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Uma Introdução às Obras de Zaporozhetz e Elkonin A EVOLUÇÃO DOS HÁBITOS MOTORES.

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Apresentação em tema: "Uma Introdução às Obras de Zaporozhetz e Elkonin A EVOLUÇÃO DOS HÁBITOS MOTORES."— Transcrição da apresentação:

1 Uma Introdução às Obras de Zaporozhetz e Elkonin A EVOLUÇÃO DOS HÁBITOS MOTORES

2 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E INTERAÇÃO SOCIAL A. V. Zaporozhetz, diretor do instituto para o Estudo da Criança em Idade Pré-escolar; Estudou sobre o desenvolvimento do pensamento. Daniil Elkonin, diretor do Laboratório para o Estudo da Criança em Idade Escolar. Ambos Professores de Psicologia da Universidade de Moscou e que partem da importância que atribuem à formação dos hábitos motores como processo evolutivo básico da integração social.

3 Para Zaporozhetz as funções motoras são necessárias para a organização e ao desenvolvimento da percepção visual. Elkonin reforça que o movimento é o instrumento mais adequado para tornar o real e a sua compreensão acessíveis para a criança. É através do movimento que conseguimos concretizar nossas ações. A ausência das interações podem constituir grandes bloqueios ao desenvolvimento e impedir a criança de se apropriar da experiência do adultos.

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5 A maturação do sistema nervoso se da por volta dos dois anos de idade. A atividade que é oferecida ao recém nascido influencia seu desenvolvimento motor e a utilização mais adequada a ela. (crianças lobo). É importante que a criança tenha uma maturidade neurológica adequada (mínima) para se apropriar de determinada aprendizagem.

6 APRENDIZAGEMADULTOSOCIALIZAÇÃOCRIANÇA

7 Para que a aprendizagem ocorra é necessário construir condições favoráveis. Ex: objetos coloridos e de fácil manipulação; ambiente rico em estimulações visuais; condições que garantam a evolução motora adequada e não acelerada ou em saltos.

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9 EVOLUÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE A evolução psicomotora se dá em uma sequencia de desenvolvimento : MARCHA AUTONOMA E BÍPEDE EVOLUÇÃO PROPIOCEPTIVA MOVIMENTOS DESORGANIZADOS FIXAÇÃO AUDITIVA E VISUAL FASE EMOCIONAL

10 EVOLUÇÃO POSTURAL Por volta dos cinco meses o bebe consegue ficar sentado sozinho; Por volta dos 8 meses o bebe consegue engatinhar; Por volta de 12 meses a criança adquire a postura bípede; Até os 3 anos a criança adquire independência e autonomia que lhe permite novas interações com os adultos (jogos).

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12 MANIPULAÇÃO DOS OBJETOS, IMITAÇÃO E JOGO A manipulação de objetos e brinquedos e essencial para o desenvolvimento da criança. O brincar e a estimulação oferecem a criança o desenvolvimento e a superação de obstáculos (degraus, elevações, irregularidades, etc.). Por volta dos 3 anos a criança consegue deixar a atenção do andar e passa atenção para outras necessidades como por exemplo agarrar, jogar, etc. A repetição permite e criança a melhorar o resultado de seu movimento. A imitação favorece a apropriação da experiência dos mais experientes seja adulto ou outra criança, sendo assim uma das mais potentes formas de aprendizagem.

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14 O jogo durante o desenvolvimento psicomotor se torna uma atividade preferencial e cada vez mais complexa. Elkonin considera o jogo como um dos fenômenos mais transcendentes da vida infantil, mostrando o papel da atuação da criança com o adulto na sua ontogênese. O jogo é um palco privilegiado de interação entre os adultos e as crianças, onde as crianças descobrem as funções do objetos através das ações do adultos. A interação durante o jogo faz com que o adulto impulsione na criança modalidades cognitivas de concentração, atenção, imaginação, etc. Portanto, não basta a criança brincar sozinha é preciso a presença e/ou orientação de alguém mais experiente pois, a experiência e a mediação feita com a criança é que vai oportuniza-la a adquirir novos conhecimentos.

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16 FORMAÇÃO DOS HABITOS E APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM O hábito é um sistema funcional integrado e automatizado, continuamente recuperado e renovado sempre que necessário. A linguagem auxilia na aprendizagem, porque permite um processo cognitivo e favorece a antevisão da situação em que se vai processar a ação. Na medida em que a criança domina a linguagem, sua função reguladora permite comportamentos mais adequados/ajustados. A linguagem confere uma estrutura cognitiva determinada desenvolvendo e facilitando a transferência e a generalização das aquisições anteriormente retidas por outras situações e condições.

17 Segundo Zaporozhetz e Elkonin (1971), a estrutura de comunicação altera-se dos 3 para 4 anos, e a leitura do real fica essencialmente assegurada pela demonstração do visual e pela exploração tátil. Dos 6 para os 7 anos a leitura do real é um privilegio do desenvolvimento da linguagem, onde a verbalização se torna mais eficiente em termos de aprendizagem. A linguagem atualiza antigas conexões neurológicas, que tiveram a sua origem na atividade histórica da criança, de acordo com o adulto socializado que a envolveu e desenvolveu. Quando a criança se apropria efetivamente da linguagem ela fica mais atenta aos estímulos exteriores, mobilizando e conservando por mais tempo a atenção, condição que vai permitir-lhe uma resposta mais econômica, rápida, precisa e disponível perante o ambiente.

18 LISANGELA POLLHEIM BRUSQUE 2012


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