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IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 1 DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTES: BATEMAN, Thomas S., SNELL,

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1 IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 1 DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTES: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo, Prof. João Bosco Torres Prof. João Bosco Torres

2 Proatividade A estrutura formal existe para controlar pessoas, decisões e ações. Mas, no ambiente empresarial de hoje, que muda rapidamente, é mais vital do que nunca, para a sobrevivência de uma empresa, ter PROATIVIDADE, ou seja: Rapidez Rapidez Agilidade e Agilidade e Capacidade de adaptação às exigências de mudança Capacidade de adaptação às exigências de mudança IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 2 Comportamentos proativos e reativos

3 Empresas progressistas As empresas progressistas valorizam muito a capacidade de AGIR, e agir DEPRESSA. QUEREM agir de acordo com as necessidades dos clientes e outras pressões externas;agir de acordo com as necessidades dos clientes e outras pressões externas; tomar atitudes para corrigir erros passados;tomar atitudes para corrigir erros passados; tomar atitudes para se preparar para um futuro incerto;tomar atitudes para se preparar para um futuro incerto; ser capazes de responder a ameaças e oportunidades.ser capazes de responder a ameaças e oportunidades. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 3

4 Modelos de ORGANIZAÇÃO a) Organização MECANICISTA – A palavra organização é derivada do grego ORGANON que significa uma ferramenta ou instrumento. As organizações vistas como Máquinas tiveram origem na Administração Cientifica, iniciada por Taylor (1911). Estas organizações são comumente chamadas de Burocracia por ter atividades rotineiras, repetitivas, previsíveis, estáveis. Os aspectos humanos são "menosprezados", ou seja, há uma tendência que os trabalhadores, sobretudo nos níveis mais baixos da hierarquia, trabalhem como se fossem Máquinas. Por isso, chamadas de organizações mecanicistas. b) Organização ORGÂNICA – A organização orgânica é uma forma oposta à mecanicista, ou seja, é adaptável, solta e flexível, enquanto que a organização mecanicista é rígida e estável. É como se tivesse um organismo, ou seja, um ser vivo. Por isso chamadas de organizações orgânicas. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 4

5 O tamanho GRANDE de uma empresa também apresenta vantagens As empresas devem crescer para obter sucesso a longo prazo. O TAMANHO cria –economias de escala, ou seja, custos mais baixos por unidade de produção; –maior prestígio; –estabilidade; –lucros; –maior poder de compra –acesso mais fácil ao capital IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 5

6 Dificuldades da empresa GRANDE Entretanto, uma organização grande e complexa pode ter DIFICULDADES –em administrar as relações com os clientes e entre suas próprias unidades; –a burocracia pode ficar excessiva e –a vantagem da economia de escala pode ser suplantada pelas empresas pequenas, mais ágeis com os recursos tecnológicos e as compras via Internet. O lema atual é o pequeno é bom. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 6

7 Vantagens das PEQUENAS empresas podem mover-se mais rapidamente; fornecem mercadorias e serviços de qualidade para nichos de mercado específicos; inspiram um maior envolvimento de seu pessoal; introduzem produtos novos e melhores; roubam fatias do mercado; têm mais flexibilidade e proatividade. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 7

8 Criar a CULTURA apropriada CULTURA ORGANIZACIONAL é o conjunto de suposiões importantes partilhadas pelos membros da empresa a respeito da organização, suas metas e práticas. É um sistema de valores partilhados a respeito do que é importante evalores partilhados a respeito do que é importante e crenças sobre como o mundo funciona.crenças sobre como o mundo funciona. A cultura de uma empresa fornece um quadro que organiza e dirige o comportamento das pessoas no trabalho. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 8

9 Cultura FORTE A culturas podem ser fortes e fracas. As culturas FORTES podem ter grande influência sobre o modo como as pessoas pensam e se comportam. Cultura forte é aquela em que todos entendem e acreditam nas –metas, –prioridades e –práticas da empresa. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 9

10 Vantagem ou Desvantagem de uma cultura FORTE VANTAGEM, se os comportamentos que encoraja e facilita forem os apropriados. DESVANTAGEM, se encoraja os comportamentos errados, podendo dificultar gravemente os esforços da empresa para operar as mudanças adequadas. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 10

11 Cultura FRACA Numa cultura FRACA, pessoas diferentes têm valores diversos,pessoas diferentes têm valores diversos, existe uma confusão a respeito das metas da empresa eexiste uma confusão a respeito das metas da empresa e não fica claro de um dia para o outro por quais princípios as decisões devem ser guiadas.não fica claro de um dia para o outro por quais princípios as decisões devem ser guiadas. Uma cultura fraca proporciona confusão, conflito e baixo desempenho. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 11

12 Administração da CULTURA As empresas hoje sabem que melhorar a qualidade, adotar uma orientação voltada para o cliente e outras atitudes necessárias para se tornarem competitivas são tão essenciais que exigem mudanças culturais profundas. A alta administração pode adotar VÁRIAS abordagens para administrar a cultura. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 12

13 Administração da CULTURA Em primeiro lugar, a liderança da corporação deve ABRAÇAR ALTOS IDEAIS E VISÕES para a empresa, que irão inspirar os membros da organização. A VISÃO, seja relativa à qualidade, à integridade, à inovação ou a qualquer outro elemento, deve ser articulada repetidas vezes, até que se torne uma presença tangível em toda a organização. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 13

14 Administração da CULTURA Em segundo lugar, os administradores devem prestar atenção constante aos pequenos detalhes dos problemas cotidianos, como –fazer uma comunicação regular, –ser visível e ativo em toda a empresa e –dar exemplos. O CEO não deve apenas falar sobre a visão: deve incorporá-la todos os dias. Isso faz com que os pronunciamentos do CEO ganhem credibilidade, cria um exemplo pessoal que pode ser emulado por outros e gera uma confiança de que o progresso da organização, na direção dessa visão, continuará a longo prazo. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 14

15 Administração da CULTURA Todo o tempo é essencial que o CEO e outros executivos celebrem e recompensem aquelas PESSOAS que exemplificam os novos valores. Outra chave para a administração da cultura envolve –a contratação e a sociabilização de NOVOS FUNCIONÁRIOS, e –a vinculação da promoção aos novos valores adotados. IA_19_Organização Proativa_Administrando a Informação e Cultura Organizacional 15 Não desista


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