Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamille De Andrade Alterado mais de 10 anos atrás
1
“Aonde ficam as almas após a morte e antes do Juízo Final?”
Estudo dado na Escola Dominical da Igreja Batista em Sousas em 21/11/2010 pelo Pr. Charles Espedito Oliveira Contatos: - Pr. Charles: - Ig. Batista em Sousas: - Site:
2
“Ao pó volta o homem e o espírito volta a Deus que o deu” (Ec 12:7, Gn 2:7, Sl 146:4). Jesus entregou o seu espírito (Jo 19:30). Mas o mesmo Jesus disse ter morrido e não ter voltado ao Pai ainda (Jo 20:17). Onde ele esteve? Esteve ali o tempo todo? Dormindo (I Co 15:20)?
3
O criminoso crucificado ao lado de Cristo foi salvo, com a garantia dada por Jesus (HOJE/COMIGO) de que iria para o paraíso, mas não é ainda lá no céu, na presença de Deus (Lc 23:26-43). Essa palavra traduzida do hebraico para o grego na Septuaginta, designa um jardim (Gn 2:8-10) ou floresta (Ne 2:8), mas, no N.T, esta palavra no grego aparece somente em três passagens (Lc 23:43; II Co 12:3-4; Ap 2:7) referindo-se a um lugar de bem-aventurança e de repouso entre a morte e a ressurreição conforme Lc 16:22 e II Co 12:2.
4
Paulo chama este lugar de terceiro céu, para onde ele foi arrebatado não sabe se em espírito ou se em carne também. Terceiro céu ou paraíso são sinônimos e designa um lugar além do céu imediato à atmosfera terrestre, além do céu mais remoto do espaço exterior, com suas constelações, chegando à presença do próprio Deus. Jesus glorificado e ressurreto passou pelos céus (Lc 24:51; At 1:9; Hb 4:14) e agora tendo subido acima de todos os céus (Ef 4:10) “está exaltado acima de todos os céus” (Hb 7:26).
5
Parábola do Rico e do Lázaro mostra que o rico foi para o HADES (que significa sepulcro, sepultura, inferno, abismo, morte, profundeza - lugar para onde vão os ímpios após a morte) segundo o texto, dá-se a entender que já começa o sofrimento e também revela que ambos tinham consciência – sabiam que foram para os seus devidos lugares conscientes e não como inocentes. Percebam também que anjos levaram Lárazo para o seio de Abraão. (Lc 16:19-31).
6
Paulo utiliza a palavra dormir como metáfora para morte, pois o aspecto definitivo e horrendo da morte é eliminado pela certeza da ressurreição. É como se fosse um sono temporário, pois os crentes que morreram, morrem confiando na ressurreição (I Ts 4:13 – 5:11), mas há consciência imediata após a morte (não um “sono da alma”). Quando Jesus voltar pela segunda vez, os mortos ressuscitarão primeiro e terão um corpo espiritual, glorificado e não material ou carnal (I Co 15). Todos os salvos serão arrebatados.
7
Jesus quando voltar pela segunda vez ajuntará a “todos” e separará as ovelhas (à direita) dos bodes (à esquerda), no Juízo Final. Os da direita entrarão no céu e os da esquerda irão para o inferno (Mt 24:31-46), ai sim lugares definitivos para toda a eternidade. E II Coríntios 5 fala do recebimento do novo corpo (glorificado) que receberemos na ressurreição dos mortos para comparecer perante o tribunal de Cristo (juízo), não fala do estado intermediário da alma.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.