A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tensão Elétrica A diferença de potencial (ddp) elétrico entre dois corpos eletrizados também é denominada de tensão elétrica. A unidade de medida de tensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tensão Elétrica A diferença de potencial (ddp) elétrico entre dois corpos eletrizados também é denominada de tensão elétrica. A unidade de medida de tensão."— Transcrição da apresentação:

1 Tensão Elétrica A diferença de potencial (ddp) elétrico entre dois corpos eletrizados também é denominada de tensão elétrica. A unidade de medida de tensão é o volt (V), que é representado pela letra V (E ou U). A Tensão elétrica pode ser: Contínua (CC ou DC) ou Alternada (CA ou AC). O instrumento utilizado para medir tensão é o voltímetro.

2 Corrente Elétrica A corrente elétrica consiste em um movimento orientado de cargas, provocado pelo desequilíbrio elétrico (ddp) entre dois pontos. A corrente elétrica é a forma pela qual os corpos eletrizados procuram restabelecer o equilíbrio elétrico. A unidade de medida da intensidade da corrente elétrica é o Ampère (A), que é representado pela letra I. A Corrente elétrica pode ser: Contínua (CC ou DC) ou Alternada (CA ou AC). O instrumento utilizado para medir corrente é o amperímetro.

3 Correntes e Tensões Senoidais A tensão que varia de forma regular no tempo é denominada “tensão alternada”. Idem para a corrente (AC). As formas de ondas senoidais, quadradas ou triangulares podem ser produzidas por geradores de sinais encontrados em oficinas ou laboratórios. O termo “ALTERNADA” indica apenas que o valor da tensão ou corrente oscila regularmente entre dois níveis. Doravante, toda vez que aparecer Corrente Alternada, tenha em mente que a tensão também é alternada.

4 Definições  Forma de onda: gráfico de uma grandeza em função do tempo, posição, temperatura ou outra variável;  Forma de onda periódica: forma de onda que se repete após um certo intervalo de tempo constante;  Período (T): intervalo de tempo entre repetições sucessivas de uma forma de onda periódica. No Sistema Internacional de Unidades, sua unidade é o segundo (s);  Ciclo: parte de uma forma de onda contida em um intervalo de tempo igual a um período;  Valor de pico: valor máximo de uma função medido a partir do nível zero. A tensão de pico é representada pela notação V P;

5 Definições Valor de pico a pico: diferença entre os valores dos picos positivo e negativo, isto é, a soma dos módulos das amplitudes positiva e negativa. Sua notação é V PP e considerando-se que os dois semiciclos da CA são iguais, podemos afirmar que V PP é igual a duas vezes V P ; Amplitude: valor máximo de uma forma de onda em relação ao valor médio; Freqüência (f): número de ciclos contido em um segundo. Sua unidade é o hertz (Hz), cuja definição é 1 Hz é igual a 1 ciclo por segundo (c/s).

6 Potência Elétrica É a capacidade de realizar um trabalho numa unidade de tempo, a partir da energia elétrica. A unidade de medida da potência elétrica é o watt (W), simbolizado pela letra P. P = V. I. P = I 2.R e

7 RESISTÊNCIA ELÉTRICA Resistência elétrica é a oposição que um material apresenta ao fluxo de corrente elétrica. Todos os dispositivos elétricos e eletrônicos apresentam certa oposição à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência elétrica é o ohm( , letra grega ômega), representado pela letra R. O instrumento utilizado para medir resistência é o ohmímetro.

8

9 Resistência Elétrica

10 Resistor Resistor é um componente formado por um corpo cilíndrico de cerâmica sobre o qual é depositada uma camada espiralada de material ou filme resistivo. Esse material determina o tipo e o valor de resistência nominal do resistor. São utilizados nos circuitos eletrônicos para limitar a corrente elétrica e, conseqüentemente, reduzir ou dividir tensões.

11 Características Elétricas dos Resistores Resistência Nominal; Percentual de Tolerância; Dissipação Nominal de Potência.

12 Simbologia

13 Tipos de resistores Resistor de Filme de Carbono; Resistor de Filme Metálico; Resistor de Fio e Resistor para Montagem em Superfície (SMR).

14

15

16

17 Resistor de Filme de Carbono Esse tipo de resistor constitui-se por um corpo cilíndrico de cerâmica que serve de base à fabricação do componente. Sobre o corpo do componente é depositada uma fina camada de filme de carbono, que é um material resistivo. É essa camada resistiva que determina a resistência nominal do resistor.

18 Resistor de Filme Metálico Formato e fabricação são idênticos ao resistor de filme de carbono. A diferença é o material resistivo que é uma película de níquel que resulta em resistores com valores ôhmicos mais precisos (baixo percentual de tolerância) e mais estáveis (baixo coeficiente de temperatura).

19 Resistor de Fio Constitui-se de um corpo de porcelana ou cerâmica, sobre o qual é enrolado um fio especial, geralmente de níquel-cromo. O comprimento e seção desse fio determinam o valor do resistor

20 Aplicações dos Resistores

21 SMR (Surface Mounted Resistor) É constituído de um minúsculo corpo de cerâmica com alto grau de pureza no qual é depositada uma camada vítrea metalizada formada por uma liga de cromo-silício. Seu valor de resistência ôhmica é obtido pela variação da composição desta camada e pelo uso do raio laser. Devido ao seu tamanho mínimo, este tipo de resistor é mais indicado para ser fixado nos circuitos eletrônicos através de máquinas de inserção automática.

22 Código de Cores para Resistores com quatro anéis 1º e 2º 3º 4º D. Significativos Multiplicador Tolerância

23 Código de Cores para Resistores

24

25 Tipos de Associação de Resistências Série; Paralelo e Mista.

26 Associação em Série Req = R1 + R2 + R3 +... + Rn

27 Associação em Paralelo

28 Associação Mista

29 Primeira Lei de Ohm “A intensidade da corrente elétrica (I) em um circuito é diretamente proporcional à tensão (V) aplicada e inversamente proporcional à sua resistência (R)”.

30

31 CAPACITOR O capacitor é um componente capaz de armazenar cargas elétricas. Ele se compõe basicamente de duas placas de material condutor, denominadas de armaduras. Essas placas são isoladas eletricamente entre si por um material isolante chamado dielétrico.

32 Características Elétricas dos Capacitores Capacitância; Tensão de Trabalho; Tolerância.

33 Capacitância É a capacidade de armazenamento de cargas de um capacitor, depende de alguns fatores:  Área das armaduras, ou seja, quanto maior a área das armaduras, maior a capacidade de armazenamento de um capacitor;  Espessura do dielétrico, pois, quanto mais fino o dielétrico, mais próximas estão as armaduras. O campo elétrico formado entre as armaduras é maior e a capacidade de armazenamento também;  Natureza do dielétrico, ou seja, quanto maior a capacidade de isolação do dielétrico, maior a capacidade de armazenamento do capacitor.

34 Tensão de Trabalho É a tensão máxima que o capacitor pode suportar entre as armaduras. A aplicação no capacitor de uma tensão superior à sua tensão máxima de trabalho provoca o rompimento do dielétrico e faz o capacitor entrar em curto. Danificando o componente.

35 Tolerância Os capacitores estão sujeitos a uma tolerância elevada no valor real, com relação ao valor nominal. Esta tolerância pode atingir valores de 10% até 50% em casos extremos.

36 Tipos de Capacitores  Capacitores fixos despolarizados;  Capacitores ajustáveis;  Capacitores variáveis (trimer);  Capacitores eletrolíticos.

37

38

39

40 INDUTORES O indutor, também conhecido por bobina, é um elemento usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica. Os indutores também são usados para formar um transformador, além de ser extensamente utilizados como filtro do tipo passa baixa (que exclui sinais de alta frequência).digitais

41 Indutores em Circuitos Elétricos Essas características são obtidas através de um condutor metálico enrolado em uma bobina, que ao receber corrente elétrica variável, induz uma voltagem no condutor de sentido contrário aquela que está originalmente passando, segundo a lei de Lenz. Nos circuitos elétricos e eletrônicos, representamos os indutores nos circuitos como um fio enrolado.

42 Propriedade da Indutância A indutância é o parâmetro usado, nos circuitos elétrico/eletrônico/digital para descrever a característica do indutor. A indutância é usada para calcular a voltagem induzida por um campo magnético devido a uma corrente de valor variável, que atravessa os fios da bobina de um indutor. A unidade da indutância é o henry (H), em homenagem ao cientista Joseph Henry, grande estudioso do fenômeno da auto-indutância eletromagnética.valor

43

44

45 Transformadores O transformador é um dispositivo que permite elevar ou rebaixar os valores de tensão em um circuito de CA.

46 Funcionamento Quando uma bobina (primário) é conectada a uma fonte de CA, um campo magnético variável surge ao seu redor. Se outra bobina (secundário) se aproximar da primeira, o campo magnético variável gerado na primeira bobina corta as espiras da segunda bobina, surgindo uma tensão induzida na segunda bobina.

47 Tipos de Transformadores Elevador (N S > N P, V S > V P ); Rebaixador (N S < N P, V S < V P ); Isolador (N S = N P, V S = V P ). animação

48

49 Ligação de Transformadores Primário a Três Fios

50 Ligação de Transformadores Primário a Quatro Fios

51 MATRIZ DE CONTATOS OU PROTOBOARD (placa de protótipo) Para desenvolver os projetos e exercícios propostos será necessário a utilização de uma Matriz de Contatos (ou Protoboard em inglês), mostrada na figura abaixo, que e uma placa com diversos furos e conexões condutoras para montagem de circuitos eletrônicos. A grande vantagem do Protoboard na montagem de circuitos eletrônicos e a facilidade de inserção de componentes (não necessita soldagem).

52 Na superfície de uma matriz de contatos ha uma base de plástico em que existem centenas de orifícios onde são encaixados os componentes ou também por ligações mediante fios. Em sua parte inferior são instalados contatos metálicos que interliga eletricamente os componentes inseridos na placa que são organizados em colunas e canais. De cada lado da placa, ao longo de seu comprimento, ha duas colunas completas. Ha um espaço livre no meio da placa e de cada lado desse espaço ha vários grupos de canais horizontais (pequenas fileiras), cada um com 05 orifícios de acordo como e ilustrado na figura abaixo.

53

54

55

56 Datasheet Datasheet (significa folha de dados) é um termo técnico usado para identificar um documento relativo a um determinado produto. Datasheet é um documento que apresenta de forma resumida, todos os dados e características técnicas de um equipamento ou produto. Por exemplo: Se você estiver precisando saber mais sobre um determinado circuito integrado, procure o DATASHEET deste CI.

57 Exemplo Digite no buscador: datasheet resistor smd; datasheet lm324; Site de dataseet de componentes eletronicos. www.alldatasheet.com/ www.datasheetcatalog.net/


Carregar ppt "Tensão Elétrica A diferença de potencial (ddp) elétrico entre dois corpos eletrizados também é denominada de tensão elétrica. A unidade de medida de tensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google