A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal."— Transcrição da apresentação:

1 Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal

2 Cuidado com a oração na ordem INVERSA! Ao optar por colocar o verbo antes do sujeito, você deve observar o núcleo do sujeito.

3 Exemplos Aconteceram muitas coisas ontem. Que me importam seus comentários? Não faltam pessoas insatisfeitas aqui. Ocorrerão dois plantões amanhã. Existiam muitas árvores naquela rua. Ainda sobraram dois mil reais na conta.

4 Casos Especiais de Concordância Entre Verbo e Sujeito Simples (um só núcleo)

5 1. Substantivo coletivo como núcleo do sujeito: o verbo fica no SINGULAR, concordando com o substantivo coletivo. O bando de andorinhas assustou-se. A multidão correu depressa. Um bloco de foliões animava a cidade. mas: Os pássaros assustaram-se.

6 2. Substantivos próprios no plural (Estados Unidos, Andes, Minas Gerais, Montes Claros)

7 (a) O verbo fica no singular se não houver artigo antes do substantivo próprio. Minas Gerais é um estado rico em minério. Estados Unidos venceu o jogo.

8 (a) O verbo fica no plural se houver artigo antes do substantivo próprio. As Minas Gerais possuem minérios. Os Estados Unidos venceram o jogo.

9 3. Sujeito formado pelo pronome relativo QUE: o verbo concorda com o pronome que o antecede. Fui eu que paguei a conta. Somos sempre nós que arrumamos a sala. Serão eles que farão o jantar.

10 4. Sujeito formado pelo pronome relativo QUEM: o verbo fica sempre na TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR. Fui eu quem pagou a conta. Somos sempre nós quem arruma a sala. Eram eles quem fazia o jantar.

11 5. Sujeito formado por QUAIS DE NÓS, ALGUNS DE NÓS, MUITOS DE NÓS: o verbo vai para a TERCEIRA PESSOA DO PLURAL. Alguns de nós vieram de longe. Muitos de nós conhecem as leis. Quais de nós não gostariam de ir embora?

12 6. Sujeito formado por expressões partitivas: - a maioria (das pessoas) - parte (dos eleitores) - uma porção (de livros) - metade (dos alunos) -grande número (de professores) - uma quantidade (de árvores) - meia dúzia (de crianças)

13 (a) O verbo fica no singular, concordando com o núcleo (maioria, parte, metade etc.). Essa concordância é chamada CONCORDÂNCIA GRAMATICAL. A maior parte dos animais do zoológico foi vacinada. Metade dos moradores do bairro concorda com a lei. Será doado um grande número de livros.

14 (b) O verbo vai para o plural, concordando com o substantivo no plural. Essa concordância é chamada CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA. “A maior parte dos doidos estão em perfeito juízo.” (Machado de Assis) A maioria das crianças pedem mais sorvete. Uma grande quantidade de alimentos serão doados.

15 (7) Sujeito formado pelas expressões partitivas MAIS DE, MENOS DE, CERCA DE + numeral + substantivo: o verbo concorda com o substantivo. Mais de dez jogadores treinaram hoje. Mais de uma pessoa reclamou. Menos de vinte livros foram encontrados. Cerca de cinco professores formarão o júri do concurso.

16 (8) Sujeito formado pelas expressões partitivas UM DOS QUE, UMA DAS QUE, DAQUELES QUE, DAQUELAS QUE: o verbo sempre aparece na TERCEIRA PESSOA DO PLURAL. Sou uma das que detestam acordar cedo. Ele é um dos que estudaram para a prova. Você é daqueles que reclamam de tudo?

17 (9) Sujeito formado por expressões percentuais

18 (a) Porcentagem NÃO SEGUIDA DE SUBSTANTIVO: o verbo deve concordar com o NÚMERO expresso na porcentagem. Só 1% não votou. Só 2% não votaram. O jornal revelou que 73% acreditam no país. Foram destruídos 20% da mata.

19 (b) Porcentagem seguida de outra palavra (no singular ou no plural): o verbo concorda com a palavra (no singular ou no plural) Só 1% dos eleitores não votaram. Só 2% do eleitorado não votou. O jornal revelou que 73% das pessoas acreditam no país. Sabia que 93% da Mata Atlântica já foi destruída?


Carregar ppt "Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google