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topic sentece / SEMINARIO TURMA INGLÊS VALENÇA PI

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Apresentação em tema: "topic sentece / SEMINARIO TURMA INGLÊS VALENÇA PI"— Transcrição da apresentação:

1 Letras Inglês Parfor-Uespi

2 Universidade Estadual do Piauí- UESPI Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR Coordenação do Curso de Inglês WRITING I WRITING I Components: Components: Antonia de Araújo Luz Clemilton de Sousa Dias Joana Darc dos Santos Silva José Francisco da Cunha Osiane Pimentel de Santana Teacher: Flávia Mendes VALENÇA, 21 DE JANEIRO DE 2016

3 TOPIC SENTENCE / TÓPICO FRASAL Tópico frasal é a oração que introduz a ideia central a ser desenvolvida em um parágrafo. Topic sentence, “tópico frasal” designa um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a ideia-núcleo do parágrafo em texto dissertativo, descritivo ou narrativo. O tópico frasal é eficiente e prática maneira de estruturar o parágrafo, pois já de início expõe a ideia que se quer passar, a qual é comprovada e reforçada pelos períodos subsequentes. Embora haja outras formas de se estruturar um parágrafo, cerca de 60% é estruturada a partir de um tópico frasal. O tema dá a direção e o propósito para um parágrafo. Ele diz sobre o que o parágrafo se trata (o tema ), e como o escritor vai desenvolver esse tema (a ideia central). Ser capaz de identificar essas ideias em uma frase vai lhe ajudar a ler com compreensão, porque você sabe o que está lendo, e vai melhorar a sua própria exposição e escrita acadêmica, pois você entende e vê modelos de como escrever um tópico frasal.

4 Instruções 1 Leia o tópico frasal e certifique-se de compreendê-lo. Se você não sabe o que a frase está dizendo ou o que significa, vai acabar tendo dificuldade em identificar seu tema e ideia central. Se a sentença que você está analisando não é isolada ou identificada como parte de um exercício de gramática, leia o parágrafo inteiro ao qual a sentença está conectada.

5 2 Identifique o sujeito e os substantivos da sentença. Na maioria das vezes o tema de um tópico frasal é o seu sujeito. Por exemplo, " As montanhas do Colorado são as mais bonitas na América", "montanhas do Colorado " é o sujeito da frase e o tema deste tópico frasal. Quando um tópico frasal começa com o pronome "lá" ou "isso", olhe para o elemento que "lá" ou "isso" está substituindo. Por exemplo: "Lá encontramos belas montanhas" = "Belas montanhas estão lá". Por isso, "belas montanhas" é o tema. EX; The mountains of Colorado are the most beautiful in America

6 3 Identifique a ideia central. A ideia de controle é ou uma opinião que precisa ser provada, ou uma ideia que leva a uma lista de coisas que precisam ser desenvolvidas. O exemplo, "Colorado tem as mais belas montanhas" é uma opinião. Alguém pode pensar que Montana ou Tennessee tem montanhas mais belas. Perguntando "Como você sabe?", pode ajudar a identificar a ideia central de um tópico frasal baseado em opinião. Identificar listas exige uma pergunta como "Quais são...". Por exemplo, "O ciclo de vida de um sapo tem duas etapas." Quais são as duas etapas? Esta pergunta leva a uma lista. "O ciclo de vida do sapo" é o tema, e "tem duas etapas" é a ideia central. Assim, o restante de um parágrafo com este tópico iria discutir cada uma das duas etapas do ciclo de vida de um sapo. EX: The cycle of life of a toad has two stages

7 4 Pratique. Identificar o tema e a ideia central de uma frase não é fácil no início, mas com a prática, isso se tornará automático para você. Há muitos exercícios práticos e questionários on-line, tais como o "grammar-quizzes.com" (exercícios em inglês). Consulte a seção Recursos para obter mais exercícios on-line que vão ajudá-lo a praticar.

8 Por exemplo, suponha que você quer escrever um parágrafo sobre os marcos naturais da sua cidade natal. A primeira parte do seu parágrafo pode ter esta aparência: Minha cidade natal é famosa por vários recursos naturais incríveis. Em primeiro lugar, refira-se para o Rio Wheaton, que é muito grande e bela. Além disso, do outro lado da cidade é Wheaton Hill, o que é incomum, pois é muito íngreme. My hometown is famous for several amazing natural features. First, it is noted for the Wheaton River, which is very wide and beautiful. Also, on the other side of the town is Wheaton Hill, which is unusual because it is very steep.

9 THREE POSSIBLE PLACES FOR TOPIC SENTENCES IN PARAGRAPHS 1.TOPIC SENTENCE FIRST IN PARAGRAPH. Sentença tópico no início do parágrafo ( maioria) 2.SENTENCE LAST IN PRAGRAPH. Sentença tópico no fim do parágrafo.(Às vezes) 3.TOPIC SENTENCE IN MIDDLE OF PARAGRAPH. Sentença tópico no meio do parágrafo.( raramente)

10 Sentença tópico no início do parágrafo  Egípcios antigos usaram a cana de papiro que cresceu ao longo do Rio de Nilo para fazer um material que eles poderiam escrever. As canas eram cortadas e juntadas em pacotes que eram aplainados batendo. O processo era lento e levava muito tempo. Então, foram batidas canas individuais até que eles ficava separadas e finas. Foram usadas prensas para apertar a água fora deles. Quando as canas foram bastante aplainadas elas foram tecidas em folhas alternando as canas em cima de e debaixo de uma da outra. Naturalmente o comprimento das canas controla o quanto tempo ou largo uma folha poderia ser. Ainda mais água teve que ser separada das folhas através de prensas. As folhas de papiro estariam então prontas ser secadas ao sol. O resultado era uma folha parecida como nosso papel, mas muito forte e pronta ser escrito.

11 .TOPIC SENTENCE FIRST IN PARAGRAPH  Ancient Egyptians used the papyrus reed that grew along the Nile River to make a material they could write on. The reeds were cut and gathered into bundles that were flattened by beating. The process was slow and took a long time. Then, individual reeds were beaten until they very flat and thin. Presses were used to squeeze the water out of them. when there were enough flattened reeds, they were woven into sheets by alternating the reeds over and under each other. Naturally the length of the reeds controlled how long or wide a sheet could be. still more water had to be squeezed from the sheets by presses. the papyrus sheets were then ready to be dried in the sun. the result was a sheet something like our paper, but very strong and ready to be written on.

12 SENTENCE LAST IN PRAGRAPH. Sentença tópico no fim do parágrafo Golfinhos são animais que se dão bem com pessoas. São mantidos muitos golfinhos em parques aquáticos em exibição e são treinados para nadar com pessoas que podem pagar para fazer isso. Os golfinhos deixarão as pessoas até mesmo segurarem às barbatanas deles e nadarão junto a água. Isso pode ser divertido para pessoas fazerem, mas não faz muito bom para o animal. Em primeiro lugar, pessoas podem transmitir doenças para os golfinhos. Na realidade muitos golfinhos já têm dieta de germe e vírus nem mesmo os que são portadores faça as pessoas doente mas alguns são mortais para os golfinhos. Por outro lado, pessoas podem ser ásperas e rudes com os golfinhos sem perceber que estão fazendo Isso. É ruim bastante para manter golfinhos expostos para exibição, mas é perigoso a estes animais suaves deixar as pessoas os nadarem com eles. Por estas razões, não deveriam ser permitidas para as pessoas nadar com golfinhos que estão em exibição.

13 2.SENTENCE LAST IN PRAGRAPH. Sentença tópico no fim do parágrafo dolphins are animal that get along well with people. Many dolphins are kept in water parks on exhibition and are trained to swim with people who can pay the money it cost to do it. The dolphins will even let people hold to their fins and be pulled along through the water. That may be fun for people to do, but it doesn't do much good for the animal. For one thing, people can carry diseases that dolphins catch. In fact many dolphins have already diet from germs and viruses that don't even make people sick but that are deadly to dolphins. for another thing, people can get rough with the dolphins without realing they are doing it.It is bad enough to keep dolphins penned up and exhibited, but it is dangerous to these gentle animals to let people swim them... For these reasons, people should not be allowed to swim with dolphins that are on exhibiton

14 3.TOPIC SENTENCE IN MIDDLE OF PARAGRAPH. Sentença tópico no meio do parágrafo. Eu trabalhei uma vez um longo período de tempo, por diversas vezes escritório de advocacia que ajustou a imagem de que tipo de lugar deveria ser. Todo mundo andava pé ante pé ao redor, e havia tapetes macios e mobília ao fundo em cores escuras. A empresa tinha um código de vestimentas que ajustou a imagem. Era que as mulheres tiveram que usar : vestidos. Nós também poderíamos usar saias claras com blusas, mas, nos não permitiram usar cores que eram muito luminosas ou qualquer coisa com impressões grandes. O código de vestimenta para homens era que eles tiveram que usar camisas com gravatas (e vestir calças compridas ou calças compridas e terno) e para ajustar a imagem daquele escritório de advocacia, qualquer um saindo do escritório ou conhecendo um cliente tiveram que usar uma jaqueta.

15 I once worked a long- established, well-repected law office that fit the image of what kind of place should be. Everybody sort of tiptoed around, and there were soft rugs and deep furniture in dark colors. The company had a dress code that fit image. It was that the women had to wear just that: dresses. We could also wear plain skirts with blouses, but, we were not allowed to wear colors that were too bright or anything with big prints. The dress code for men was that they had to wear shirts with ties (and dress slacks or suit trousers, of course) and, in order to fit the image of that law office, anyone going out of the office or meeting a client had to wear a jacket.

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