A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TABERNÁCULO (Êxodo 25—40). I- O tabernáculo está separado da congregação por uma cerca constituída de 60 colunas de bronze, sobre as quais apoiava-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TABERNÁCULO (Êxodo 25—40). I- O tabernáculo está separado da congregação por uma cerca constituída de 60 colunas de bronze, sobre as quais apoiava-se."— Transcrição da apresentação:

1 O TABERNÁCULO (Êxodo 25—40)

2 I- O tabernáculo está separado da congregação por uma cerca constituída de 60 colunas de bronze, sobre as quais apoiava-se um cortinado de linho branco, de dois metros e meio de altura. Isto fala da separação entre Deus e o pecador. Êx I O Tabernáculo

3 II- À porta do átrio havia uma cortina de dez metros, de linho fino trançado, e de fios de tecido azul, roxo e vermelho. Estas quatro colunas representam ou falam da oportunidade para todos, pois o número quatro está sempre relacionada a plenitude da terra. todos tem oportunidade de entrar no santuário. Êx

4 OS METAIS DO TABERNÁCULO I – BRONZE 1) As colunas e suas bases eram de bronze, o altar de sacrifícios era revestido de bronze, bem como todos os cravos. 2) As passagens bíblicas de êx 27.17; Nm 21.9; Jr 1.18, 6.8; I Co 13.1; II Co 5.21, indicam esse metal como o tipo de julgamento, de juízo. 3) O bronze no Tabernáculo, significa o julgamento do pecado.

5 OS METAIS DO TABERNÁCULO II – PRATA 1)A prata estava presente em todos os ganchos que ostentavam as cortinas do tabernáculo, também todas as tábuas do Santuário estavam apoiadas em bases de prata. 2) A prata é símbolo de resgate. Êx ; Lv 5.15; I Pd 1.18.

6 OS METAIS DO TABERNÁCULO III – OURO 1)A separação do lugar Santo do Santíssimo era feita por cinco colunas de ouro, que sustentavam, com seus colchetes, também de ouro, as cortinas. 2)As bases destas colunas eram de bronze.

7 OS METAIS DO TABERNÁCULO 3) A mesa dos pães da preposição e o Altar do incenso e a arca da aliança eram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro 4) O ouro aponta para o glória e realeza de Cristo.

8 A COBERTURA DO TABERNÁCULO Êx I – O Tabernáculo possuía quatro coberturas. Seguindo a ordem do exterior para o interior temos as seguintes coberturas. a) Pele de golfinho = Por serem rústicas, quem olhasse a Tenda estando do lado de fora do Tabernáculo nada veria de especial a chamar a atenção. Além de parecidas com o deserto, cuja areia elas retinham, eram simples e sem beleza. Esta primeira cobertura indica a pessoa de Jesus segundo Isaías 53.2

9 A COBERTURA DO TABERNÁCULO Êx b) Pele de carneiro tingida de vermelho = Esta cobertura simboliza a expiação. c) Pele de cabra = d) Linho fino = Esta cortina era bordada em azul.

10 OS ALTARES DO TABERNÁCULO I – HOLOCAUSTO –(revestido de bronze)

11 OS ALTARES DO TABERNÁCULO II – INCENSO ( acácia/ouro)

12 A ARCA DA ALIANÇA (madeira de acácia revestida de ouro)

13

14

15 AS PEÇAS DO TABERNÁCULO Utensílios do TabernáculoSignificado SimbólicoSignificado Tipológico 1. Altar das ofertas queimadasExpiação mediante sacrifício.A expiação de Cristo. 2. Bacia de BronzeRenovação espiritual.Regeneração e renovação pelo Espírito Santo. 3. Mesa dos Pães da ProposiçãoSustento espiritual.Cristo – o Pão da Vida, o Espírito Santo – a água da vida. 4. CandelabroIluminação espiritual.Cristo — a Luz do mundo e especialmente do Seu povo. 5. Altar do IncensoSúplica aceitável.Oração em nome de Jesus (Jo 14:13; Ap 5:8). 6. A arcaAcesso mediante relação de aliança. Cristo como base da aliança de nosso acesso a Deus. 7. O Propiciatório e a Presença de Deus (Shekinah) A presença e vida de Deus.Cristo como o “Propiciatório” (Rm 3:25), e o Espírito Santo (Shekinah) como a vida que emana de Deus.

16

17

18 O ESPÍRITO SANTO NA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO “ Disse então o senhor a Moisés: Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo o tipo de obra artesanal.” (Êx 31.5)

19 UMA TENDA REAL I – O tabernáculo é a habitação do Deus vivo. a) Fica evidente pelo inventário de materiais preciosos e tecidos azulados que o tabernáculo não é uma tenda comum. b) Ela se destina ao uso real. Isto é enfatizado não apenas pelo tipo de material usado (ouro, prata, bronze, fios de tecidos azul, roxo e vermelho, linho fino) mas também pela quantidade. c) De acordo com , quase uma tonelada de ouro, quatro toneladas de prata e duas toneladas e meia de bronze foram empregadas na confecção do tabernáculo e sua mobília.

20 CÓPIA DO TABERNÁCULO CELESTIAL “ Tenha o cuidado de fazê-lo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.” (Êx 25.40) 1) O tabernáculo no livro de Apocalípse a)1.12; h) 12.5 b)4.2,5; i) c)5.6; j) 15.2, 5,8 d)7.15,17; k) 16.1,7, 17 e)8.3,5; f)9.13; g)11.1,2,19


Carregar ppt "O TABERNÁCULO (Êxodo 25—40). I- O tabernáculo está separado da congregação por uma cerca constituída de 60 colunas de bronze, sobre as quais apoiava-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google