A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um bom Sermão geralmente tem três partes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um bom Sermão geralmente tem três partes:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Um bom Sermão geralmente tem três partes:
Uma Introdução – 5m Um Corpo – 20m Uma Conclusão – 5m

3 Tipos de Introdução (Início do sermão, Apresentação inicial)
Introdução Ousada. Começa com a idéia central. Ex.: Hoje falarei da maior qualidade cristã – (Fé) É hora de olho no olho... Introdução Textual. Direto ao texto Bíblico O texto desta manhã é: ... O primeiro minuto é fatal...

4 Circunstancial Suspense
Referencia ao local, circunstâncias e ocasião da reunião. Ex.: Irmãos e irmãs, hoje comemora-se a Proclamação da República Suspense Causa impacto e prende atenção. Ex.: O tema do sermão de hoje é: Quando nove, menos um é igual a zero... Uma boa introdução precisa ser: Atrativa, curta, humilde, clara.

5 O que evitar numa introdução
5.1. Pedir desculpas... 5.2. Pedir perdão; 5.3. Começar com prepotência, 5.4. Começar com piadas, 5.5. Dizer que não se preparou o bastante, 5.6. Bairrismo, regionalismo pessoal, 5.7. Prometendo o que não pode cumprir.

6 O Corpo do Sermão Idéias centrais, principais.
Exposição e o desenvolvimento das idéias. O Corpo do Sermão precisa ter unidade. Resuma o sermão em uma frase, curta e clara. O Corpo do sermão tem que ter um propósito claro. É o que você espera, o resultado.

7 O Corpo do Sermão O Corpo tem que ser progressivo, até o ponto alto – o Melhor do Sermão. Ex.: As drogas só destroem (idéia central) Divisões: Destrói a Pessoa, Destrói a Família, Destrói a Sociedade. O pregador precisa levar o ouvinte do ponto de partida (introdução), ao ponto de chegada (conclusão), através do corpo.

8 “Evitai Sermões Enfermiços
“Evitai Sermões Enfermiços. Pontos breves apresentados com clareza, que evitem toda divagação, serão da maior vantagem. Não deve divagar por toda a Bíblia, mas fazer um sermão claro, organizado, que mostre que ele compreende os pontos que quer apresentar”. Evangelismo, pág. 181

9 A Conclusão – A Sobremesa Sermão
Diga o Sermão novamente em três frases. Resuma apelando a mente e ao coração do ouvinte. O apelo faz parte da conclusão. Curto, Claro.

10 A Conclusão – A Sobremesa Sermão
2.1. Se pode pedir para a igreja: Dizer amém, Levantar a mão, Vir à frente, Orar, Aceitar a Cristo.

11 2.2. Suscite as emoções do ouvinte!
“Talvez alguns estejam escutando o último sermão que lhes é dado ouvir, e outros não terão nunca mais o ensejo de ouvir uma exposição da cadeia da verdade, com uma aplicação prática da mesma a seu próprio coração”. Evangelismo, pág. 280 “Em todo discurso, deve-se fazer fervoroso apelo ao povo, para que deixem seus pecados e se voltem para Cristo”. Evangelismo, pág. 280

12 O Tempo de Um Sermão: Minutos Pare quando todos querem mais... 3.2. “Sejam curtos os vossos sermões. Duas razões existem, pelas quais deveis fazê-lo. Uma é que podeis conquistar a reputação de ser pregador interessante; e a outra é que podeis preservar a vossa saúde”. Evangelismo, pág. 178 e 179 “Não canseis jamais os ouvinte com sermões longos. Isso não é sábio. Durante muitos anos estive empenhada nesse assunto tratando de que nossos irmãos sermoneiem menos e dediquem o seu tempo e energia para simplificar os pontos importantes da verdade”,... Evangelismo, pág. 179

13 4. Maneiras, Formas de Concluir:
4.1. Ilustração, Experiência. Viva, Curta, Elucidativa. 4.2. Música Em harmônia com o sermão. 4.3. Uma Frase de Efeito. Deixe o ouvinte sair pensando no sermão.

14 4.4. Fale na primeira pessoa do plural “nós”, esqueça o “eu”.
Fale ao auditório no singular “você”... Concluir é diferente de parar!

15 4.5. Você pode concluir o sermão fazendo uma pergunta.
“O Deus todo-poderoso tinha apenas um filho, e este tornou-se um pregador”. Quem à semelhança do filho de Deus deseja tornar-se um pregador (a) ...?


Carregar ppt "Um bom Sermão geralmente tem três partes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google