A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO"— Transcrição da apresentação:

1 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO
PROJETO SEMEADORES CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO

2 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL:
Levar os ensinamentos de Jesus aos idosos do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado através da Contação de Histórias de forma a integrar os jovens do GESM ao trabalho no bem.

3 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Realizar visitas periódicas, com datas predefinidas de forma a criar um vínculo entre os jovens e os idosos. Levar atividades de vivências relacionadas com a história para que, além de ouvir, os idosos possam sentir o que está sendo trabalhado (tocar pelo sentimento). Interagir com as idosos, utilizando músicas, dinâmicas e a troca de carinho e afeto;

4 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aproveitar o tempo com os idosos para ressaltar o bem, fazendo isso usando palavras de bondade, otimismo e esperança; Com a contação de histórias, melhorar a auto estima dos velhinhos, procurando sempre lembrá-los da existência de um Deus amoroso, um pai infinitamente bom e justo, que os ama. Com a contação de histórias, lembrá-los da existência de Jesus, um mestre de amor que deixou muitos ensinamentos de caridade, humildade e bondade, que são valores universais e que continua nos amparando sempre.

5 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Procurar valorizar o tempo presente, não focar em aspectos negativos da vida dos idosos, como limitações físicas, procurar sempre levar uma forma de consolo e trazer apenas sentimentos positivos durante o encontro.

6 JUSTIFICATIVAS Necessidade de integração dos jovens do GESM no trabalho voluntário. Necessidade de atenção e carinho dos idosos que se encontram no lar, que muitas vezes, são abandonados pelas suas famílias ou não recebem muitas visitas. Espalhar os ensinamentos de Jesus de forma a transformar a vida dos idosos, através da contação de histórias, que é algo universal, atinge a todas as idades.

7 DESENVOLVIMENTO: Grupo de trabalho: Jovens voluntários que apresentem vontade e dedicação para trabalhar com idosos, e que demonstrem o comprometimento com a tarefa. Estes são acompanhados com pelo menos um evangelizador responsável. Pré- requisitos: Estar participando do grupo de jovens com frequência. Ter boa vontade e responsabilidade.

8 PLANO DE TRABALHO A atividade é desenvolvida aos domingos, a partir das 16 horas, com duração de 1 h 30 min. Inicialmente com frequência mensal, no último domingo de cada mês. Os jovens se encontram sempre com 30 minutos de antecedência no GESM para prece de harmonização antes do trabalho. Os evangelizadores já deixarão disponível o material para a contação de história de cada encontro, o tema a ser tratado, bem como sugestões de dinâmicas, vivências e músicas. Porém sugere-se que os próprio jovens planejem como será contada a história, sugiram vivências, utilizem a sua criatividade para poderem se envolver com a tarefa. É realizada uma reunião mensal com os jovens no domingo anterior as visitas para preparação e planejamento dos encontros.

9 ROTEIRO DOS ENCONTROS 1º Momento – Música/Harmonização: Momento de integração, de aproximação com os idosos e de preparação do ambiente. - Sempre que possível formar um círculo; - Cantar músicas, utilizando gestos, instrumentos musicais, e relacionadas com o tema que será trabalhado na história. 2º Momento – História: Contar a história de forma lúdica, utilizando materiais diversos que contribuam para envolvê-los na história (fantoches, bonecos, dramatização, etc.) 3º Momento - Vivência: Realizar atividades em que os idosos possam vivenciar os ensinamentos da história. Refletir sobre os ensinamentos e como utilizá-los na nossa vida diária.  4º Momento – Socialização: Oportunidade para reforçar o que foi trabalho com conversas, troca de carinhos.

10 Parábola da ovelha perdida
DATA TEMA 01/05 O Nascimento de Jesus 29/05 Jesus e os apóstolos 26/06 Parábola da ovelha perdida 31/07 A mulher adultera – o Perdão 28/08 Parábola do Bom Samaritano – Caridade 25/09 Jesus acalma a Tempestade 30/10 Parábola dos trabalhadores da ultima hora 27/11 A última ceia (lava pés) – Humildade

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 VAMOS SEMEAR?


Carregar ppt "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google