A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O EVANGELHO DE MARCOS Uma introdução. POR QUE ESTUDAR UM EVANGELHO? Porque é mais empolgante! Porque é mais empolgante!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O EVANGELHO DE MARCOS Uma introdução. POR QUE ESTUDAR UM EVANGELHO? Porque é mais empolgante! Porque é mais empolgante!"— Transcrição da apresentação:

1 O EVANGELHO DE MARCOS Uma introdução

2 POR QUE ESTUDAR UM EVANGELHO? Porque é mais empolgante! Porque é mais empolgante!

3 COMO FUNCIONA UMA NARRATIVA? João olhou rapidamente o seu cabelo no reflexo do espelho... Maria entrou no restaurante e sentou- se perto da entrada. Um exemplo:

4 COMO FUNCIONA UMA NARRATIVA BÍBLICA? 1º) Ela contém a mesma verdade, propósito, que uma epístola, porém se apresenta de um modo mais atrativo, pois desperta a imaginação do leitor.

5 Observemos dois textos bíblicos Observemos dois textos bíblicos: Hebreus 10.19,20: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne... Marcos 15.37: Mas, dando um grande brado, expirou. v.38: E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.

6 : Observemos dois textos bíblicos : Hebreus 10.19,20: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne... Marcos 15.37,38: Mas, dando um grande brado, expirou. E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.

7 COMO FUNCIONA UMA NARRATIVA BÍBLICA? 2º) Uma narrativa funciona através de arcos narrativos ou sanduíches.

8 ALGUNS EXEMPLOS... Marcos (Autoridade) Marcos (Autoridade) Marcos 2 e 3 (Conflito) Marcos 2 e 3 (Conflito) Marcos 6 e 7 (Tema: pão) Marcos 6 e 7 (Tema: pão) Marcos (figueira/templo) Marcos (figueira/templo) Marcos 14.1,2-10,11 (traição/bondade) Marcos 14.1,2-10,11 (traição/bondade)

9 O QUE É UM EVANGELHO? O evangelho não é uma biografia. O evangelho não é uma biografia. O evangelho não é um romance. O evangelho não é um romance.

10 Uma definição: Evangelho (canônico) é uma proclamação da morte e ressurreição de Jesus com introdução estendida.

11 MARCOS 1.1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

12 MARCOS 1.1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

13 MARCOS 1.1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

14 MARCOS 1.1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

15 MARCOS 1.1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

16 Alguns desafios...

17 Leve a sério a Palavra de Deus, e não a interprete de qualquer jeito. Respeite a maneira pela qual Deus a escreveu, honrando o trabalho dos escritores da Bíblia: os apóstolos. Leve a sério a Palavra de Deus, e não a interprete de qualquer jeito. Respeite a maneira pela qual Deus a escreveu, honrando o trabalho dos escritores da Bíblia: os apóstolos.

18 Se você quer ser um cristão verdadeiro, procure conhecer a Jesus através do Evangelho! Se você quer ser um cristão verdadeiro, procure conhecer a Jesus através do Evangelho!

19 Se nossa cultura deve ser transformada, isso acontecerá de baixo para cima – de crentes comuns praticando apologética na cerca do quintal ou em volta da churrasqueira (Colson, p.53). Se nossa cultura deve ser transformada, isso acontecerá de baixo para cima – de crentes comuns praticando apologética na cerca do quintal ou em volta da churrasqueira (Colson, p.53).

20


Carregar ppt "O EVANGELHO DE MARCOS Uma introdução. POR QUE ESTUDAR UM EVANGELHO? Porque é mais empolgante! Porque é mais empolgante!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google