A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE SERMÕES Há basicamente três tipos de sermões Pr. Otimar Gonçalves Ministério Pessoal Divisão Sul Americana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE SERMÕES Há basicamente três tipos de sermões Pr. Otimar Gonçalves Ministério Pessoal Divisão Sul Americana."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE SERMÕES Há basicamente três tipos de sermões Pr. Otimar Gonçalves Ministério Pessoal Divisão Sul Americana

2 A.Sermão Temático 1.O Assunto ou Tema Determina o Sermão. É o tipo mais usado, é mais fácil prepara- lo. É o tipo mais usado, é mais fácil prepara- lo. Selecione o tema e defina a idéia central e busque os textos bíblicos, Selecione o tema e defina a idéia central e busque os textos bíblicos, É muito usado para sermões doutrinários e evangelísticos, É muito usado para sermões doutrinários e evangelísticos, Os textos tem que ser progressivos e elucidativos, tem que haver um crescendo. Os textos tem que ser progressivos e elucidativos, tem que haver um crescendo.

3 A.Sermão Temático 2.Uma Idéia de um Sermão Doutrinário: 2.1. Os Sinais indicam, Jesus está voltando! Os sinais na natureza, Os sinais político-sociais, Os sinais religiosos.

4 B.O Sermão Textual 1.O Sermão é tirado de um texto bíblico pequeno, geralmente um só verso, de onde vêm a idéia central e as divisões principais. Conduz-se o ouvinte para dentro da Bíblia. Conduz-se o ouvinte para dentro da Bíblia. Escolha o texto, defina a idéia central e busque a seqüência, de preferência na ordem do texto bíblico. Escolha o texto, defina a idéia central e busque a seqüência, de preferência na ordem do texto bíblico.

5 2.Ordem Conforme o Texto Cristo é tudo para o crente (João 14:6) Cristo é o caminho para o céu, Cristo é a verdade que orienta, Cristo é a vida que salva. B.O Sermão Textual

6 C.O Sermão Expositivo 1.Todas as idéias saem do texto e do contexto. A idéia central, as divisões principais e as subdivisões saem da passagem maior da Bíblia e são interpretadas à luz do contexto. A idéia central, as divisões principais e as subdivisões saem da passagem maior da Bíblia e são interpretadas à luz do contexto.

7 C.O Sermão Expositivo Pode ser: Pode ser: Uma Parábola, Uma Parábola, Um Salmo, Um Salmo, Um Capítulo (Curto), Um Capítulo (Curto), Um Episódio. Um Episódio. Possui maior volume de conteúdo Bíblico. Possui maior volume de conteúdo Bíblico.

8 C.O Sermão Expositivo O pregador leva o ouvinte a reviver as circunstâncias e os sentimentos que produziram aquele texto. O pregador leva o ouvinte a reviver as circunstâncias e os sentimentos que produziram aquele texto. Este modelo de sermão honra a Bíblia, alimenta a igreja e desenvolve o pregador. Este modelo de sermão honra a Bíblia, alimenta a igreja e desenvolve o pregador. O propósito do pregador está em harmonia, com o propósito do escritor Bíblico. O propósito do pregador está em harmonia, com o propósito do escritor Bíblico.

9 C.O Sermão Expositivo 2.Para se elaborar este Sermão, estuda-se: 2.1. O Histórico, 2.2. A Gramática, 2.3. E a Literatura. Respeitando-se sempre o contexto. Respeitando-se sempre o contexto.

10 C.O Sermão Expositivo 3.Características Básicas de um Sermão Expositivo Texto único, 3.2. Fidelidade ao texto, 3.3. As partes ligada entre si – Coesão, 3.4. O ouvinte é conduzido do ponto de partida ao ponto de chegada – O Movimento.

11 C.O Sermão Expositivo 4.Como Organizar O Sermão Expositivo : 4.1. Estude bem, o texto e o contexto Bíblico, 4.2. Enumere os pontos altos e idéias mais fortes do texto, 4.3. Descubra o pensamento principal que o levará à idéia central, 4.4. Escolha a seqüência das divisões de acordo com o clímax que deseja chegar, 4.5. Respeite a ordem do texto Bíblico.

12 C.O Sermão Expositivo 5.Explorando o conteúdo doutrinário do texto O Cristão e o Novo Nascimento (João 3:1- 15) A necessidade do novo nascimento (v.v.3-5) O mistério do novo nascimento (v.v ) A recompensa do novo nascimento (v. 15)

13 Pregação: Trinta minutos capazes de ressuscitar mortos. Ruskin

14 C.O Sermão Expositivo 6.Três Tipos de Pregadores: 6.1. O que você não pode escutar, 6.2. Aquele que você pode escutar, 6.3. Aquele que você precisa escutar! Um sermão pregado sem capacidade já nasce morto! Um sermão pregado sem capacidade já nasce morto! Bons pregadores, ouvem sempre excelentes pregadores. Bons pregadores, ouvem sempre excelentes pregadores.


Carregar ppt "TIPOS DE SERMÕES Há basicamente três tipos de sermões Pr. Otimar Gonçalves Ministério Pessoal Divisão Sul Americana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google