A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia."— Transcrição da apresentação:

1 2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola ANDRÉIA Inclusão ou exclusão?

2 Conforme pode ser observado o aluno com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado de preferência na rede regular de ensino O que se observa ainda nessa legislação é a exclusão implícita, se todos nós somos iguais, o porquê então haver uma escola para alunos ditos “normais” e outra para deficientes ANDRÉIA

3 A educação inclusiva pressupõe que todas as crianças devem aprender juntas, independentemente de suas condições pessoais, sociais ou que possuem potenciais diferentes, abrangendo aquelas que apresentam algum tipo de deficiência (ANDRADE; BISPO, 2010) ANDRÉIA

4 A concretização da educação inclusiva encontra vários obstáculos dentre eles, podemos citar: a falta de estrutura física das escolas e falta de professores capacitados para atender alunos com necessidades educacionais especiais É importante lembrar que inclusão não é somente colocar alunos deficientes no ensino regular ANDRÉIA

5 Uma escola que queira se constituir como modelo de educação inclusiva tem de se comprometer com: a melhoria da qualidade de ensino; a integridade das relações interpessoais; a oferta de adequadas condições de aprendizagem para todos os alunos; “o reconhecimento, de que as limitações e diferenças dos alunos especiais devem ser tratadas como um desafio, para constituição de uma prática pedagógica competente e compromissada” (POKER; 2003, apout, VASCONCELLOS). ANDRÉIA

6 Embora se verifique a existência de legislação que beneficia e apóia o ensino da educação especial sob a ótica inclusiva, ao mesmo tempo também, observa-se o não cumprimento da mesma, permanecendo em uma situação excludente, os alunos com necessidades educacionais. ANDRÉIA

7

8

9 OBRIBADO..... ANDRÉIA


Carregar ppt "2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google