A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
CRÔNICA Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa

2 CRÔNICA Ao buscar teorias e estudos sobre crônicas, encontramos algumas perguntas pelo caminho, como: O que é crônica? Qual a sua origem? Ela pertence ao gênero jornalístico ou literário? Como identificar este tipo de escrita? Ela tem o mesmo valor que os romances? Quem pode escrever uma crônica?

3 ORIGEM São vários os significados da palavra crônica. Todos implicam com a noção de tempo, presente no próprio termo, que procede do grego chronos. Um leitor atual pode não se dar conta desse vínculo de origem que faz dela uma forma do tempo e da memória, um meio de representação temporal dos eventos passados, um registro da vida escoada. (ARRIGUCCI, 1987, p. 51, grifos do autor)

4 PASSADO X PRESENTE Folhetim: Voltando ao séc XIX, podemos encontrar registros que se assemelham mais com as crônicas da atualidade: os folhetins Nestes espaço eram publicados diversos tipos de texto, como peças teatrais, textos sobre política, moda, jogos de adivinhação, etc. e também as primeiras crônicas. Redes sociais: Desde o final do século passado até o presente momento, as crônicas têm se desenvolvido de forma que acontecimentos cotidianos, muitas vezes imediatos podem ser narrados instantaneamente por qualquer pessoa.

5 GÊNERO Como gênero literário, a crônica tem como marca principal registrar fatos cotidianos de forma leve, às vezes humorística, emitir relatos quase particulares do autor. Desta maneira, ela permite que a narrativa seja voltada com naturalidade para o presente e, assim, relacione os marcos atuais aos corriqueiros da vida em sociedade e seu cotidiano.

6 CRONISTAS DA ATUALIDADE
Luis Fernando Verissimo “Futebol de rua” Lya Luft “Pensar é transgredir” VOCÊ!!!

7 REFERÊNCIAS ARRUGUCCI JR, D. Fragmentos sobre crônica. In: enigma e comentário – ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, CANDIDO, A. et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa MOISÉS, M. VI – A Crônica. In: a criação literária. São Paulo: Cultrix, 1985 SÁ, J. A crônica. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987. SANTOS, J. F. Prefácio. In: As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. SOARES, M. V. N. A crônica brasileira do século XIX. São Paulo. É Realizações, 2014.

8 ATIVIDADE PROPOSTA A. Tendo como base a apresentação da aula de hoje, responda às questões do início da aula: 1. O que é crônica e qual a sua origem? 2. Ela pertence ao gênero jornalístico ou literário? 3. Como identificar este tipo de escrita? 4. Ela tem o mesmo valor dos romances? 5. Quem pode escrever uma crônica? B. Escrever uma crônica para demonstrar seu entendimento acerca do gênero estudado.


Carregar ppt "Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google