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EMPREENDEDORISMO:.

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO:."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO:

2 Introdução e histórico de empreendedorismo
Brasil: tema intensificado no fim dos anos 90 Criação de empresas duradoras e diminuição da taxa de mortalidade Consequências da globalização: desemprego Surgimento da Nova economia Criação de órgãos e programas de apoio ao empreendedorismo

3 Introdução e histórico de empreendedorismo
Evolução das teorias administrativas Era do empreendedorismo: criação de novas relações de trabalho, novos empregos, gerando riquezas Brasil maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA), 17,5%, seguido pela China, com 14,4% e a Argentina com 14,2%. (pesquisa 2010) Dos países do BRIC, o Brasil tem a população mais empreendedora, com 17,5% de empreendedores em estágio inicial.

4 Introdução e histórico de empreendedorismo
Empreendedorismo como centro das políticas públicas em vários países Brasil: Sebrae, Incubadoras, Ministério da MPE

5 Empreendedorismo: O que é?
Empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade.de 2

6 Empreendedorismo: O que é?
É o estudo das características e comportamento do empreendedor. É o foco na pessoa “Empreendedorismo é um comportamento e não um traço da personalidade” Peter Drucker 2

7 Empreendedorismo: O que é?
O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de oportunidade de negócios, tem como foco a inovação e a criação de valor. 2

8 E empreendedor? O empreendedor imagina, desenvolve e
realiza visões” (Filion) O empreendedor é alguém que sonha e tenta transformar o seu sonho em realidade” ( Dolabela) Sentir a necessidade de realizar coisas novas, pôr em prática ideias próprias, tornar seus sonhos realidade, através de atividades planejadas. (SEBRAE) 2

9 EMPREENDEDORES São pessoas que precisam ser donos de suas próprias decisões e seus próprios caminhos. Isto não significa falta de limites ou parâmetros. É o sujeito com forte necessidade de realização e poder, que possui habilidade de influenciar pessoas, sente necessidade de ter seu próprio negócio e aproveita as oportunidades que surgem McClelland 4

10 Em qualquer definição de empreendedorismo
encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor : Iniciativa para criar/inovar e paixão pelo o que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar. 2

11 Fatores Pessoais Motivação para fazer acontecer
Auto- controle e auto- confiança Tolerância à ambiguidade Aceitar riscos Atenção às oportunidades Determinação Paixão 6

12 MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER
Por necessidade: motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda Por oportunidade: motivados pela percepção de uma oportunidade de mercado;

13 MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER
Necessidade ou Oportunidade:?

14 Afinal quem é o empreendedor?
É alguém - uma pessoa - que empreende – que constrói algo novo; Alguém que possui uma visão à frente - enxerga o futuro - e se propõe a construí-lo; Alguém que tem motivação e energia para promover mudanças; É um agente de transformação! O empreendedor é alguém que não está satisfeito com o estado das coisas e deseja construir o novo; 5

15 Tipos de empreendedores
Empreendedor de negócios: Aquele que identifica oportunidades no mercado, planeja e constrói novas empresas; Empreendedor interno: O indivíduo que promove as mudanças dentro da empresa em que trabalha; re-inventa a empresa e os negócios, etc Empreendedor comunitário ou social: Aquele que promove mudanças, reune recursos e constrói em benefício da comunidade – voluntariado; terceiro setor 6

16 CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

17 Milhões viram a maçã cair, mas só Newton perguntou
Conjunto de realização BUSQUE OPORTUNIDADES E TENHA INICIATIVA: descobrindo e transformando oportunidades em produtos e negócios inovadores Faz as coisas antes de ser solicitado ou antes de ser forçado pelas circunstâncias. No desenvolvimento dos seu trabalho busca soluções inusitadas para problemas cotidianos. Aproveita oportunidades fora do comum para começar um projeto, conseguir auxilio, parcerias ou assistência. Milhões viram a maçã cair, mas só Newton perguntou por quê”. Fonte: EMPRETEC 8

18 Correr riscos calculados
O empreendedor não está em busca de aventuras e sim de resultados. Avalia alternativa e calcula riscos. Age para reduzir riscos e controlar os resultados Coloca-se em situações que implicam riscos e desafios moderados "É preciso menos tempo para fazer algo da maneira certa do que explicar por que foi feito da maneira errada". Henry Longfellow 8

19 EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA
Exceder padrões de qualidade com menores custos: este é o desafio. Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados. 8

20 “Nada está em nosso poder como a própria vontade”.
Persistência As estratégias mudam com as circunstâncias. Seja persistente, não teimoso Age diante de um obstáculo significativo. Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar desafios ou superar obstáculos. Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa. “Nada está em nosso poder como a própria vontade”. Santo Agostinho 8

21 Comprometimento Dedicação e responsabilidade não são sacrifícios, mas investimentos Assume responsabilidade pessoal para solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa Esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo. “Não há atalhos para os lugares aos quais vale a pena chegar”. Beverly Sills 9

22 Conjunto de Planejamento
Busca de Informações Necessidades dos clientes, competência dos concorrentes e condições dos fornecedores: este é o seu universo. Conheça-o. Dedica-se pessoalmente a obter informações sobre seus projetos e possíveis parecerias. Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecedores e concorrentes. Consulta especialista para obter assessoria técnica e comercial. “O homem pode tanto quanto sabe”. Francis Bacon 9

23 “O real não está na saída
Estabelecimento de Metas : Desafios de curto, médio e longo prazo são a sua estrada. Boa viagem ! Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e tem significado pessoal. Tem visão de longo prazo clara e específica. Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis. “O real não está na saída e nem na chegada, está na travessia”. Guimarães Rosa 9

24 Planejamento e monitoramento sistemático:
Planejar é projetar hoje aonde se quer chagar no futuro, enxergando o caminho a ser percorrido e seus obstáculos. É o sonho conseqüente. Planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. Constantemente revisa seus planos, levando em conta os resultados e mudanças circunstanciais. Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões “O real não está na saída e nem na chegada, está na travessia”. Guimarães Rosa 9

25 Persuasão e rede de contatos:
Conjunto de Poder Persuasão e rede de contatos: Forme redes de contatos. Desperte e conquiste corações e mentes Utiliza estratégicas deliberadas para influenciar ou persuadir os outros. Conta com pessoas chave como agentes para alcançar objetivos. Age para desenvolver e manter relações comerciais. “A liderança existe quando há um movimento em direção a um objetivo”. Amyr Klink 9

26 Independência e autoconfiança
Errar faz parte da natureza de qualquer ser humano. Fazer dos erros uma oportunidade para se tornar melhor, é da natureza do empreendedor. Busca autonomia em relação ás normas e controle dos outros. Quando acredita na ideia, mantém seu ponto de vista mesmo diante de resultado abaixo do esperado. Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios. “Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”. ) 9

27 explorar oportunidades
networking dinamismo fazer a diferença liderança organização risco visão Empreendedores de sucesso planejamento motivação criatividade conhecimento equipe explorar oportunidades paixão

28 SORTE? Em empreendedorismo sorte é o encontro da
preparação com a oportunidade! 10

29 “Onde outros vêem CRISE, EMPREENDEDORES enxergam
QUERER NÃO É PODER “Onde outros vêem CRISE, PROBLEMAS, CAOS,CONFUSÃO... EMPREENDEDORES enxergam OPORTUNIDADES!” 10

30 O MAPA DO EMPREENDEDOR TER IDEIA EXECUÇÃO PLANEJAMENTO CONSTRUIR
POR EM PRÁTICA PESQUISAR PLANEJAR OPORTUNIDADES ILUMINAÇÃO TER IDEIA PLANO DE NEGÓCIOS 10

31 O processo empreendedor
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

32 Fatores ambientais e pessoais
Fatores Pessoais Fatores Pessoais Fatores Fatores Pessoais Fatores realização pessoal assumir riscos Sociológicos empreendedor Organizacionais assumir riscos insatisfação com o networking líder equipe valores pessoais trabalho equipes gerente estratégia educação ser demitido influência dos pais visão estrutura experiência educação família cultura idade Modelos (pessoas) produtos de sucesso inovação evento inicial implementação crescimento Ambiente Ambiente Ambiente oportunidade competição competidores criatividade recursos clientes Modelos (pessoas) incubadoras fornecedores de sucesso políticas públicas investidores bancos advogados recursos políticas públicas

33 Importância das MPE no Brasil
Representam 99,2% de todos os negócios As MPEs representam 25% do PIB Responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país

34 Causas de morte prematura das Pequenas Empresas
Desconhecimento do mercado Falta de capital de giro Concorrência mais ágil e preços melhores Desconhecimento técnico Modismo Saque de dinheiro para despesas pessoais Baixos investimentos em comunicação Descontroles contábeis e administrativos Baixa qualificação de mão-de-obra Nível de dívidas bancárias insustentável 11

35 Percentual de Empresários que responderam Logística Operacional
Causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas Categoria Ranking Dificuldade/Razões Percentual de Empresários que responderam Falhas Gerenciais Falta de capital de giro 44,1 Problemas financeiros 26 Ponto / Local Inadequado 9 10º Falta de conhecimento gerenciais 8,5 Causas Econômicas Falta de Clientes 20,9 Maus pagadores 24,9 Recessão econômica do País Logística Operacional 13º Instalações Inadequadas 3,4 12º Falta de mão-de-obra qualificada 4,5 Políticas Públicas e Arcabouço Legal Falta de crédito bancário 14,1 11º Problemas com Fiscalização 6,2 Carga tributária elevada 40,7 Outros Outras razões 24,3 Fonte: SEBRAE/RN – 2º semestre de 2004

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38 Em 2010, 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. Em 2009, este índice era de 62%

39 MORTALIDADE DE EMPRESAS
Principais motivos descritos pelos empreendedores 29% - falta de clientes 21% - capital insuficiente 5% - Concorrência 7% - Burocracia e impostos

40 MORTALIDADE DE EMPRESAS Principais motivos – Sebrae
Falta de planejamento Não adoção de técnicas de marketing Falta de avaliação de custos e de fluxo de caixa

41 Fatores críticos de um negócio bem sucedido 11

42 Quero abrir uma empresa Como Começar?
$ $ Quero abrir uma empresa Como Começar? Quando uma idéia vira oportunidade? Como saber isso ? Plano de Negócio - uma forma de avaliar a idéia. 12

43 E por que é feito o Plano de Negócios? Por inúmeros motivos, entre os
quais alguns são fundamentais: 1) É um instrumento de diminuição de riscos. Ao fazer o Plano de Negócios, o empreendedor estuda a viabilidade de um produto sob todos os aspectos; 13

44 E por que é feito o Plano de Negócios? É o negócio que sonhei ?
2) É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo. Sim, é um instrumento de reflexão sobre a empresa: vale a pena? É o negócio que sonhei ? 14

45 E por que é feito o Plano de Negócios? desistência da idéia.
3) Depois de feito, o Plano de Negócios indica novos caminhos ... ... entre eles, mesmo a desistência da idéia. 15

46 E por que é feito o Plano de Negócios?
4)É um espaço onde os erros saem mais baratos ... ... no papel ou na tela do computador !!! 16

47 E por que é feito o Plano de Negócios?
5)É também uma linguagem entre o empreendedor e todos os seus parceiros: sócios, empregados, investidores, bancos, contadores, agências governamentais de fomento e financiamento, etc.. 17

48 RESUMINDO: O Plano de Negócios deve ser feito com o objetivo de:
identificar oportunidades e ameaças; suportar as decisões que o empreendedor deverá tomar para se tornar bem sucedido; ser um instrumento que permite ao empreendedor condensar as informações que são obtidas no mercado; sensibilizar os parceiros e os investidores; avaliar as diversas influências ambientais incidentes sobre o seu novo negócio, podendo assim, minimizar o seu risco. 18

49 Fontes de Pesquisa DOLABELA, F. O segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999. CLEMENTE, A. Projetos empresariais e públicos. São Paulo: Atlas, 1998 CHER, R. O meu negócio. Todos os passos para a avaliação, planejamento, abertura e gerenciamento de um negócio próspero. São Paulo: Negócio Editora, 2002. LAS CASAS, A. L. Plano de marketing para micro e pequenas empreas. São Paulo: Atlas, 2001. LODISH, L. M. Empreendedorismo e marketing: lições do curso de MBA da Wharton School. Rio de Janeiro: Campus, 2002. TACHIZAWA, T.; FARIA, M. S. A. Criação de novos negócios: gestão de micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. WALCOFF, P. MBA compacto, planejamento de negócios para o crescimento. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 21

50 Fontes de Pesquisa Sites:
22

51 Mitos sobre o empreendedor
Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam relevantes habilidades, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. Mito 2: Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em “partes menores”

52 Mitos sobre o empreendedor
Mito 3: Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

53 Mitos e verdades (Fonte: livro “Empreendedorismo na Prática”)
Experiência anterior no ramo: VERDADE Idéia desenvolvida na garagem: MITO criatividade não é tudo Relacionamento/networking: VERDADE

54 Mitos e verdades Sorte: MITO Planejamento: VERDADE
intuição x planejamento Risco calculado: VERDADE

55 Mitos e verdades Ganhar dinheiro: MITO Trabalhar menos: MITO
Usar os próprios recursos: VERDADE

56 Mitos e verdades Família empreendedora: VERDADE
Empreendedor nato: MITO Ter sócios não é bom: MITO sócios são essenciais e complementam

57 O que eles/elas buscam... Realização de seus sonhos


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