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PublicouKléber da Cunha Lobo Alterado mais de 7 anos atrás
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Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o universo da ciência e da tecnologia. Para alcançar esse objetivo, faz uso de uma linguagem mais simples e direta, “traduzindo” conceitos e termos técnicos por meio de analogias baseadas em referências conhecidas do leitor.
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Trata-se de um texto expositivo, que tem por finalidade transmitir conhecimento de natureza científica a um público mais amplo possível.
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ESTRUTURA TEXTUAL Tem a estrutura constituída por uma ideia principal(uma afirmação, um conceito), desenvolvida por meio de “provas” (exemplos, comparações, relações de causa e efeito, resultados de experiências, dados estatísticos, etc), e a conclusão, que é facultativa.
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LINGUAGEM Apresenta uma linguagem clara, objetiva e geralmente impessoal. Emprega a variedade padrão da língua, com a presença de termos e conceitos científicos relativos a uma ou mais áreas do conhecimento, e verbos predominantemente no presente do indicativo.
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SUPORTE Revistas científicas; jornais de grande alcance começaram a abrir espaço para os textos de divulgação científica. Algumas revistas voltadas especificamente para esse fim, como Ciência Hoje, Galileu, Superinteressante, etc
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LEITORES Quem costuma os textos de divulgação científica é o leitor de jornais e revistas. Seu grau de conhecimento sobre as questões abordadas vai variar bastante, porque esse é um público heterogêneo, que pode incluir desde crianças até adultos com formação universitária.
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DICAS PARA PRODUZIR TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Lembre-se de seu público: estudantes de ensino médio e universitários não são obrigados a entender tudo sobre qualquer área. Explique noções que podem parecer básicas mas que não são necessariamente conhecidas pelo público geral. Use analogias: comparações com situações concretas ajudam a aproximar conceitos teóricos ou abstratos da realidade do leitor.
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Não use palavras difíceis nem jargões: evite termos técnicos que só afastam o leitor. Conte parte de suas conclusões no início. Imagens fortes, depoimentos de impacto, temas interessantes, analogias ou toques de humor podem ser usados para motivar a leitura do texto. Seja conciso: o espaço da revista e o tempo do leitor são preciosos. Procure dar a informação essencial _sem se apegar a detalhes_ da forma mais concisa possível.
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BIBLIOGRAFIA CEREJA, William Roberto. Texto e interação: uma proposta para produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2005. Professora Cíntia Aparecida
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