A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de."— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de Figueiredo Orientadora: Patricia Osório Guerreiro Turma 3

2 Importância da Ação Programática
“A Organização Mundial da Saúde estima que ocorram mais de casos novos de câncer de mama em todo o mundo a cada ano, o que o torna o câncer mais comum entre as mulheres. O câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre mulheres no mundo2”

3 Localização geográfica do município de Tupanci do Sul-RS

4 Ambulatório Municipal de Tupanci do Sul-RS

5 Introdução Descrição UBS População 1532 hab. ESF100% Estrutura física
Equipe completa de profissionais da ESF + AB (fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista ,pediatra, digitadores e equipe de vigilância em saúde. Situação da ação programática antes da intervenção Ausência de dados de cobertura Vínculo reduzido dos usuários com a UBS pela troca de profissionais frequentemente. Necessidade de intervenção da equipe nas ações de saúde da mulher.

6 Objetivo geral Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e mama no município de Tupanci do Sul-RS

7 Objetivos Específicos
1.Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; 2.Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia; 3.Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS; 4.Melhorar registros das informações;

8 Objetivos Específicos
5.Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; 6.Implementar ações de promoção à saúde para prevenção do Ca de colo de útero e de mama; 7.Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias das mulheres.

9 Metodologia Ações

10 Ações Definição de Público alvo (Protocolo) Capacitação da equipe;
Adequação da agenda; Cadastramento de todas as mulheres; V.D. Oferta maior de dias e horários Reuniões comunidades e Especial Ação Dia da Mulher Melhora da qualidade da assistência (adequação consultório) Implantação da ficha espelho rotativa Envio convite Melhora registros

11 Convite

12 Dia da Mulher 2013

13 Metodologia Logística
16 semanas de intervenção; Registros em prontuário eletrônico e livros específicos com resultados e data retorno espontâneo. Implantação ficha espelho rotativa Requisições padronizadas Sismama e Siscolo Disponibilização de arquivo entrega de exames na recepção após a avaliação do exame. Distribuição de folders nas comunidades. Realização de cronograma de Intervenção

14

15 metas e resultados Metas: Ampliar a cobertura de detecção precoce do ca de colo uterino e do ca de mama para 60%. Resultados: 75,6% das acompanhadas para câncer de colo uterino na UBS.

16 metas e resultados Resultados: 72,8% das mulheres acompanhadas para rastreamento de câncer mama.

17 metas e resultados Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do CP e mamografia a 100% das acompanhadas na UBS. Resultados: 304 mulheres acompanhadas. 1º mês de intervenção 59,5 % , 4º mês 91,08% .

18 metas e resultados Resultados: 1º mês 63,4% ao final dos quatro meses 100% de usuárias com a mamografia em dia.

19 metas e resultados Meta: Garantir referência e contra-referência para 50% das mulheres com exame citopatológico alterado. Resultado: 100%

20 metas e resultados Meta: Manter a coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino em 100%. Resultado: 100%

21 metas e resultados Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia na planilha ou no registro específico e implementar ficha espelho. Resultados: 91,8% de mulheres tem seus dados registrados.

22 metas e resultados Resultados: 100% de mulheres tem seus dados registrados.

23 metas e resultados Meta: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres nas faixas etárias-alvo. Resultado: 1º mês 59,5 % de mulheres com acompanhamento na UBS para a prevenção de ca de colo uterino , ao final da intervenção de 91,8% de mulheres com avaliação de risco .

24 metas e resultados Resultados: mulheres acompanhadas para rastreamento de câncer de mama com citopatológico e mamografia em dia com avaliação de risco para ca de mama e útero = 108% das mulheres acompanhadas.

25 metas e resultados Meta: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo uterino e mama. Resultado: Mulheres com acompanhamento na UBS para rastreamento de câncer de colo uterino, percentual final = 91,8% das mulheres com orientação sobre DST.

26 metas e resultados Resultados: Mulheres com acompanhamento para rastreamento de câncer de mama o índice foi de 88, 1% com orientações sobre DST.

27 Discussão Importância da intervenção para a equipe, para o serviço e para a comunidade: A intervenção foi 100% incorporada a rotina do serviço. Todas as ações iniciadas serão continuadas, e incluem anualmente fazer o chamamento das mulheres a UBS. Importância para a comunidade: Conscientização, Informação e Prevenção das doenças rastreáveis através de detecção precoce. Importância para o serviço: Monitoramento e controle da saúde das mulheres para o rastreamento dos canceres.

28 Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem
O significado do curso para a prática profissional: Preparação para as atividades, conhecimento, visão de saúde coletiva; Aprendizados mais relevantes: trabalho em equipe, objetivos e metas. Acreditar que é possível!!!

29 Bibliografia BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. – Rio de Janeiro: INCA, 2011.  BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.  Diponível em Seguimento de Mulheres com Mamografia Alterada. Lucas Santos Zambon. Artigo disponível em: em fevereiro 2013. Imagens do arquivo de registros da UBS.

30 Obrigada parceiros!!!!!!


Carregar ppt "Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google