Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPolly Pollyy Alterado mais de 7 anos atrás
1
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL
2
Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento
3
Como pode ser feito? ◦INDIVIDUAL ◦FAMILIAR ◦COLETIVO
4
Aconselhamento Nutricional ◦A intervenção nutricional que tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo ao bem estar geral de um indivíduo. ◦A educação ou aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida
5
Aconselhamento Nutricional - finalidades ◦Atingir o melhor resultado no tratamento nutricional de um paciente é uma meta contínua a ser trabalhada por um nutricionista. ◦A diversidade de informações disponíveis na internet (Rede Social), sem fundamento científico. Nosso papel esclarecer as informações. ◦Escutar, gerenciar as motivações do paciente, distinguir as aprendizagens, são competências que precisam ser agregadas ao cotidiano deste profissional da saúde.
6
Aconselhamento Nutricional - finalidades ◦Nós podemos ajudar no sentido de saber como impulsionar as pessoas para renovar os comportamentos. ◦Buscando a aderência do paciente ao tratamento nutricional recomendado.
7
Aderência às Orientações Nutricionais ◦Estabelecer um relacionamento de confiança de longo prazo. ◦Identificar as expectativas e receios do indivíduo. ◦Manter contato ( retorno próximo) ◦Ser positivo. Enfatizar os alimentos permitidos e preferidos antes de citar os proibidos.
8
Aderência às Orientações Nutricionais Evitar sobrecarga de informações. Estabelecer prioridades: objetivos alcançáveis de curto prazo (Ex. oficinas e palestras) e longo prazo (Ex. escolha mais saudável dos alimentos). Aumentar, aos poucos, a complexidade dos objetivos. Entregar material escrito simples e criativo.
9
Aderência às Orientações Nutricionais ◦As receitas culinárias são ótimas ferramentas de fixação da aprendizagem ◦Valorizar o sabor. ◦Medir o sucesso (avaliação nutricional) e relatar ao paciente. ◦Orientar para que busque apoio familiar e profissional ( familiares, amigos, grupos de apoio). Pacientes com menos motivação e compromisso
10
Lembre-se que: ◦Cada cliente é diferente do outro, cada situação é única. ◦O cliente é o maior expert do mundo sobre seus próprios problemas. ◦O sucesso não costuma ser imediato, é preciso ter paciência. ◦A orientação deve ser feita com o cliente e não para o cliente, é preciso envolvimento ◦O período de aconselhamento deve durar, pelo menos, de 3 a 6 meses.
11
Sugestões... ◦Tratar o cliente como se ele fosse a pessoa mais importante do mundo naquele momento. ◦Jamais tratar o cliente como criança. ◦Não ficar interrompendo. ◦Evitar dizer o que deve e tem de fazer. Dar “sugestões”. ◦Evitar machucar os conceitos (religião, cultura), ◦Dar atenção às mensagens não verbais ( “ouvir com os olhos”) ◦Evitar ser invasivo ÉTICA
12
Para Alcançar um aconselhamento efetivo é preciso:
13
O resultado desse processo é a mudança de comportamento e não somente a melhoria do conhecimento sobre nutrição
14
Mudança no estilo de vida
15
Referências ◦SCHULTZ, R. D. P.; WICHMANN, F. A.; COUTO, A. N. Adesão e eficácia do aconselhamento dietético após intervenção nutricional em mulheres com fatores de risco para a síndrome metabólica. Cinergis, 15 (3): 123-128, 2014.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.