A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sujeito Sujeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sujeito Sujeito."— Transcrição da apresentação:

1 Sujeito Sujeito

2 Sujeito O que é? É o elemento a respeito do qual algo é informado na oração. É preciso observar, com relação ao sujeito: Ordem Concordância Núcleo

3 Sujeito Ordem Ordem direta Ordem indireta
Meus vizinhos viajaram nas férias. A moça terminou o curso ontem. É a posição mais comum do sujeito, ou seja, no início da oração. Ordem indireta Ontem terminou o curso da moça. Nas férias meus vizinhos viajaram. É a outra possibilidade de posicionamento do sujeito, que pode vir depois do predicado ou intercalado.

4 Sujeito Concordância e núcleo Concordância Núcleo do sujeito
Meu vizinho viajou sozinho nas férias. Pretendem os rapazes fazer o curso. Tanto na ordem direta quanto na ordem indireta, sempre haverá concordância de número e pessoa entre verbo e sujeito. Núcleo do sujeito Meu vizinho viajou. A moça fez o curso. É a palavra que tem a maior carga significativa no sujeito.

5 Sujeito Como se classifica? (I) Simples Composto
Meus vizinhos gostam da praia. A moça fez o curso na universidade. É aquele que tem um só núcleo. Composto Vizinhos, parentes e amigos vieram aqui. Moças e rapazes querem fazer o curso. É aquele que tem mais de um núcleo.

6 Como se classifica? (II)
Sujeito Como se classifica? (II) Oculto Liguei para você. (Eu) Iremos à praia. (Nós) É aquele que não aparece explicitamente na oração, mas que pode ser identificado. Determinado Meus vizinhos gostam da praia. Moças e rapazes querem fazer o curso. Iremos à praia. (Nós) É aquele que é reconhecido gramaticalmente (no caso dos sujeitos simples, composto ou oculto).

7 Como se classifica? (III)
Sujeito Como se classifica? (III) Indeterminado Disseram que a praia estava cheia. (?) Acredita-se em seres de outro planeta. (?) É aquele que ocorre quando a informação expressa pelo predicado se refere a um elemento que não se pode ou não se quer identificar. Inexistente Choveu na praia. Está muito calor. Chega de bagunça. Ocorre quando há verbo impessoal.

8 O que pode fazer o papel de sujeito da oração?
Quando o sujeito é determinado, seu núcleo pode ser representado por: Substantivo Os estudantes fizeram várias avaliações. Pronome Elas realizaram as provas. Numeral Dois foram aprovados. Palavra substantivada Um tchau foi ouvido pelos alunos. O sujeito pode ser representado também por: Uma oração Ter um comportamento adequado é importante a todo profissional.


Carregar ppt "Sujeito Sujeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google