A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)"— Transcrição da apresentação:

1 APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI) GODOI, Ângela Maria da Silva. Grandezas e Medidas do Cotidiano no Contexto Escolar. Paraná. 2008-2009.  INTRODUÇÃO  RESULTADOS E DISCUSSÕES  Metodologia  CONSIDERAÇÕES  REFERÊNCIAS O presente trabalho refere-se à elaboração e aplicação de uma atividade envolvendo o conteúdo de grandezas e medidas(medidas de comprimento). A motivação inicial se deu por ser uma temática de cunho social e que favorece ao aluno uma aprendizagem significativa acerca do tema e o aluno pode está utilizando esse conhecimento adquirido para a sua vivência no cotidiano. Tal compreensão pode ser favorecida nas aulas de matemática. A atividade educativa descrita neste trabalho foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para GODOI, (2008, p. 05), O aluno ao ingressar na escola já traz alguns conceitos de medidas, mas é necessário que ele saiba como surgiram estas medidas que estão presentes em sua vida. Faz-se necessário também que o aluno saiba usar instrumentos de medições e fazer comparações para assumir seu papel de cidadão ativo e participativo. A sequência didática proposta tem como objetivo apresentar e discutir a construção do conhecimento acerca das medidas de comprimento, por meio da utilização de diferentes instrumentos de medidas, convencionais e não-convencionais, de forma a reconhecer o metro como unidade padrão de medida.  Iniciamos a aula como uma pergunta problema:  - O que significa medir? Vocês mediram alguma coisa hoje? Após as respostas dos alunos daremos um breve conceito sobre oque é medir e abordamos sobre a história das primeiras unidades de medida, para o reforço contamos com o apoio de um vídeo, sobre a medida das coisas;  Dividimos os alunos em grupos de quatro integrantes. Onde eles mediram um ao outro para que verificasse a altura do colega, utilizando instrumentos não convencionais de medidas, como canudos, pedaços de barbantes, cortados em partes iguais.  Usamos o metro para medir a altura dos alunos e em seguida organizamos as informações coletadas com a ajuda de um gráfico, explicando como se dá sua utilização. Para a verificar qual o aluno mais alto e o mais baixo da sala. Utilizando as informações coletadas. A partir da atividade aplicada podemos perceber que os alunos puderam fazer a relação dos conhecimentos prévios e das maneiras que podemos medir, usando como unidade de medida padrão, o metro. compreendemos que não devemos somente possibilitar o acesso à informação sobre medidas de comprimento, mas criar um meio de interação e comunicação de ideias, para se construir um conhecimento acerca do assunto. Desenvolver uma atividade que permita aos estudantes um aprendizado significativo quanto à medida de comprimento foi um desafio, pois requer pensar no processo de formação inicial de professores. O processo de planejamento e aplicação exigiu o conhecimento do conteúdo especifico da área, a adequação aos anos iniciais e a organização do espaço da sala de aula, para a realização das atividades. Tais conhecimentos são favorecidos pela iniciação a docência. Fazer com que os alunos busque investigar sobre assuntos do seu dia a dia, fazendo com que se torne sujeito da construção do seu conhecimento. Construindo saberes importantes para a sua vida e podendo repassar aos que com ele convivem. A atividade foi realizada, em uma escola no município de Belém, em uma turma com 17 alunos, do 2º ano, tivemos os seguintes momentos: Organizando as Informações Universidade Federal do Pará Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência IV ENCONTRO INSTITUCIONAL PIBID/UFPA Medidas de Comprimento: Descobrindo a unidade padrão de medida Medindo a sala Medindo a altura com canudo.


Carregar ppt "APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google