A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação."— Transcrição da apresentação:

1

2 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação do mundo.

3 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Doutrina Positivista surge num clima de mudanças ideológicas, culturais ( progresso e evolução da humanidade ). Augusto Comte ( 1798-1857)

4 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Filosofia Positivista – elo entre aplicações políticas e intelectuais e as bases de uma nova religião. Propõe a adoção do método científico com base na organização política da sociedade industrial moderna.

5 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Curso de Filosofia Positiva: A Lei dos Três Estágios: a) Teólogico b) Metafísico c) Positivo

6 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. O Positivismo representa uma ruptura com o idealismo filosófico, recupera o empirismo, aproximando o campo prático e técnico

7 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO O Positivismo e a Educação Planejava escrever um tratado sobre Educação Universal. Sendo as ciências um determinante na teoria pedagógica.

8 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Educação: deve impor a autoridade a partir de uma concepção hierárquica: educador-educando.

9 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Educação: deve ser universal Educação familiar: é a educação moral, domina os impulsos egoístas.

10 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO Filósofos educadores responsáveis pela educação sistemática. È necessário a valorização estética e da arte.

11

12 AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Os professores devem ser polivalentes, utilizar pouco o livro didático, valorizar a educação científica, a prática de exercícios físicos; o estudo de literatura e de línguas.

13 Positivismo na Educação Brasileira: as elites brasileiras consideravam o positivismo como chave para a modernidade. Os positivistas brasileiras foram contrários à criação da primeira Universidade brasileira !

14 Argumentavam que a ciência não poderia ser oficializada, não ter vínculo com o Estado. Somente na República, com Benjamim Constant, busca-se afirmar o prestígio do cientificismo nas propostas pedagógicas.


Carregar ppt "AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google