A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECRUTAMENTO de PESSOAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECRUTAMENTO de PESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1 RECRUTAMENTO de PESSOAL
Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999). Actividade permanente; Intensificada quando existem vagas; Oferece oportunidades de emprego; Supre a selecção de matéria-prima (candidatos). 1ª sessão: 04/01/2010

2 Planeamento Pesquisa Interna Necessidade da organização;
Quantidade necessária. Pesquisa Externa O que oferece o mercado de RH; Fontes de recrutamento. Técnica de recrutamento a aplicar

3 Processo Ordem de serviço (solicitação de pessoal);
Divulgar os requisitos da vaga existente; Procurar candidatos com o perfil desejado (CV); Depende do sector que possui a vaga; Varia conforme a organização;

4 Fontes de recrutamento
Candidatos Recrutamento interno Própria empresa Reais Potenciais Aplicados Outras empresas Reais Recrutamento externo Potenciais Reais Disponíveis Potenciais

5 Meios Recrutamento interno Realizado com funcionários;
Externo Misto Recrutamento interno Realizado com funcionários; Exigem intensa e contínua coordenação de RH e demais sectores.

6 Indicações do Recrutamento interno
Programa de desenvolvimento de pessoal; Transferência; Promoção; Transferência com promoção; Plano de carreira.

7 O Recrutamento interno depende de:
Testes de selecção; Avaliação de desempenho; Programas de treinamento e aperfeiçoamento; Condições de promoção e substituição; Análise e descrição de cargos; Planos de carreira.

8 Vantagens do Recrutamento interno
Aproveita os investimentos em formação; Desenvolve competição sadia entre os funcionários; Maior índice de validade e de segurança; Motivação dos funcionários; Mais rápido; Mais económico.

9 Desvantagens do Recrutamento interno
Os não promovidos ficam frustrados; Líderes inseguros vetam ascensão dos subordinados; Sucessivas promoções levam à estagnação; Raciocínio direccionado para cultura organizacional, gerando perda de criatividade; Apenas os com potencial devem ser recompensados.

10 Recrutamento externo Feito para candidatos, não funcionários;
Tempo X custo.

11 Técnicas do Recrutamento externo
Banco de dados da empresa; Cartazes/Anúncios na portaria; Outras empresas do ramo; Candidatos apresentados por funcionários; Sindicatos/Associações de classe; Entidades educacionais, escolas e universidades; Anúncio em Jornais, Revistas, etc... Agências de emprego, inclusive as virtuais; Viagens para recrutamento em outros locais.

12 Vantagens do Recrutamento Externo
Traz “sangue” e experiências novas para a empresa; Renova e enriquece os RH da organização; Aproveita candidatos preparados por outras empresas ou por eles próprios.

13 Desvantagens do Recrutamento externo
Menos seguro que o interno. Candidatos desconhecidos; Frustração para os funcionários. Sentimento de deslealdade para com os da “casa”. Afecta a política salarial da empresa; Mais caro com despesas imediatas; Mais demorado que o interno.

14 Recrutamento misto Aborda fontes internas e externas de RH;
Preferido pela maioria das empresas.

15 Tipos de Recrutamento misto
Recrutamento externo, seguido de interno; Inicialmente recrutamento interno, seguido de externo; Recrutamento externo e interno simultaneamente.


Carregar ppt "RECRUTAMENTO de PESSOAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google