A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO AMA LEITURA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA. Ana Carolina dos Santos Amorim Rafaela Barboza Souza Neto INTRODUÇÃO Este trabalho se baseia na nossa atuação como bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) no Projeto AMA Leitura – SESC Teresópolis. O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pela leitura desde os anos iniciais da criança, ocorrendo em parceria com as escolas públicas. Para se contar histórias é necessário termos um bom embasamento teórico e uma prática significativa. Contamos com formações quinzenais sobre o assunto e duas vezes ao mês praticamos as habilidades aprendidas nos espaços escolares ao qual estamos atuando. É importante citarmos que o projeto começou a ser desenvolvido em parceria com o PIBID UNIFESO no ano de 2015.. MATERIAL E MÉTODOS Com o início do projeto precisamos instalar um ambiente de leitura na instituição de ensino, porém a mesma já possuía um espaço físico, já havendo um cuidado com a leitura. Com isso, planejamos as contações de história e o grupo criou alguns materiais que melhorariam a estrutura do ambiente. Assim, utilizamos alguns materiais recicláveis, formando painéis, uma estante de leitura e uma cesta mágica. RESULTADOS Podemos considerar até o momento que o projeto está sendo muito oportuno, estamos tendo um resultado muito positivo em todos os meses de formação e prática. Percebemos o quanto as crianças já estão familiarizadas com os livros e com as contações quinzenais, se mostrando muito ansiosas para este momento de leitura. Já entendem como o ambiente funciona e como o próprio é precioso para todos. CONCLUSÃO Bibliografia ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2006. MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil. 14. ed. Rio de Janeiro: Zeus, 2000. PIRES, Olivia da Silva. Contribuições do ato de contar histórias na Educação Infantil para a formação do futuro leitor. Monografia apresentada como conclusão do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos%202011/Turma%2032/Olivia_Pires.pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2015. Concluímos que o Projeto AMA Leitura em parceria com o UNIFESO, oferece a oportunidade a todos os envolvidos de sermos leitores. Os livros ampliam o conhecimento humano, trabalhando principalmente os sentimentos e as emoções dos alunos. É principalmente na escola que a criança constrói e desenvolve as suas potencialidades e a contação de histórias favorece não somente o cognitivo, porém também o seu psicológico, o social, o físico-motor e o cultural da criança. Assim, se faz necessário dar continuidade no projeto nos próximos anos, para que as próximas gerações possam ter a oportunidade de vivenciar esta prática. “(...) é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias e escutá- las é o início da aprendizagem, para ser um leitor e ter um caminho absolutamente infinitivo de descobertas e compreensão do mundo.” (ABRAMOVICH, 2006).


Carregar ppt "FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google