A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte) DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTES: BATEMAN, Thomas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte) DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTES: BATEMAN, Thomas."— Transcrição da apresentação:

1 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte) DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTES: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo,

2 Programas de RH que as organizações pretendem implantar em 2010 (Fonte: Você S/A, junho-2010 ). IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 2 Nessum Dorma

3 Principal critério das empresas para promover (Fonte: Você S/A, junho/2010). IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3

4 4 ARH – Administração de Recursos Humanos A ARH tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva.

5 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5 Preocupações dos administradores de RH Como administrar demissões.Como administrar demissões. Como lidar com a diminuição de lealdade por parte dos funcionários.Como lidar com a diminuição de lealdade por parte dos funcionários. Como criar uma força de trabalho bem treinada e altamente motivada que possa obter qualidade e produtividade altas.Como criar uma força de trabalho bem treinada e altamente motivada que possa obter qualidade e produtividade altas. Como administrar uma força de trabalho cada vez mais diversificada.Como administrar uma força de trabalho cada vez mais diversificada.

6 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 6 Processo de planejamento de RH.

7 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 7 Planejamento de RH ESTÁGIO I – Os administradores de RH precisam conhecer os planos de negócios da organização para garantir que o número e os tipos certos de pessoas estão disponíveis: qual é o direcionamento da empresa; de que negócios pretende participar; qual é o crescimento esperado no futuro; etc. ESTÁGIO II – A organização conduz a programação de atividades específicas de RH, tais como: Recrutamento (encontrar pessoas interessas em trabalhar na organização); Treinamento (treinar e desenvolver); Demissões (demitir). ESTÁGIO III – As atividades de RH são avaliadas para que se determine se elas estão produzindo os resultados necessários para contribuir para os planos de negócios da organização.

8 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 8 Previsão de DEMANDA de RH A previsão de demanda é feita de acordo com os planos organizacionais e levando em conta: – MERCADO – o tamanho futuro do mercado com base em projeções demográficas; – VENDAS – as vendas atuais e o crescimento projetado de vendas futuras; – HORAS – número de horas de trabalho atuais e necessárias.

9 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 9 Previsão de SUPRIMENTO de mão-de-obra A organização estima – O número e a qualidade de empregados atuais – A disponibilidade de oferta de funcionários EXTERNOS – A disponibilidade de oferta INTERNA, geralmente prevista com base em experiências anteriores de rotatividade de pessoal, demissões, aposentadorias, promoções e transferências. Previsões de uma força de trabalho diversificada já se tornaram um fato. O mundo dos negócios deixou de ser de domínio exclusivo dos homens brancos, sendo ocupado por minorias, mulheres, imigrantes, deficientes, velhos e outros grupos.

10 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 10 Análise de cargos 1 – DESCRIÇÃO DE CARGO – descrição das tarefas, deveres e responsabilidades essenciais de cada função. 2 – ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS – descrição dos talentos, os conhecimentos, as habilidades e outras características necessárias ao desempenho no cargo.

11 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 11 Análise de CARGOS A análise de cargos auxilia nos programas de RH: recrutamento, treinamento, seleção, avaliação e sistema de recompensas. O RECRUTAMENTO é a formação de um grupo de candidatos a um cargo, podendo ser: interno – considerando-se empregados atuais para promoções ou transferências; e externo. Cada tipo de recrutamento (interno ou externo) tem suas vantagens e desvantagens.

12 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 12 Recrutamento INTERNO VANTAGENS Empregadores conhecem seus empregados Empregadores conhecem seus empregados Empregados conhecem sua organização Empregados conhecem sua organização A oportunidade de promoção encoraja os funcionários a permanecerem na empresa; esforçarem-se no trabalho; apresentarem bons resultados A oportunidade de promoção encoraja os funcionários a permanecerem na empresa; esforçarem-se no trabalho; apresentarem bons resultadosDESVANTAGENS Se os funcionários atuais não têm habilidades ou talentos, o recrutamento interno e a seleção ficam prejudicadas. Se os funcionários atuais não têm habilidades ou talentos, o recrutamento interno e a seleção ficam prejudicadas. Pode inibir uma empresa que queira mudar a natureza ou as metas do negócio através de candidatos trazidos de fora. Pode inibir uma empresa que queira mudar a natureza ou as metas do negócio através de candidatos trazidos de fora.

13 Desempenho garante promoção (Você S/A, de junho 2010). IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 13

14 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 14 Recrutamento EXTERNO VANTAGENS – Traz sangue novo e pode inspirar a inovação DESVANTAGENS – Pode desmoralizar e desmotivar os empregados atuais – Candidatos externos não têm familiaridade com a organização e podem acabar descobrindo que não gostariam de trabalhar ali. FORMAS DE RECRUTAMENTO EXTERNO: anúncios em jornais; indicações por empregados; recrutamento em universidades; internet

15 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 15 Perfil do gerente que as empresas querem ( Revista Você ).


Carregar ppt "IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte) DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTES: BATEMAN, Thomas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google