A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Tabernáculo é Levantado Êxodo 35.40. O Tabernáculo é Levantado Crítica a forma de adoração (Cânticos Contemporâneos) O tabernáculo, tenda levantada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Tabernáculo é Levantado Êxodo 35.40. O Tabernáculo é Levantado Crítica a forma de adoração (Cânticos Contemporâneos) O tabernáculo, tenda levantada."— Transcrição da apresentação:

1 O Tabernáculo é Levantado Êxodo 35.40

2 O Tabernáculo é Levantado Crítica a forma de adoração (Cânticos Contemporâneos) O tabernáculo, tenda levantada por meio da obediência e da liberalidade nas doações do povo, refletia a transcendência e santidade de Deus. O tabernáculo e seu DUPLO Propósito: a)Ser um símbolo da Presença de Deus no meio de seu povo; b)Revelar verdades sobre o Messias.

3 O Tabernáculo é Levantado INTRODUÇÃO Aspectos do Caráter de Deus: a)Imanência de Deus:Símbolo da Presença de Deus no meio do seu povo. b)Transcendência: Aponta para a Santidade de Deus.

4 O Tabernáculo é Levantado I – A Construção a)A obediência do Povo Obedeceram a Moisés e à voz de Deus. Foi construído de acordo com as diretrizes de Deus. Envolveu-se recursos, material, medida, cores, aspectos artísticos. assim se concluiu toda o obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram tudo segundo o SENHOR tinha ordenado a Moisés; assim o fizeram (Ex 39:32)

5 O Tabernáculo é Levantado b) – A Liberalidade nas doações Oferta Voluntária Moisés pediu que parassem de trazer as ofertas. Vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, pendentes, anéis, braceletes, todos os objetos de ouro; todo homem fazia oferta de ouro ao Senhor. (Ex 35:22)

6 O Tabernáculo é Levantado I – Três características de ofertas: Ofertas Voluntárias As doações aconteciam de acordo com a posse de cada pessoa Doações de Serviço todas as mulheres hábeis traziam o que, por suas próprias mãos, tinham fiado. (Ex 35:25) Qualquer pessoa pode doar algo ao Senhor, no serviço em sua casa.

7 O Tabernáculo é Levantado c) O Aspecto Artístico A arte é um dom divino. O tabernáculo era belo e rico. SERÁ QUE TODA ARTE GLORIFICA A DEUS?

8 O Átrio Exterior II. O Simbolismo das Diversas Partes do Tabernáculo: 1.A Cortina: (Ap 7:13-14): Apontava para a santidade de Deus e tinha como objetivo conscientizar aquele que se achegava ao tabernáculo, que ali acontecia o encontro do Deus Santo com o homem pecador. 2.O Portão de Entrada: Tecido branco, azul, púrpura e carmesim. Somente um portão, nos indicando que só existe um caminho para nos achegarmos a Deus. Azul: cor do céu: origem divina: (1 Co 15:47,48) Púrpura: apontava para a sua realeza (Mc ) Carmesim: cor do sangue, apontava p seu sacrifício (Ap 5:9,10)

9 O Altar do Sacrifício Chamado Altar de Bronze Representava a verdade de que sem derramamento de sangue, não pode haver remissão de pecados.(Hb 9:22). Força Madeira de acácia: Poder de Deus Bronze: Santa Justiça de Deus

10 Pia de Bronze Pia de Bronze: Servia de lavatório para os sacerdotes. Simbolizava a necessidade de purificação do sacerdote para o encontro com Deus. Apontava para o reconhecimento da impureza humana, diante da santidade do SEnhor.

11 O Tabernáculo 1º Espaço: Santo Lugar Somente sacerdotes podiam entrar Altar do incenso, um candelabro de ouro maciço e mesa de madeira de acácia. Era multicolorida como o átrio exterior O ouro ali representava a riqueza e o esplendor da glória de Deus. Candelabro:Constantemente aceso:representava a presença de Deus no tabernáculo. Altar de incenso: Intercessão de Jesus, Mediador Mesa: Servir 12 pães = 12 tribos de Israel.

12 O Tabernáculo 2º Espaço: Santo dos Santos Arca da Aliança, um cofre de madeira de acácia, coberto de ouro por dentro e por fora. Na tampa foram colocados o propiciatório,e nas extremidades dois querubins. Dentro dela estavam as duas tábuas de pedra entregues pelo Senhor a Moisés, com o registro da Lei. Somente o Sumo Sacerdote entrava, uma só vez no ano, no Dia da Expiação. O Messias rasgou o véu Tábuas da Lei = vontade de Deus para o seu povo Pote de ouro com maná = símbolo da provisão/Cristo Vara de Arão = Sinal da escolha de Deus por Arão

13 A Vestimenta Sacerdotal Deus separa pessoas para o serviço litúrgico. Sacerdote: oficial escolhido e habilitado por Deus para ministrar em favor do povo. Mediador: Entre Deus e os homens. Responsável pelos sacrifícios e cerimônias ordenados por Deus. Era sua responsabilidade levar o sangue do bode sacrificado ao Santo dos Santos, em memória de todo o povo de Deus, para perdão de seus pecados.

14 A Vestimenta Sacerdotal Composta de 6 partes: (Ex 28:4) 1.Peitoral: Cada pedra representava uma tribo de Israel. 2.Estola Sacerdotal: Mesmas cores do átrio exterior Tinha gravado os nomes das tribos nos ombros, numa pedra preciosa. Indicava que o sacerdote representava o povo. 3.Sobrepeliz: (Manto Azul) – Aponta para a Lei de Deus e tipifica o Messias que cumpriu de maneira perfeita. 4.Túnica Bordada: Necessidade de pureza Para a pureza e santidade do sumo sacerdote prometido – Cristo Jesus. 5.Mitra: Usada sobre a cabeça, com uma chapa gravada: Santidade ao Senhor. 6.Cinto: Mesmas cores do átrio exterior.

15 O Tabernáculo Foi projetado para refletir a santidade de Deus Representava a necessidade de redenção para todo homem que deseja aproximar-se dele. Deus desejava que seu povo jamais perdesse de vista que estava envolvido num relacionamento com um Deus santíssimo e, por isso deveria desenvolver um espírito de humildade e confiança em Cristo. Estudar sobre o tabernáculo é refletir sobre a santidade de Deus, as nossas imperfeições, e a maravilhosa redenção providenciada por Deus em Cristo Jesus.

16 Conclusão 1.Revela a obediência do povo de Israel às ordens de Moisés 2.Revela o coração doador do povo naquela ocasião, que se envolveu de corpo e alma com a obra. 3.Os detalhes do Tabernáculo apontavam para aspectos do caráter de Deus, inclusive na adoração: sua transcendência e santidade perfeita.

17 Aplicação 1.Avalie sua obediência às ordens do Pai celeste. 2.Como o povo de Israel você procura segui-las à risca, ou as interpreta à sua própria maneira? 3.Avalie seu espírito de doação. Você pode dizer que está tão envolvido com a obra do Senhor, como estava o povo de Israel na construção do tabernáculo? 4. Redescubra a importância e a gravidade da santidade de Deus. Sua santidade requer respeito, reverência e santo temor. Extraído da Revista Expressão – Lição 13 – Ed.Cultura Cristã.


Carregar ppt "O Tabernáculo é Levantado Êxodo 35.40. O Tabernáculo é Levantado Crítica a forma de adoração (Cânticos Contemporâneos) O tabernáculo, tenda levantada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google