A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e qualificação de funções  Posto de Trabalho - Conjunto de tarefas com exigências (aptidões, responsabilidades, esforços e condições de trabalho),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e qualificação de funções  Posto de Trabalho - Conjunto de tarefas com exigências (aptidões, responsabilidades, esforços e condições de trabalho),"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e qualificação de funções  Posto de Trabalho - Conjunto de tarefas com exigências (aptidões, responsabilidades, esforços e condições de trabalho), confiadas a um ou mais trabalhadores, inseridas numa unidade de trabalho.

2  Função - conjunto de tarefas com exigências (aptidões e responsabilidades) idênticas ou semelhantes confiadas a um ou mais postos de trabalho, inseridos em unidade de trabalho diferenciadas.

3  Cargo – posição hierárquica de um conjunto de funções dentro da organização de pessoal de uma empresa/organização.  Descrição de Funções - determinado momento, real de uma função.

4  Análise de Funções - determina os principais requisitos exigidos por uma função - qualificação, capacidades, motivações e as responsabilidades, condições de trabalho e riscos.

5 Papel da Análise e Qualificação de Funções  Apoiar a selecção, promoção e transferências;  Orientar a formação;  Apoiar a avaliação de desempenho;

6  Suportar a determinação dos salários;  Apoiar a organização do trabalho;  Ajudar a implementação de incentivos.

7  Entende-se por recrutamento todos os esforços da empresa em trazer para si novos colaboradores.  O recrutamento é uma acção externa da empresa para influenciar o mercado de recursos humanos e dele obter os candidatos de que necessita para suprir as suas lacunas..

8  O recrutamento envolve um processo que varia conforme a empresa.  O órgão de recrutamento funciona como staff ou assessoria de prestação de serviços especializados.

9 A. Objectivos da selecção/recrutamento O objectivo de um processo de recrutamento e selecção de pessoal é encontrar a pessoa adequada para ocupar um lugar, cujas características pessoais têm que preencher os requisitos exigidos para a função.

10 B. Perfil do candidato Existem diferentes tipos de candidatos a um emprego. Assim, interessa conhecer as suas motivações para se candidatarem a um dado lugar.  Pessoas empregadas: - procuram outro emprego por insatisfação; - proposta aliciante.  Pessoas desempregadas.

11 C. Fases do processo de selecção  1ª fase - pedido: - identificação de quem faz o pedido; - identificação da função; - horário a praticar.

12  2ª fase - Descrição da Função/ Perfil do candidato: - conteúdos; - características; - requisitos.  3ª fase - Condições salariais a praticar: - mercado de trabalho; - politicas salariais da empresa.

13  4ª fase - Inventariar possíveis fontes de recrutamento: - mercado de trabalho; - empresa.  5ª fase - Determinar a data exacta de admissão: - condiciona todo o processo.

14  6ª fase - Afectar meios necessários ao processo: - materiais; - económicos; - humanos.  7ª fase - Definição dos locais de publicação da informação.  8ª fase - quem, quando, onde são recebidos os candidatos.

15 Tipos de recrutamento Interno - pode processar-se em: - movimento vertical (promoção); -movimento horizontal (transferência); - movimento diagonal (transferência /promoção).

16 Este tipo de recrutamento exige muita coordenação entre todos os órgãos da empresa: - resultados dos testes de selecção; - resultados dos testes de desempenho; - resultados da formação profissional recebida;

17 -comparar função desempenhada e função a desempenhar; - plano de evolução na carreira.

18  Faz sentido quando: - existe excesso de pessoal; - integrado no plano de evolução na carreira; - desajustamento notório à função ocupada;

19 VANTAGENSDESVANTAGENS - mais económico; - mais rápido; - mais eficaz; - instrumento de motivação; - aproveita investimento em formação; - desenvolver espírito de competição. - gerar conflitos internos; - perda de criatividade; - desmotivação dos não promovidos.

20  Devem respeitar-se: Principio da equidade: todos devem poder candidatar-se à vaga em condições de igualdade; Principio do Direito à promoção: todos devem ter direito a mudar para melhor; Principio das Prioridades: mérito, formação, antiguidade e disponibilidade.

21 VANTAGENSDESVANTAGENS -renova e enriquece os recursos humanos da empresa; -Traz “sangue novo” é uma “ lufada de ar fresco”; - aproveitar investimentos feitos por outros em formação. -mais demorado; -mais caro; -maior grau de incerteza; -pode desmotivar os trabalhadores mais antigos; - pode afectar as politicas salariais da empresa. Recrutamento Externo

22 Recrutamento Misto - Utilizado para superar as desvantagens dos anteriores; - Utilização inicial do recrutamento interno e se não resultar passar ao externo;

23 - Utilização inicial do recrutamento externo e se não resultar passar ao interno; - Utilizar os dois tipos de recrutamento em simultâneo (em igualdade de circunstâncias deve privilegiar-se os internos ).


Carregar ppt "Análise e qualificação de funções  Posto de Trabalho - Conjunto de tarefas com exigências (aptidões, responsabilidades, esforços e condições de trabalho),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google