A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Técnica de Enfermagem Elite Assistência em Tratamento Clínico  Nome : Katiuscia Castro Bandeira Prof º: Ari.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Técnica de Enfermagem Elite Assistência em Tratamento Clínico  Nome : Katiuscia Castro Bandeira Prof º: Ari."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Técnica de Enfermagem Elite Assistência em Tratamento Clínico  Nome : Katiuscia Castro Bandeira Prof º: Ari

2 GASOMETRIA ARTERIAL

3

4 QUANDO O EXAME É PEDIDO? Quando há sinais e sintomas sugestivos de hipoxemia ou hipercapnia Fibrose Cística ou DPOC Verificar se o tratamento para uma determinada doença pulmonar está funcionando Verificar se você está recebendo a quantidade certa de oxigênio enquanto estiver recebendo oxigênio suplementar; Medir o pH no sangue de pessoas que têm insuficiência cardíaca, insuficiência renal, Diabetes não controlada Distúrbios do sono e infecções graves Depois de uma overdose de drogas.

5 PREPARAÇÃO PARA O EXAME  Explicar ao paciente o motivo do exame  Avisar ao paciente que o exame requer uma amostra de sangue.  Após avaliação, informar ao paciente qual será o local da punção: artéria radial, braquial ou femoral.  Explicar ao paciente quem irá proceder à punção arterial.  Instruir o paciente a respirar normalmente durante a coleta de sangue arterial e avisá-lo que uma dor rápida e latejante poderá ser sentida no local da punção.

6 COMO É FEITO?

7 Após aplicar pressão sobre o local da punção por um período de 3 a 5 minutos, depois de verificar que o sangramento cessou, faça um curativo com gaze firmemente fixada sobre o local puncionado. Se o local puncionado for no membro superior, não prenda fita adesiva em toda a circunferência do braço. Isso pode restringir ou interromper a perfusão sanguínea. Se o paciente está em uso de anticoagulantes ou possui alguma coagulopatia, aplique pressão no local de punção por mais de 5 minutos, caso seja necessário. Caso o paciente esteja em oxigenoterapia, anote o fluxo de oxigênio e o modo de oxigenoterapia/ventilação. Monitore os sinais vitais e observe se existem sinais de prejuízo circulatório.

8

9 VALORES PESQUISADOS NA GASOMETRIA ARTERIAL  pH, que deve estar entre 7,34 a 7,45;  pO 2 (pressão parcial de oxigênio), que deve encontrar-se entre 75 a 100 mmHg;  pCO 2 (pressão parcial de gás carbônico), que apresenta valores normais entre 32 a 45 mmHg = (0,04 a 0,06 atm);  HCO - 3 (necessário para que haja o equilíbrio ácido-básico sanguíneo), que deve encontrar-se entre 20 a 26 mEq/L = (20 a 26 mg/L);  SatO 2 (saturação de oxigênio arterial), que deve estar entre 95% a 98%.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 BIBLIOGRAFIA Referências;  Rogério de Souza, pneumologista assessor da área de Pneumologia do Fleury Medicina e Saúde  http://www.infoescola.com/ http://www.infoescola.com/  pt.wikipedia.org/wiki/Gasometria_arterial

27  A gasometria arterial mede o pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue de uma artéria. Esse exame é utilizado para verificar se os seus pulmões são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue.  indicação aos pacientes com problemas crônicos e agudos respiratórios, pacientes com problemas crônicos e agudos cardiológicos e também aos pacientes nefropatas (doentes renais).


Carregar ppt "Escola Técnica de Enfermagem Elite Assistência em Tratamento Clínico  Nome : Katiuscia Castro Bandeira Prof º: Ari."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google