A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barreiras Internas aos Portos do Rio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barreiras Internas aos Portos do Rio"— Transcrição da apresentação:

1 Barreiras Internas aos Portos do Rio
SECRETARIA DE TRANSPORTES CLI / AEB, 07/02/17

2 PELC RJ 2045 - ÂNCORAS LOGÍSTICAS
Porto do Rio Porto do Açu Aeroporto Internacional Galeão Porto de Itaguaí Eixo Multimodal Rio-Espírito Santo Eixo Multimodal Rio-São Paulo Eixo Multimodal Central Rio-Minas Arco Metropolitano Acessos à RMRJ Ligações Transversais Estado/Fronteiras Ligações Regiões Serrana – Noroeste Instalações Logísticas de apoio offshore

3 Portfólio Estratégico do PELC (ex. Âncora 7)
Eixo Multimodal Central Rio-Minas Agrupamento Pleitos e projetos BR 040 3 faixas por sentido do Km 0 ao Km 21,7 (entre a divisa RJ/MG e a cidade de Três Rios até 2034 3 faixas por sentido entre o município de Três Rios e o município de Petrópolis-início do trecho de serra até 2019 4 faixas por sentido entre o município de Três Rios e o município de Petrópolis-início do trecho de serra até 2044 5 faixas por sentido - entre o município de Duque de Caxias (fim do trecho de serra) e Av. Brasil (BR-101/RJ) até 2019 6 faixas por sentido - entre o município de Duque de Caxias (fim do trecho de serra) e Av. Brasil (BR-101/RJ) até 2024 7 faixas por sentido - entre o município de Duque de Caxias (fim do trecho de serra) e Av. Brasil (BR-101/RJ) até 2044 4 faixas por sentido entre o município Petrópolis e o munícipio de Duque de Caxias até 2034 5 faixas por sentido entre o município Petrópolis e o munícipio de Duque de Caxias até 2044 Agrupamento Pleitos e projetos BR-393 Duplicação da BR 393 entre Barra do Piraí e Vassouras, no entroncamento com a RJ 127 Adequações nas alças de acesso da BR 393 duplicada para a BR 040 Duplicação da BR 393 entre Sapucaia e Além Paraíba Duplicação da BR 393 entre Além Paraíba e Pirapetinga Construção de ligação de acesso à ZEN de Barra do Piraí Agrupamento Pleitos e projetos Linha do Centro Aumento de capacidade no trecho da Linha do Centro entre Barra do Piraí e Joaquim Murtinho, compatibilizando com aumento de volume de carga (retorno dos trens de minério e movimentação de contêineres) Agrupamento Pleitos e projetos BR116 Norte Nova pista de subida no entre Parada Modelo e Teresópolis conforme idealizado pela CRT Duplicação do trecho entre Teresópolis e Além Paraíba Duplicação entre a cidade de Guapimirim e a cidade de Teresópolis, até 2019 Faixa adicional entre a cidade de Teresópolis e o município de Sobradinho, até 2019 Duplicação entre a cidade de Teresópolis e o município de Sobradinho, até 2024 3 faixas por sentido entre a município de Duque de Caxias e a cidade de Guapimirim até 2024 4 faixas por sentido entre a município de Duque de Caxias e a cidade de Guapimirim até 2034 Agrupamento Pleitos e projetos Plataformas logísticas no eixo Rio - Minas Construção de Terminal Multimodal com Porto Seco em Três Rios, próximo ao entroncamento ferroviário e ao entroncamento das rodovias BR 393 e BR 040 Implantação de Plataforma Logística nas proximidades da BR 040 na Região de Petrópolis

4 Âncora Logística Porto do Rio Status no Planejamento
Desdobramentos da carteira de projetos do PELC – Porto do Rio Fevereiro de 2017 Âncora Logística Porto do Rio Status Planejado P 23 Iniciado I 5 Concluído C 1 Suspenso S Status no Planejamento Estudos e Articulações E 12 Intenção I 11

5 Estudo Estratégico 2 – Plano de Investimentos em Rodovias
Resultado da Análise de Viabilidade para concessão ou PPP com base na demanda BR-040 BR-116 BR-493 BR-101N BR-101S

6 BR-493 – Arco Metropolitano
Estudo Estratégico Estudos de Viabilidade para Concessão ou Parceria Público Privada Só Pedágio Pedágio + Subvenção Só Subvenção Possível Concessão - Rodovias com elevado fluxo veicular, onde uma empresa privada possui total capacidade de subsistência apenas explorando receitas relativas à tarifa nas praças de pedágio ou serviços na rodovia. Possível Parceria Público Privada Completa - Rodovias com fluxo veicular, onde uma empresa privada possui capacidade parcial de subsistência com a exploração de receitas relativas à tarifa nas praças de pedágio ou serviços na rodovia, sendo o estado obrigado a entrar com uma contrapartida financeira cobrindo as despesas necessárias e garantindo que o valor da tarifa de pedágio esteja dentro de padrões aceitáveis aos usuários. Possível Parceria Público Privada de Manutenção - Rodovias com baixo fluxo veicular, onde uma empresa privada não possui capacidade de subsistência com a exploração de receitas relativas à tarifa nas praças de pedágio ou serviços na rodovia. A degradação da via ocorre principalmente devido à exposição ao tempo e não se justifica implantar sistemas de pedágio ou serviços de atendimento ao usuário. Essas rodovias deverão ser loteadas e, apenas com o dinheiro do estado, deverão ser realizadas obras de recuperação, manutenção e conservação. OBS: As Concessões ou PPP’s são possíveis integralmente nas vias ou em trechos descontínuos. Concessão BR-493 – Arco Metropolitano BR-101 S BR-354 BR-356 BR-465 BR-493 RJ-106 RJ-114 RJ-127 RJ-140 RJ-145 RJ-151 RJ-155 RJ-162 RJ-186 RJ-220 PPP Completa BR-494 BR-495 RJ-122 RJ-139 RJ-174 RJ-182 RJ-224 PPP Manutenção RJ-121 RJ-125 RJ-137 RJ-143 RJ-146 RJ-149 RJ-153 RJ-158 RJ-159 RJ-160 RJ-164 RJ-168 RJ-172 RJ-196 RJ-214

7 Estudo Estratégico 3 – Logística RJ / Sul de MG e Zona da Mata
Principais conclusões sobre a conexão logística com o Sul de MG O Sul de MG possui importantes polos de produção agrícola e de desenvolvimento tecnológico, porém com fraca integração física e econômica com o RJ. A qualificação da MG-467 e da RJ-153 é estratégica para alavancar a conexão logística com o RJ, principalmente para a expansão da hinterlândia dos portos fluminenses.

8 Estudo Estratégico 4 – Conexão Logística no eixo Vale do Paraíba RJ-SP
Dutra ll - Alternativas de traçados analisados no PELC As restrições de aumento de capacidade na Dutra indicam que a principal conexão rodoviária do país ficará estrangulada se nada for feito nos próximos anos Enquanto o Estado de São Paulo já vem implantando um corredor de alta capacidade com acessos controlados, o Estado do RJ precisa encontrar uma solução!!

9 Estudo Estratégico 5 - soluções logísticas de acesso terrestre às instalações de apoio offshore (portos/terminais e aeroportos/heliportos) no Estado do Rio de Janeiro Ex: As propostas de solução para a área de influência de Macaé visaram racionalizar sua conectividade com as infraestruturas de acesso regional e de longa distância, bem como o fluxo de cargas entre as suas zonas industriais e ativos logísticos. Ex.: Melhoria dos acessos no Distrito Industrial de Macaé Ex.: Implementação de novos eixos de transporte

10 PELC / ACRio – Zona Internacional de Serviços e Logística ZIS-L
EF-354 Ferrovias Rodovias MRS EF-118 BR-040 ARCO Porto do Açu Porto do Rio Porto de Itaguaí

11 Obrigado ! Delmo Pinho Novembro de 2010
Subsecretário de Estado de Transportes / RJ Novembro de 2010


Carregar ppt "Barreiras Internas aos Portos do Rio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google