A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Páscoa e Ce I a Marcos 14.12-31. Marcos 14:12 Onde Jesus passou a quarta-feira? Duas festas: Páscoa e Pães Asmos. Preparativos para refeição pascal. Os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Páscoa e Ce I a Marcos 14.12-31. Marcos 14:12 Onde Jesus passou a quarta-feira? Duas festas: Páscoa e Pães Asmos. Preparativos para refeição pascal. Os."— Transcrição da apresentação:

1 Páscoa e Ce I a Marcos

2 Marcos 14:12 Onde Jesus passou a quarta-feira? Duas festas: Páscoa e Pães Asmos. Preparativos para refeição pascal. Os discípulos entendem que deviam preparar a Páscoa para o Mestre.

3 A resposta de Jesus aos discípulos e suas instruções claras e obscuras. Os discípulos são informados de um homem que carrega um cântaro de água. Marcos 14:13,14

4 Marcos 14:15,16 Era norma em Israel disponibilizar locas na época de Páscoa. O cenáculo era construído na parte superior da casa, livre de incomodação.

5 Quinta-feira no ocidente, sexta-feira judaica. Jesus não foi logo apontando o traidor. Os discípulos receosos perguntam: Porventura sou eu? (v.19). Marcos 14:17-19

6 Jesus não acalma o temor deles, nem satisfaz a curiosidade. Todos mergulhavam pedaços da comida na tigela cheia de caldo. O traidor era alguém que compartilha de uma refeição com o anfitrião. Marcos 14:20

7 Ela foi um aviso para Judas. Ela chama a atenção para a profundidade dos sofrimentos de Cristo. Ela mostrou, mais uma vez, que Jesus tinha pleno controle da situação. Ela forneceu uma oportunidade para os discípulos se auto-examinarem. Alguns propósitos da resposta de Jesus (v.20,21)

8 Você se acha justo, merecedor de bênçãos de Deus e melhor que Judas? Até que ponto você é capaz de pecar com consciência? Façamos um auto- exame de nossa vida!

9 Jesus anda o caminho da humilhação não como uma vítima das circunstâncias, mas como alguém que seguia a determinação divina (Como está Escrito a seu respeito). A segunda lição do bloco: O Messias deveria sofrer. Esta lição os ajudaria a ver a morte de Cristo como a consumação do plano gracioso de Deus. Marcos 14:21

10 O Senhor, muitas vezes, nos destina ao sofrimento! Pra refletir…

11 A INSTITUIÇÃO DA CEIA (Marcos 14:22-26)

12 Tanto a Páscoa quanto a Ceia apontam para Cristo, aquele que faria o único e suficiente sacrifício pelo pecado. A relação sangue e aliança (Hebreus 9:22). Sua morte não foi por todos (v.24). Judas fazia parte dos discípulos, mas não da nova aliança. A proximidade da hora e a ceia como memorial: modo de relembrá-lo. Marcos 14:22-25

13 JESUS PREDIZ A NEGAÇÃO DE PEDRO (Marcos 14:27-31)

14 Marcos 14:27 Jesus anuncia a infidelidade dos discípulos. Cumprimento da profecia de Zacarias 13:7.

15 Marcos 14:28 A beleza de Cristo no amor incondicional e no propósito de juntá- los novamente. Um clima otimista: tudo começaria de novo.

16 Três falhas de Pedro (Marcos 14:29) Assumiu uma atitude de superioridade em relação aos demais discípulos. Tratou as palavras de Jesus com descrença. Não conhecia a si mesmo.

17 Quatro aspectos da resposta de Jesus (Marcos 14:30) 1) Em relação ao v.27, a afirmação do v.30 é mais solene (Em verdade…). 2) Mais específica (Pedro). 3) Precisa no cumprimento (nesta noite). 4) Descreve a natureza da armadilha (Tu me negarás três vezes).

18 Marcos 14:31 Jesus se apresenta como nosso grande Profeta, Sofredor e Salvador. Pedro insiste em declarar lealdade. Todos os discípulos disseram o mesmo.

19 O lugar da humildade na vida cristã. O perigo de querermos surpreender Deus ou os irmãos. A lição da dependência: Jamais devemos nos achar fortes o suficiente a ponto de desprezarmos até mesmo a oração e o estudo regular das Escrituras. Pensemos sobre…


Carregar ppt "Páscoa e Ce I a Marcos 14.12-31. Marcos 14:12 Onde Jesus passou a quarta-feira? Duas festas: Páscoa e Pães Asmos. Preparativos para refeição pascal. Os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google