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KARL MARX - Marxismo
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Introdução Por meio deste trabalho será apresentado um pouco da vida do Sociólogo Alemão Karl Marx e suas teorias, as quais influenciaram a educação de hoje, no qual também será exposto um modelo de educação defendida por ele a qual denominada Educação Politécnica.
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Biografia Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, História e Direito. Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em Londres.
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Idéias marxistas O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
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Teoria marxista e a educação
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos.
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A Influência de Marx na Pedagogia Moderna
Com base nas idéias de Marx pode-se inferir que educar é um desafio social. Assim sendo, esta prática pode tornar-se um instrumento mobilizador para com a situação atual em que vive a população.
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Educação Politécnica Educação politécnica pode ser vista como sinônimo de concepção marxista de educação. Esta sugere formação para o trabalho e transferências para a vida profissional, mas que a educação deve sempre estar em ênfase, com intuito de formar os alunos com conhecimentos amplos intelectuais, corporais físicos e tecnológicos.
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Os principais vetores da concepção marxista de educação são:
Educação pública, gratuita, obrigatória e única; A combinação da educação com a produção material; A formação omnilateral ; A integração recíproca da escola à sociedade.
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Conclusão Karl Marx defendia numa educação gratuita e igualitária a todos sem distinção de classes, a qual o objetivo era formar cidadãos críticos e que estavam preparados para as diversas situações e não um individuo alienado que só segue modelo e não cria.
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Universidade Estadual de Goiás
Professora: Elisabete Tomomi Kowata Disciplina: AEA – Oficinas: Uso das TICs para apoio didático-pedagógico em sala de aula Acadêmicas: Bruna Marques de Deus Gleiciely Oliveira Cardoso Hellen Mariany Abrão Freitas Joyce Kelly Silva Pereira Vanessa de Oliveira Curso: 1º Período de Pedagogia Trabalho disponível em :pedagogiaueg123.blogspot.com
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