A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS"— Transcrição da apresentação:

1 FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS fjsmartins7@hotmail.com
ESCOLA ESTADUAL DE 1° E 2° GRAU MONSENHOR HONÓRIO

2 CONCEITOS DE QUÍMICA articulados no ciclo de vida das embalagens

3 RESUMO A abordagem de questões ambientais em aulas de química vem sendo tema de reflexões recentes em nossa comunidade.O objetivo deste planejamento é configurar um espaço que propicie a interlocução do conhecimento químico com as questões ambientais utilizando-se de vídeo educativo, discussões, visita técnica e trabalhos em grupo, assim permitindo uma visão contextualizada do ciclo de vida das embalagens como parâmetros de construção de conhecimento químico e aprendizagem sobre as questões sócio-econômica-ambientais. Ciclo de vida das embalagens – educação ambiental – ensino contextualizado.

4 PLANEJAMENTO [ ] Ensino Fundamental [ X ] Ensino Médio 1ª Série
Conteúdos: Estudo dos materiais, sua constituição, propriedades e suas transformações inter-relacionando teoria e prática.

5 OBJETIVO Reconhecer os conceitos químicos dos materiais e sua constituição como também suas propriedades e transformações da matéria-prima ao produto final no ciclo de vida do plástico, vidro e papel e suas implicações durante o descarte no meio ambiente.

6 metodologia Apresentação de dois vídeos em sala de aula:1° a vida das embalagens –TV escola, 2° a origem, aplicação e processos do papel e do vidro – SBQ-2007; Depois da Apresentação dos Vídeos teremos uma discussão sobre as questões ambientais pertinentes, em seguida peço que façam grupos de no máximo 6 alunos e explico as tarefas a ser realizadas; 1ª Tarefa para casa: Passeio pelo supermercado e observar as embalagens nos mais variados tipos e escolham uma para o grupo trabalhar;

7 continuação 2ª Tarefa: elaborar um trabalho escrito contendo as respostas para as questões relacionadas com a embalagem que o grupo escolheu: origem, constituição, processos de transformação e propriedades dos materiais; 3ª Tarefa: Construir o ciclo de vida da embalagem, ou seja , entrada e saída do meio ambiente buscando mostrar as implicações sociais, econômicas e ambientais.

8 TÉCNICAS DE ENSINO Discussão; Grupos de Trabalho;
Excursão ou visita in loco ao supermercado; Seminários.

9 Recursos pedagógicos Uso de vídeo educativo;
Uso do quadro negro para explicar as tarefas; Livros de Química Ambiental.

10 AVALIAÇÃO Prova discursiva 1- O que o grupo aprendeu com o trabalho ?
2- Que questões nunca tinham pensado antes ? 3- Exemplifiquem como conhecimento de química podem ser utilizados para compreender e controlar a degradação ambiental. 4- Avaliem qual a relação da química com a origem desses problemas. 5- Que reflexões podem fazer sobre a questão do consumo consciente?

11 CONCLUSÃO A análise do ciclo de vida das embalagens possibilitou a discussão sobre a constituição dos materiais, o processo de produção da matéria –prima, transformações químicas envolvidas e propriedades dos materiais proporcionando o aluno um potencial articulador das questões sócio-econômicos-ambientais com o conhecimento da química. Ampliando o nível de consciência com a relação ao consumo, sem perder de vista os conceitos químicos que são fundamentais para compreensão da ciência.

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORTMER, Eduardo Fleury. Química para o ensino médio: volume único. São Paulo : Scipione, p.15 Química Nova na Escola: Química e Sociedade – Vol. 31, n°4. Novembro de p SUNUNGA. História das coisas –versão brasileira. Disponível em: Acesso em 20 de novembro de 2009.


Carregar ppt "FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google