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Exclusão Digital: “grupos desfavorecidos” numa Europa a 27

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Apresentação em tema: "Exclusão Digital: “grupos desfavorecidos” numa Europa a 27"— Transcrição da apresentação:

1 Exclusão Digital: “grupos desfavorecidos” numa Europa a 27
SEMIME 2013 “Exclusão Digital na Sociedade da Informação FMH – Universidade Técnica de Lisboa Exclusão Digital: “grupos desfavorecidos” numa Europa a 27 Manuel Pinto, Inês Amaral, Sara Pereira, Simone Petrella, Fábio Ribeiro, Nélia Nobre Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho

2 “The future is already here. It’s just unevenly distributed
“The future is already here. It’s just unevenly distributed.” William Gibson (in The Economist, 23 June, 2000)

3 Contexto Projeto EMEDUS – European Media Literacy Education Study
A comparative analysis of the inclusion of media education in national curricula across EU27 An analysis of media education teachers’ resources, skills and competencies and their relevance An insight into informal learning and the media resources available on media education, with additional attention given to minorities An identification of suitable instruments to measure media education skills and levels in schools Policy recommendations to sustain educational policies at national and European level European-wide platforms for effective cooperation in lifelong media education learning WP5 – European Research on Inclusion of Disadvantaged Groups in Media Education

4 Enquadramento Coesão social é um importante objetivo da UE e um valor democrático partilhado na Europa. UE atribui anualmente 14% do Fundo Social Europeu a projetos que proponham melhorar a inclusão social dos mais desfavorecidos. Iniciativas europeias visam redução das taxas de desemprego dos “grupos desfavorecidos” através da promoção da não discriminação no local de trabalho e do empreendedorismo. Orientações Integradas da Estratégia de Emprego da UE: reconhecem a Educação como um dos factores-chave para a inclusão social levando ao emprego.

5 Objetivo Proposta e discussão de uma definição ampla e abrangente, dinâmica e relacional, de “grupos desfavorecidos” na Europa dos 27, do ponto de vista da literacia mediática e digital.

6 Perspetivas e Dimensões
No contexto da literacia digital e mediática na Europa, a definição de “grupos desfavorecidos” implica um olhar relacional para uma diversidade de perspetivas multifacetadas e muldimensionais. Diferentes dinâmicas sócio-culturais e económicas, acentuadas pelas políticas vigentes em cada país, revelam práticas de diversos actores sociais em distintos ambientes, caracterizados por questões culturais e geográficas. A cultura de grupo assume-se, assim, como a variável que melhor permite isolar um ângulo de abordagem que integre hetero e auto-categorizações.

7 Grupos desfavorecidos e exclusão digital
Castells defende que a iliteracia é a “nova pobreza” da contemporaneidade. A iliteracia mediática e digital assume-se como uma nova forma de “analfabetismo funcional” que traduz a ausência de competências para existir e co-existir num contexto de uma sociedade global da informação. A exclusão digital tem um nível macro e múltiplos níveis micro, que decorrem de diferentes condicionantes.

8 Conceptualização de grupos desfavorecidos
Grupo desfavorecido: “denied access to the tools needed for self-sufficiency” (Mayer, 2003). Padrão de falta de acesso a recursos imposto por diferentes barreiras: falta de recursos falta de acesso aos recursos forma como a sociedade encara os grupos políticas governamentais que são inadequadas para alguns grupos práticas corporativas e condicionantes implícitas dos próprios grupos

9 Conceptualização de grupos desfavorecidos
PROPOSTA DE DEFINIÇÃO de “Grupo Desfavorecido” Uma definição pode assumir as variáveis socioculturais, económicas e políticas que cada agregado enfrenta no seu país mas, por outro lado, não pode ignorar as relações geracionais, a falta de capital digital, a iliteracia, factores geográficos (dentro dos próprios países), condições e características pessoais/grupais próprias (isolamento, doença, deficiência, excluídos da sociedade e auto-excluídos, comunidades cultural/economicamente desfavorecidas).

10 Conceptualização de grupos desfavorecidos
No contexto da iliteracia mediática e da iliteracia digital, os “grupos desfavorecidos” podem ser definidos numa amplitude multidimensional, que compreenda os indicadores de ausência de direitos sociais e os níveis micro da exclusão social, e delimite os grupos afastados da sociedade da informação digital por estes motivos. pessoas com deficiência idosos minorias étnicas imigrantes comunidades cultural ou economicamente desfavorecidas população desempregada grupos iletrados auto-excluídos da sociedade população jovem com carências educativas, culturais, sociais e/ou económicas população sem acesso a meios digitais por condicionantes geográficas

11 Grupos desfavorecidos e iliteracia mediática e digital
Assumindo a rede como a característica central em termos organizacionais nas sociedades informacionais, o modelo comunicacional que se tem afirmado reduz a uma condição de subcidadania os cidadãos que são digitalmente excluídos. DESAFIOS Ultrapassar a lógica tecnicista A tecnologia ao serviço do social Educação para uma literacia da tecnologia: utilização em contexto Literacia mediática e literacia digital: necessidade de planos de convergência Literacia mediática e literacia digital e novos públicos: long life education, grupos desfavorecidos, séniores

12 Exclusão Digital: “grupos desfavorecidos” numa Europa a 27
SEMIME 2013 “Esclusão Digital na Sociedade da Informação FMH – Universidade Técnica de Lisboa Exclusão Digital: “grupos desfavorecidos” numa Europa a 27 Manuel Pinto, Inês Amaral, Sara Pereira, Simone Petrella, Fábio Ribeiro, Nélia Nobre Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho


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