A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO

2 SUMÁRIO 1 – Cordeiro pascal 2 – Serpente de bronze 3 – O véu do templo
4 – Rocha ferida

3 1 – CORDEIRO PASCAL Êxodo 12:12-13:“Porque naquela noite passarei pela terra do Egito todos os primogênitos… O sangue (do cordeiro) vos será por sinal nas casas em que estiverdes: quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito”.

4 A salvação pelo cordeiro (sem defeito) sacrificado na páscoa ajusta-se ao seu antítipo: Cristo em seu sacrifício perfeito na cruz. Essa perspectiva tipológica expressa a ênfase bíblica de que “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9:22). Nesse ponto o sangue passa a ter significação nas Escrituras porque representa vida, não porque seja bruto e sangrento (A vida está no sangue (Lv 17:11), e por isto o derramamento de sangue representa um julgamento sobre a vida).

5 Quando João Batista afirma: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29), ele está corretamente interpretando Jesus como o antítipo do cordeiro pascal. Além disso, na própria Ceia do Senhor, celebrada numa refeição pascal, temos a confirmação de que o cordeiro pascal da antiga aliança era um tipo de Cristo: “Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança (Mc 14:24)”.

6 Não podemos afirmar, porém, que tudo que se refere a “sangue” na antiga aliança seja um tipo de Cristo, porém muitos são ilustrações dessa realidade. P.ex., os sacrifícios rituais; vestes de pele para Adão e Eva (alegoria).

7 2 – SERPENTE DE BRONZE Cristo, o antítipo, em sua maldição na cruz é o antídoto para a picada do pecado (Jo 3:14). Esse é o significado da serpente amaldiçoada num pedestal (Nm 21:8,9).

8 3 – O VÉU DO TEMPLO Em Marcos 15:37-38 podemos ver a relação entre o véu rasgado e a carne de Cristo que tipifica a mediação expiatória (Hebreus 10:19-22). Este é um “tipo de acesso”.

9 “O véu que até então ficava dependurado entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo tinha servido para “dividir” entre os dois (Êx 26:33), e nos ensina que a encarnação de nosso Senhor, que é tipificada pelo véu, não podia, por si só, nos levar a Deus. O caminho só foi aberto quando aquele véu foi rasgado” (Habershon, p.45).

10 4 – ROCHA FERIDA A rocha era Cristo, que, na cruz, seria ferido apenas uma vez (ICo 10:4). Moisés, numa segunda ocasião, foi ordenado a falar com ela; e pela sua desobediência a essa ordem não recebeu licença de entrar na terra prometida.


Carregar ppt "Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google