A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados."— Transcrição da apresentação:

1

2 AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS

3 Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados pelos mesmos, mas os nomes revelavam o caráter dos filhos, a sua índole e/ou o que eles representavam e profeticamente o que eles fariam. Esaú = cabeludo (Ele era bem peludo) Jacó = suplantador (A sua essência, mostrado no nascimento, seria esta).

4 Assim como os nomes das pessoas representam o seu caráter, quando a Bíblia nos mostra alguns nomes de Deus ou do Espírito Santo, também estamos tratando de atribuições relacionados ao caráter de Deus. Esta nomenclatura é observada em várias passagens bíblicas e nos mostra aquilo que Deus e o Espírito Santo são.

5 Na Bíblia Sagrada há vários nomes que descreve a deidade do Espírito Santo: a) Espírito de Deus (Gn 1.2) b) Espírito do Senhor (Is 11.2; 2 Co 3.17) c) Espírito de Cristo (Gl 4.6) d) Espírito do Seu Filho (Fp 1.19) e) Espírito da Verdade (Jo 14.17) f) Espírito de Sabedoria e Revelação (Ef 1.17) g) Espírito de Adoção e de Oração (Rm 8.15)

6 1) CONSOLADOR: Advogado, Ajudador, Amparador ( Grego: Paracleto ). O sentido original desta palavra no Grego Clássico é alguém que pleiteia a causa de outrem. (Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7; Rm 8.26). Para (para o lado de) Kaleo (chamar, convocar, dando o sentido de alguém que foi convocado para ajudar ao lado de outro)

7 2) ENSINADOR: O Espírito Santo faz com que a verdade que antes era subjetiva para os homens, torne-se objetiva e clara. (Mt 10.20). a) À partir do momento em que o homem aceita Jesus (somente à partir daí – Jo 14.17; Jo 1.12), o Espírito Santo começa a dar entendimento sobrenatural nas Escrituras Sagradas e a instruir o mesmo no caminho em que se deve andar. b) Então os crentes tem dois pilares que trabalham para que o mesmo não erre (A Palavra de deus (Cl 3.16) e o Espírito Santo (1 Jo 1.20,27).

8 3) PENHOR: Para mostrar aos discípulos que eles não ficariam sozinhos, o Senhor disse que enviaria outro consolador. (Ef 1.13,14) A palavra penhor significa uma garantia oferecida por outro objeto que seria retirado. a) latim pignus, -oris, penhor, hipoteca, garantia, caução) b) Objeto de valor que se dá ou se toma para segurança de alguma dívida ou contrato. c) Fig. Sinal certo, testemunho, prova.Garantia, segurança. A palavra penhor significava que o Espírito Santo que seria dado mostraria que realmente Jesus viria nos buscar outra vez e desta forma os crentes obtém a certeza que eles são herdeiros de uma herança celestial e eterna. Este Espírito dado era uma garantia inicial de tudo aquilo que teríamos no céu (2 Co 1.22, 5.5).

9 A linguagem simbólica é muito utilizada na Bíblia. Esta tornava mais simples a interpretação da mesma. Precisamos nos acautelar através da Hermenêutica Bíblica e da Exegese. Hermenêutica: O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus. Exegese: Comentário para esclarecimento ou intepretação minuciosa de um texto ou de uma palavra. Aplica-se especialmente em relação a Gramática, à Bíblia, às leis!

10 FOGO (Lc 3.16): O fogo representa a presença de Deus (Ex 3.2; Dt 4.11), a purificação (Sl 50.3) e o juízo (1 Rs 18.38; Is 6.1-7) e no A.T. isto é muito evidenciado. O fogo é um elemento purificador, o ouro e outros metais são purificados pelo fogo pois ele tira as imperfeições do ouro. Da mesma forma, o Espírito Santo como fogo nos purifica de todas as nossas imperfeições, ou seja, nos santifica (2 Ts 2.13). A ação sobrenatural do Espírito Santo através da Palavra de Deus nos purifica (Jo 15.3)

11 ÁGUA, RIO E CHUVA : Água simboliza vida e é vital para a natureza. Assim, sem o Espírito Santo, nossa vida espiritual não tem força. (Jo , 7.37,38). O Vale Fértil (Gósen) Tt 3.5 Is 44.3

12 SELO: O selo nos tempos bíblicos era usado para designar a posse de uma pessoa sobre algum objeto ou coisa por ela selada, ou seja, o selo indica propriedade e marca da autenticação. (2 Co 1.21,22; Ef 1.13) Quando aceitamos o Senhor Jesus, recebemos o selo do Espírito, ou seja, este começa a habitar em nós e assim somos propriedade Dele. O selo impresso sobre um documento dava ao mesmo legalidade. Paulo disse que a igreja de Corinto era o selo do seu apostolado. Neste caso, a igreja era a confirmação de seu ministério, ou seja, o testemunho de que ele era um apóstolo de Jesus.


Carregar ppt "AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ LIÇÕES BÍBLICAS Introdução: Para os judeus os nomes não expressavam somente um desejo dos pais em ver os seus filhos chamados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google