A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA. OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA. OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA."— Transcrição da apresentação:

1

2 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA

3 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Escola: Colégio COC Sorocaba – Santa Rosália Cidade: Sorocaba (SP) Categoria: Práticas pedagógicas Professor responsável: Joana Robles Saez

4 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Natureza do projeto O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com as famílias, funcionando em sistema de rodízio. Toda sexta-feira, uma criança leva para casa um dos amigos do COC (Zula, Leco ou Jota) e um diário onde os pais relatam como foi vivenciar a atividade sugerida pela personagem (também fazem colagem de fotos). Nesta proposta é muito importante que os pais se envolvam e participem juntamente com os filhos. O projeto procura reforçar conteúdos que constam do material didático (Sistema COC). Oferece ainda a oportunidade à criança de conhecer conceitos relacionados à Matemática, Ciências e Linguagem, por meio de atividades lúdicas, dando continuidade, em casa, ao aprendizado iniciado na escola.

5 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Objetivos ou resultados esperados do projeto O projeto apresenta os seguintes objetivos: Envolver a criança e sua família com os personagens Zula, Leco e Jota; Criar sentimentos de afeto e carinho entre o aluno, a personagem e os pais; Promover a aproximação aluno, escola e família; Possibilitar condições lúdicas para refletir e brincar sobre conteúdos matemáticos, linguagem e ciências. Elaborar registros da vivência em forma de diário.

6 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Objetivos ou resultados esperados do projeto: Zula: - Possibilitar que a criança faça um bom uso do dinheiro. Leco: - Envolver alunos e pais nas questões ambientais; - Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas com a sua família; - Observar o processo de crescimento da planta.

7 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Objetivos ou resultados esperados do projeto: Jota: - Incentivar a leitura com a família, tornando-a um ato prazeroso; - Conhecer histórias variadas; - Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.

8 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Fases de Implementação / Cronograma 1ª etapa (MARÇO) a) Desde o primeiro dia de aula, os alunos têm contato com os personagens “Amigos do COC”, através do material didático impresso e também no Portal. As professoras do Infantil II (crianças na faixa etária de 5 anos), trabalharam com os personagens, de acordo com a área de conhecimento que caracteriza cada um. b) A personagem Zula gosta de matemática, artes marciais e videogame. É estudiosa e está sempre conectada. c) O personagem Leco gosta de ciências e é apaixonado pela natureza. É muito curioso, engraçado e está sempre de bem com a vida. d) O personagem Jota é comunicativo e bastante responsável. Adora ouvir histórias de contos de fadas e aventuras. e) A escola providenciou a confecção da miniatura dos personagens (tecido, 45 cm, cabelo de lã). Providenciamos um diário para registro da atividade pelos alunos e pais. As professoras propuseram uma atividade, adequada à faixa etária.

9 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Fases de Implementação / Cronograma 2ª etapa (ABRIL) Depois de um sorteio, o aluno leva o personagem Zula, Leco ou Jota para casa durante um final de semana. Ao levar para sua residência, o aluno, juntamente com a família, tem que fazer a atividade enviada, junto com o personagem. A atividade da Zula consiste em levar um “dinheirinho” no valor de 10 reais para a família fazer a troca para dinheiro “de verdade”. A criança poderá comprar o que quiser naquele final de semana e os pais acompanharão no preenchimento de uma folha que será enviada, descrevendo o que o filho comprou, quanto gastou, se houve troco, se faltou dinheiro, etc. Na segunda-feira a criança deverá compartilhar a sua vivência, relatando aos amigos como foi. O troco que sobrou (“dinheirinho”), ficará guardado em um cofrinho na sala de aula, pois no final faremos a soma de quanto a turma conseguiu economizar.

10 OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA
Fases de Implementação / Cronograma 2ª etapa (ABRIL) A atividade do Leco consiste em levar a muda de uma árvore de pequeno porte para plantar, juntamente com a família, que irá se responsabilizar pelos cuidados diários com a planta. A atividade do Jota consiste na família contar a história do “Pinóquio” para seu filho, utilizando o material enviado (cenário em forma de tapete e sete personagens da história, em forma de dedoches). A criança também deverá fazer o registro na “ficha da leitura”. Os pais relatam no diário como foi a vivência, escrevendo e colando fotos.

11 AMIGOS DO COC – DIÁRIO DA ZULA
Fases de Implementação / Cronograma 3ª etapa (ABRIL) Na segunda-feira, ao retornar para a escola, o aluno traz o boneco e a professora lê o relato feito pelos familiares e compartilha as fotos enviadas pela família com os demais. 4ª etapa (MAIO): Nos dias 18, 19 e 22, em parceria com a Pearson, o colégio agendou com o departamento de marketing, a visita dos bonecos até a nossa escola. Os alunos puderam conhecer “de perto” os três personagens: Zula, Leco e Jota. Os alunos participaram de várias atividades, só que agora, juntamente com os amigos e professoras.

12 AMIGOS DO COC – DIÁRIO DA ZULA Especificação do gasto
Custo previsto Especificação do gasto Valor Adesão ao boneco R$ 240,00 Transporte dos bonecos R$ 1.000,00 Compra da pasta (diário) R$ 22,95 Materiais para decoração R$ 30,00 Total R$ 1.292,95

13 Conhecendo os personagens “Amigos do COC”

14 Portfólio e folhas com a proposta e registro da atividade da Zula.

15 Portfólio e folhas com a proposta e registro da atividade do Jota.

16 Portfólio e folhas com a proposta e registro da atividade do Leco.

17 Boneco sendo entregue às famílias.

18 Registro da atividade com a família.

19 Compartilhando os relatos feito pelos familiares com a professora
e os amigos.

20 Conhecendo os personagens “de perto”.

21 Zula brincando de “bingo” com as crianças.
Leco ajudando as crianças a encontrar seres vivos com o auxílio da “lupa”. Zula brincando de “bingo” com as crianças.

22 Jota ouvindo a história “Peppa” juntamente com as crianças.
A Zula, o Leco e o Jota conheceram até os pais e mamães na saída do Colégio.

23 Obrigado!


Carregar ppt "OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA. OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google