A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR"— Transcrição da apresentação:

1 LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR
Prof. Lucas Neto 1

2 INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS
2

3 FINALIDADE DA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO
PRESTAR CULTO E SERVIÇO AO SENHOR EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DO POVO DE ISRAEL INDICAR JESUS CRISTO COMO REI E REDENTOR

4 I – ISRAEL, UM POVO CUJO ESTILO DE VIDA RESUME-SE EM ADORAÇÃO
A GLÓRIA É DE DEUS 4

5 O CENTRO RELIGIOSO DE ISRAEL
A ordenança de Deus a Moisés para a construção do tabernáculo, (tenda da congregação), a composição da liturgia de sacrifícios, a escolha especial sacerdotal da tribo de Levi para a administração espiritual e litúrgica da Casa do Senhor, consolidou a institucionalização da adoração e louvor do povo de Israel para com Yahweh, o nosso grandioso Deus.

6 I I – CRITÉRIOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ADORAÇÃO EM ISRAEL
A GLÓRIA É DE DEUS 6

7 TIPOS DE SACRIFÍCIOS IDÉIA BÁSICA NOME DO SACRIFÍCIO TEXTO ELEMENTO
OFERECIDO OCASIÃO OU MOTIVO Consagração HOLOCAUSTO Lv 1 Macho sem mancha bovino, ovino ou caprino. Pombos ou rolinhas Em um momento de adoração ao Senhor, pela necessidade de consagração pessoal Gratidão OFERTA DOS MANJARES Lv 2 Farinha, bolo ou espigas verdes Ações de graças pelas provisões materiais. Yahweh é um Deus que prover. Comunhão OFERTA PACÍFICA Lv 3 Macho ou fêmea de bovinos, ovinos ou caprinos, sem mancha ou defeito Pagamento de voto, por bênçãos inesperadas ou por gratidão e louvor. Promovia a amizade entre as pessoas Perdão OFERTA PELO PECADO Lv 4 Novilho, bode ou cabra Por quebra de algum mandamento do Senhor; desobediência Restauração OFERTA PELA CULPA Lv 5-6.7 Fêmea de gado miúdo (cabra ou cordeira), pombos, rolinhas ou farinha Por algum descuido ou má utilização das coisas sagradas (profanação, juramento falso, etc)

8 SIMBOLISMO ESPIRITUAL DOS SACRIFÍCIOS
OFERTA SIMBOLISMO EM CRISTO SIMBOLISMO NA VIDA CRISTÃ HOLOCAUSTO Entrega plena de Cristo à realização do plano do Pai. Entrega de corpo, alma e espírito (Hb 10:1-18) Incentiva o crente a entregar-se sem reservas a Deus. “amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo teu coração, alma e poder” (Dt 6:5) MANJARES Cristo, a grande provisão de Deus para a humanidade: “eu sou o Pão vivo que desceu do céu” (Jo 6:51) Lembra o crente sobre sua responsabilidade social em levantar provisões para com os necessitados (Tg 2:15-17 ) PACÍFICA Cristo o mediador da comunhão entre o homem e Deus. “ Sendo pois justificados pela fé temos paz com Deus”. (Rm 5:1) Encoraja uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos, pois a comunhão é a marca da igreja. (1 Jo1:7) PECADO Jesus a solução para o problema espiritual do ser humano (1Pe 1:17-21) Orienta o pecador a olhar para Jesus como sendo aquele que tira o pecado do mundo (Jo1:29) CULPA Jesus é aquele que remove a culpa do crente ao incorrer em algum deslize na vida cristã.(1 Jo 2:1-2) Propõe ao cristão a confissão de seus pecados a Jesus e desperta-o a experimentar o tratamento de cristo dado à “matriz” pecaminosa (1 Jo1:9)

9 CONFIGURAÇÃO DO TABERNÁCULO
VISÃO DO TABERNÁCULO CELESTIAL NO MONTE TABERNÁCULO TERRESTRE

10 CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO
Lugar Santo Átrio Santo dos Santos

11 CONFIGURAÇÃO DO TABERNÁCULO
Santo dos Santos Átrio Véu Lugar Santo

12 SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO TABERNÁCULO
ENSINAR SOBRE O PLANO DE SALVAÇÃO PARA UMA COMUNHÃO ETERNA COM DEUS 12

13 SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO TABERNÁCULO
UMA VEZ POR ANO O SUMO SACERDOTE ADENTRAVA O SANTO DOS SANTOS PARA O DIA DA EXPIAÇÃO DOS PECADOS DE ISRAEL 13

14 DESCRITIVO E O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS PARTES E MOBÍLIA DO PÁTIO DO TABERNÁCULO

15 A CERCA DE LINHO FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO A CERCA DE LINHO
Separar o povo pecador da santidade de Deus. MINISTÉRIO DE CRISTO As iniquidades dos homens fazem separação entre Deus e os homens

16 AS PORTAS DE ENTRADA FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
PORTA DO SANTO DOS SANTOS PORTA DE ENTRADA PORTA DO LUGAR SANTO FINALIDADE A porta do pátio os israelitas a chamavam de o caminho, a porta do lugar santo a chamavam de verdade e a porta do lugar santíssimo de a vida MINISTÉRIO DE CRISTO Jesus disse que Ele era a única porta para a salvação e disse ainda que Ele era o caminho , a verdade e a vida.

17 O ALTAR DE BRONZE FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
Local onde se realizava o sacrifício do holocausto com a respectiva expiação dos pecados. MINISTÉRIO DE CRISTO Tipifica o sacrifício de Jesus na cruz do calvário onde Cristo foi consumido para redimir os pecados dos homens e salvar a humanidade.

18 A PIA OU BACIA DE BRONZE FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
Local onde os sacerdotes lavavam suas mãos e seus pés antes de entrar e depois de sair do Lugar Santo como forma de purificação. MINISTÉRIO DE CRISTO Tipifica Jesus, pois , quem crê em Jesus recebe o E.S. O fundo da pia representa o espelho que é a Palavra de Deus e a água o batismo.

19 DESCRITIVO E O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS PARTES E MOBÍLIA DO LUGAR SANTO DO TABERNÁCULO

20 A MESA DOS PÃES DA PROPOSIÇÃO
FINALIDADE Sobre a mesa eram colocados 12 pães sem fermento em duas filas de seis representando as 12 tribos de Israel na presença de Deus. MINISTÉRIO DE CRISTO Jesus se referiu a Ele próprio como o pão da vida e disse que se comermos deste pão , viveremos eternamente.

21 O CANDELABRO DE OURO FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
Representa a luz de Yahweh iluminando Israel, onde cada uma das hastes representa um dos sete Espírito de Deus: Espírito do Senhor, Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, conhecimento e temor. MINISTÉRIO DE CRISTO Jesus disse que Ele era Luz do mundo onde as setes hastes representa as sete igrejas do Apocalipse.

22 O ALTAR DE INCENSO FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
Local onde era queimado o incenso que exalava um agradável aroma no Lugar Santo , significando amor, adoração e gratidão a Deus pelo perdão dos pecados. MINISTÉRIO DE CRISTO Tipifica Jesus como nosso intercessor e representa as nossas orações e culto a Deus que são recebidas pelo Senhor.

23 DESCRITIVO E O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS PARTES E MOBÍLIA DO LUGAR SANTÍSSIMO DO TABERNÁCULO

24 O VÉU DO SANTO DOS SANTOS
FINALIDADE Separar a santidade de Deus do homem pecador. MINISTÉRIO DE CRISTO O véu fala do corpo físico de Jesus Cristo. Pela morte de Cristo o véu foi rasgado de cima abaixo onde a presença de Deus foi descoberta e todos são convidados a entrar pelo caminho que Cristo abriu.

25 A ARCA DA ALIANÇA FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
Representava a Glória de Deus e armazenava as tábuas do dez mandamentos que representa o amor e a justiça de Deus; o pote com o maná que representa a provisão e o cuidado de Deus e bordão de Arão que representa o controle de Deus sobre todas as coisas MINISTÉRIO DE CRISTO Era uma representação de Cristo, onde a madeira de acácia significava a sua natureza humana e o ouro a sua natureza divina.

26 O PROPICIATÓRIO FINALIDADE MINISTÉRIO DE CRISTO
Era a tampa ou cobertura da arca e representava o trono de Deus e os Querubins representavam o juízo de Yahweh. Era o local onde a Glória de Deus se manifestava conhecida como a “SHEKINAH” MINISTÉRIO DE CRISTO O Senhor Jesus é o nosso propiciatório

27 SIMBOLISMO EM CRISTO E SIMBOLISMO NA VIDA CRISTÃ DAS PARTES, MÓVEIS E MATERIAIS DO TABERNÁCULO

28 SIMBOLISMO DAS PARTES DO TABERNÁCULO
Espaço Simbolismo em Cristo Simbolismo na Vida Cristã Átrio Jesus, o nosso Salvador A experiência da Salvação Lugar Santo Jesus o nosso Mediador A experiência da Santificação Santo dos Santos Jesus o nosso Senhor A experiência da Comunhão

29 SIMBOLISMO DOS MÓVEIS DO TABERNÁCULO
Móvel Simbolismo em Cristo Simbolismo na Vida Cristã Altar do Holocausto Cristo, “ O cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo Necessidade de confissão e busca de perdão Pia de Bronze Cristo, a “Água da Vida” que limpa o crente Necessidade de santificação diária e purificação pessoal Altar do Incenso Cristo, nosso intercessor Necessidade de vida diária de oração e adoração Mesa dos Pães Cristo “ Pão Vivo que desceu do Céu”, nosso provedor Necessidade de dar graças a Deus pelas provisões diárias Candelabro Cristo a “ Luz do Mundo Necessidade de testemunhar de Cristo às nações Arca e propiciatório Cristo, o inaugurador da Nova Aliança Necessidade de comunhão com Deus para refletirmos sua glória.

30 SIMBOLISMO DOS MATERIAIS DO TABERNÁCULO
Simbolismo em Cristo Simbolismo na Vida Cristã Cobre, prata, ouro e pedras preciosas Natureza Divina do Senhor Jesus. Sua Realeza e Senhorio Possibilidade de o crente vivenciar as realidades eternas Peles, lã, linho e madeira Natureza humana do Senhor Jesus. Seu sofrimento Corporeidade do crente e a razão para sua dependência de Deus

31 O CHAMADO PARA O SACERDÓCIO
O TABERNÁCULO ARÃO E SEUS FILHOS ESCOLHIDOS PARA O SACERDÓCIO LEVITAS LEI DE MOISÉS

32 O MINISTÉRIO BASE DOS SACERDOTES
OFERECER SACRIFÍCIOS ABENÇOAR OS ISRAELITAS ENSINAR A LEI E JULGAR OS CASOS REALIZAR OS RITOS CERIMONIAIS DO TABERNÁCULO

33 O MINISTÉRIO BASE DO SUMO SACERDOTE
REALIZAR AS FESTIVIDADES DIA DA EXPIAÇÃO PRESIDIR O SINÉDRIO ORGANIZAR AS FUNÇÕES ECLESIÁSTICAS E PROTEGER A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA

34 FUNÇÕES DA VESTE SACERDOTAL

35 SIGNIFICADO DE CADA PEÇA DA VESTE SACERDOTAL

36 SIGNIFICADO DA MITRA MITRA
Era uma espécie de turbante que possuía uma lâmina de ouro com as palavras “Santidade do Senhor” que proclamava que a santidade é indispensável para prestar culto a Deus.

37 SIGNIFICADO PEDRAS DE ÔNIX
Cada pedra trazia gravada seis dos nomes das tribos representando a todo o Israel no ministério da mediação bem como a sustentação dessa nação em Cristo.

38 SIGNIFICADO DA ESTOLA SACERDOTAL
Era uma espécie de corselete preso por um cinto e ombreiras

39 SIGNIFICADO DO PEITORAL
Era uma bolsa quadrada de 20 cm com doze pedras de diferentes tipos e cores. Cada pedra tinha um nome da tribo de Israel e por estar sobre o peito e coração do Sumo sacerdote lembrava a representatividade de reflexão e do amor do Senhor a Israel.

40 SIGNIFICADO DO URIM E TUMIM
Estas pedras tinham significados diferentes o Urim - Luzes e Tumim - perfeições. Eram duas pedrinhas , uma indicando resposta negativa e a outra positiva que lançadas ao acaso indicava uma resposta para uma consulta feita ao Senhor.

41 SIGNIFICADO DO CINTURÃO
Utilizado como elemento de fixação das vestes como todo significando preparação para o serviço.

42 SIGNIFICADO DO MANTO AZUL
TÚNICA OU MANTO AZUL O manto azul que simbolizava Cristo como nosso Sumo Sacerdote no céu se estendia do pescoço até aos joelhos sendo as suas orlas adornadas alternadamente com campainhas de ouro que representavam os dons do Espírito e romãs azuis que representavam o fruto do Espírito. Como a romã tem muitas sementes, é considerada símbolo de vida frutífera e os sinos eram para indicar que o Sumo Sacerdote estava vivo quando adentrava o Santo dos Santos do tabernáculo.

43 SIGNIFICADO TÚNICA BRANCA
Representava a pureza como elemento essencial para prestar culto ao Senhor e a justiça de Cristo

44 TÚNICA BRANCA, CINTA E MITRA
VESTES DOS SACERDOTES Mitra Branca Túnica Branca Cinta TÚNICA BRANCA, CINTA E MITRA Os sacerdotes utilizavam como vestes uma túnica branca, fixado por uma cinta e um mitra branca sobre a cabeça

45 CRISTO NOSSO SUMO SACERDOTE
CONSAGRADO COM UM JURAMENTO JESUS NÃO TEM PECADO ESCOLHIDO POR DEUS OFERECIMENTO PERFEITO E DEFINITIVO SACERDÓCIO INALTERÁVEL ELE INTERCEDE CONTINUAMENTE POR NÓS ELE É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM

46 I I I – A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FÉ HOJE
A GLÓRIA É DE DEUS I I I – A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FÉ HOJE

47 CARACTERÍSTICAS IGREJA DO SÉCULO 21
GRUPOS SE APODERAM DA ADMINISTRAÇÃO VISÃO FINANCEIRA E EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO MULTIPLICIDADE DE DENOMINAÇÕES RELIGIÃO DE MERCADO

48 CARACTERÍSTICAS IGREJA SÉCULO 21
A PALAVRA RETIRADA DO PÚLPITO LITURGIA ATIVIDADES MERCADOLÓGICAS ABSORÇÃO DA POLÍTICA PARTIDÁRIA

49 A IGREJA FIEL AO SENHOR Apesar dessas mazelas impregnadas em muitas igrejas do século 21, não podemos generalizar e nem deixar de mencionar que em nosso tempo ainda existem igrejas que guardam uma perfeita sintonia com as características da igreja do primeiro século, porém, são raras, o que não deixa de alegrar o nosso coração em saber que ainda existem homens chamados, vocacionados, consagrados e fiéis ao Senhor, e que guardam uma obediência incondicional aos preceitos bíblicos, ou seja, à vontade do Senhor.

50 O PERFIL DESEJADO IGREJA SÉC. 21
PROMOVER UM AVIVAMENTO ESPIRITUAL SER UM AGENTE TRANSFORMADOR

51 A GLÓRIA É DE DEUS IV – CONCLUSÃO

52 SOU A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
O tabernáculo para os israelitas da antiga aliança foi estabelecido para que eles compreendesse o único caminho da salvação e de uma comunhão eterna com Deus. Hoje não precisamos construir tabernáculo e nem fabricar os seus utensílios, e tampouco realizar os rituais e cerimoniais de sacrifícios, expiações, etc. Hoje nós somos o próprio tabernáculo e morada do Espírito Santo. Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador da humanidade, o Caminho a Verdade e a Vida. 52

53 A GLÓRIA É DE DEUS A TODOS MUITO OBRIGADO !
ESTE TRABALHO FOI FEITO PARA A HONRA E GLÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A TODOS MUITO OBRIGADO ! youtube.com/proflucasnetooficial facebook.com/proflucasneto 53 53


Carregar ppt "LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google