A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E LINGUAGENS. AUTORES: DIANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E LINGUAGENS. AUTORES: DIANA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E LINGUAGENS. AUTORES: DIANA GONÇALVES DOS SANTOS JESUS DE NAZARÉ CARDOSO BRABO ESTUDANDO E PRESERVANDO QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

2 Desenvolvimento da pesquisa As atividades educativas descritas neste trabalho foram desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por uma bolsista, e duas professoras estagiárias do Clube de Ciência da (UFPA). A ação foi pensada como forma de possibilitar o desenvolvimento de aulas investigativas que proporcionem circunstâncias mais favoráveis para a ocorrência de aprendizagens significativas de conceitos e atitudes (MOREIRA, 2013). A ideia foi estimular as crianças a compreender a importância da preservação das espécies dos Quelônios para o meio ambiente procurando valorizar e enriquecer os conhecimentos prévios desses estudantes com informações científicas de fontes confiáveis e apropriadas para o nível de desenvolvimento cognitivo das mesmas.

3 METODOLOGIA As atividades propostas foram realizadas ao longo do primeiro semestre de 2013, ao longo de nove reuniões (aulas) realizadas durantes manhãs de sábados, no horário das 8 as 11h, nas salas de aula da UFPA cedidas para o funcionamento das atividades do projeto Clube de Ciência da UFPA.

4 O assunto a ser ensinado (vida dos quelônios) foi escolhida pelos próprios sócios-mirins, que demostraram interesse em estudar o assunto após assistirem um vídeo sobre a evolução dos seres vivos. As estratégias de ensino foram: simulação da enterra de ovos de tartaruga jabuti e cágados, coleta de informações em sites de busca na internet. apresentação de vídeos, visita ao museu.

5 RESULTADOS O conjunto das atividades demonstrou um grande potencial para produzir aprendizagem significativa nos estudantes. Algumas crianças, embora sendo minoria, apresentaram dificuldades em entender certas práticas e atividades, ou acabavam dispersando a atenção em momentos que exigiam concentração em leituras ou coleta de informações na internet. Como atividade final, os alunos se empenharam em produzir coletivamente uma pequena peça teatral inspirada nos conhecimentos tratados ao longo das aulas.

6 CONCLUSÃO Desenvolver atividades de ensino, de caráter investigativo, tendo a Teoria da Aprendizagem Significativa como princípio norteador, além de ajudar aos alunos compreender melhor temas de interesse científico. também nos possibilitou uma aprendizagem significativa subversiva (Moreira, 2006) sobre o fazer docente. O planejamento e execução das atividades nos envolveu em um contínuo questionamento do que poderíamos fazer, porque fazer e do como fazer, que acabou nos levando ler artigos e livros que tratavam sobre o assunto e debater nossas ideias nas reuniões de grupo.

7 Referências AUSUBEL, David P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000. 212p. AUSUBEL. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963. 685p.AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D. & HANESIAN, Helen.Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978. 733p BRABO, J.C.; RIBEIRO, E.O.R. Metodologia do Ensino de Ciencias: Concepções e Práticas. Belém: Editora da UFPA, 2005. GOWIN, D. Bob. Educating. Ithaca-NY: Cornell University Press, 1981. 210p.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E LINGUAGENS. AUTORES: DIANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google