO INDIRETO.

53 Quando o verbo é ligado ao objeto sem uma preposição, ele é classificado VERBO TRANSITIVO DIRETO e seu complemento como OBJETO DIRETO. Atenção: É muito importante saber diferenciar as preposições de outras classes gramaticais como os artigos e os pronomes. No exemplo acima, o “a” é um artigo.

54 Classes gramaticais (morfologia ) Artigos Substantivos Adjetivos Pronomes Numerais Preposições Verbos Advérbios Interjeições

55 Função sintática (sintaxe) Sujeito Núcleo do sujeito Predicado Vocativo Verbo de ligação Predicativo do sujeito Verbo intransitivo Verbo transitivo direto Verbo transitivo indireto Objeto direto Objeto indireto


Carregar ppt "Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google