A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
“Luzes de tons pálidos incidem sobre o cinza dos prédios. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta das mesas. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. O trânsito caminha lento e nervoso. Eis São Paulo às sete da noite.”

2 b) exposição: explanação de um assunto de maneira objetiva: “São as cores um importante complemento ambiental, capazes de, se bem usadas, amenizar condições naturalmente desfavoráveis” c) narração: episódios e relatos são organizados numa disposição tal que entre eles existe sempre uma relação de anterioridade e posteridade.

3 d) argumentação: é um texto temático cujo objetivo é apresentar argumentos para convencer o leitor acerca de um determinado ponto de vista. e) injunção: Indicam procedimentos a serem realizados, normalmente com verbos no imperativo. exs.: receita, bula de remédio, manual de instrução

4 GÊNEROS TEXTUAIS: inúmeros e intencionais
Para Luiz Carlos Travaglia, o Gênero textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários.

5 Para Luiz Antônio Marcuschi (UFPE), gêneros possuem características específicas e acontecem sempre numa relação de interação social. Ex: carta pessoal Ela pode apresentar as tipologias descrição, injunção, exposição, narração e argumentação. Ele chama essa miscelânea de tipos presentes em um gênero de heterogeneidade tipológica.

6 O que é um bom texto? O bom texto não é aquele que apresenta, ou só apresenta, características literárias, mas aquele que é adequado à situação comunicacional para a qual foi produzido, ou seja, se a escolha do gênero, se a estrutura, o conteúdo, o estilo e o nível de língua estão adequados ao interlocutor e podem cumprir a finalidade do texto. (TRAVAGLIA, 2002)

7 O que dizem os PCN’S: “Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam” (Brasil, ),

8 Que gêneros então explorar?
gêneros que “podem favorecer a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas, bem como a fruição estética dos usos artísticos da linguagem”; (SILVA, 2010, p. 513)


Carregar ppt "TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google