A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERMÃO EXPOSITIVO. É o sermão cuja as divisões estão inseridas no fato narrado. O sermão expositivo está diretamente ligado ao sermão textual, com a diferença.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERMÃO EXPOSITIVO. É o sermão cuja as divisões estão inseridas no fato narrado. O sermão expositivo está diretamente ligado ao sermão textual, com a diferença."— Transcrição da apresentação:

1 SERMÃO EXPOSITIVO

2 É o sermão cuja as divisões estão inseridas no fato narrado. O sermão expositivo está diretamente ligado ao sermão textual, com a diferença de que o seu desenvolvimento é feito sob as regras da exegese bíblica, e não abrange um só versículo, mas uma passagem, um capítulo, vários capítulos, ou mesmo um livro inteiro. Pregar expositivamente não é comentar um texto bíblico. Vai além disso, ela resulta de exegese, explicação e aplicação de uma porção particular da Palavra de Deus.

3 Pode-se aceitar alegremente a autoridade da Palavra de Deus e até mesmo professar a convicção na inerrância da Bíblia; ainda assim se na prática (propositalmente ou não) alguém não prega expositivamente, nunca pregará além do que já sabe. Um pregador pode tomar um trecho das Escrituras e exortar a congregação em um tópico que é importante sem que ele realmente pregue o ponto abordado na passagem. Quando isso acontece, o pregador e a congregação só ouvem nas Escrituras o que eles já sabiam /.../ Mark Dever: 9 Marcas de uma igreja saudável

4 Em contrapartida, quando pregamos uma passagem das Escrituras no contexto, expositivamente - tomando o ponto da passagem como o ponto da mensagem - nós ouvimos de Deus coisas que nós não pretendíamos ouvir quando começamos. Desde a chamada inicial ao arrependimento até a área de nossas vidas em que o Espírito nos condenou recentemente, a nossa salvação inteira consiste em ouvir a Deus de modos que nós, antes de ouvi-lO, nunca teríamos adivinhado. Esta submissão extremamente prática à Palavra de Deus deve ser evidente no ministério de um pregador /.../

5 Uma igreja jamais pode colocar como supervisor espiritual do rebanho uma pessoa que não demonstra na prática um compromisso claro em ouvir e ensinar a Palavra de Deus. Agir assim é impedir inevitavelmente o crescimento da igreja, praticamente encorajando-a a só crescer até o nível do pastor. Se assim for, a igreja será conformada lentamente à mente dele, em vez de ser conformada à mente de Deus.

6 Um exemplo de sermão expositivo Extraído do livro Prega a Palavra de Karl Lachler.

7 [Ex.Livro todo] FILIPENSES – A mente cristã alegre A MENTE COERENTE – capítulo 1 Alegria apesar das circunstâncias. Versículo chave 1:21 a) A comunhão do evangelho (1:1-11) b) O avanço do evangelho (1:12-26) c) A fé do evangelho (1:27-30)

8 A MENTE SUBMISSA – Capítulo 2 Alegria, apesar das pessoas. Versículo chave: 2:3 a) O exemplo de Cristo (2:1-11) b) O exemplo de Paulo (2:12-18) c) O exemplo de Timóteo (2:19-24) d) O exemplo de Epafrodito (2:25-30)

9 A MENTE ESPIRITUAL – Capítulo 3 Alegria, apesar das coisas. Versículos chaves 3:19-20 a) O Passado de Paulo (3:19-20) b) O Presente de Paulo (3:1-11) c) O Futuro de Paulo (3:17-21)

10 A MENTE SEGURA – Capítulo 4 Alegria que vence a preocupação. Versículos chaves 4:6-7 a) A paz de Deus – 4:1-9 b) O poder de Deus – 4:10-13 c) A provisão de Deus – 4:14-23.


Carregar ppt "SERMÃO EXPOSITIVO. É o sermão cuja as divisões estão inseridas no fato narrado. O sermão expositivo está diretamente ligado ao sermão textual, com a diferença."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google