Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLarissa Espírito Santo Osório Alterado mais de 6 anos atrás
1
Coleção Fé na Vida Fundamentação teórica José Donizetti dos Santos
Filósofo, Professor de Filosofia e Educação para a Vida, Especialista em Neurociência Aplicada à Educação, Coach Educacional, Formação em Educação Sistêmica, Ciência da Meditação. Diretor do Colégio Maria Clara Machado (BH)
2
Uma parábola inspiradora:
Um velho peregrino estava a caminho das montanhas do Himalaia, no cortante frio do inverno, quando começou a nevar. Disse-lhe o dono de uma hospedaria: Como conseguirá chegar lá com este tempo, meu bom homem? O velho respondeu alegremente: Meu coração chegou lá primeiro... Desse modo, é mais fácil o resto de mim segui-lo.
3
Algumas palavras sobre a história da Coleção Fé na Vida.
BASE HISTÓRICA DA OBRA Algumas palavras sobre a história da Coleção Fé na Vida.
4
A ESSÊNCIA DO SER HUMANO SE ENCONTRA BASICAMENTE NO CUIDADO.
Nem tanto na inteligência, na liberdade ou na criatividade, segundo Boff.
5
EDUCAÇÃO: arte que encanta e desafia!
NOSSO COMPROMISSO: A FORMAÇÃO DE PESSOAS , EM TODAS AS SUA DIMENSÕES, CONFORME A SEGUIR:
6
Pessoas conscientes de si mesmas:
Capazes de conhecer seu potencial; Capazes de conhecer e superar suas próprias limitações; Descobrem que o segredo da existência humana está em ter um motivo, uma razão para viver; Assumirem a liderança e o protagonismo da própria vida; Desenvolvem uma ética pessoal pautada pelos valores essenciais...
7
PESSOAS CONSCIENTES DO VALOR DO OUTRO (Alteridade)
Capacidade de apreender o outro na plenitude de sua dignidade, de seus direitos e, sobretudo, de suas diferenças; -Assumir a via mais curta da comunicação humana: o diálogo; -Adotar a ética das relações na prática cotidiana. Pautada por valores essenciais: Respeito, generosidade, flexibilidade, empatia, tolerância...
8
Pessoas conscientes do mundo circundante
Buscam conhecer a preocupante situação de emergência planetária, marcada por muitos e graves problemas relacionados entre si; Buscam comprometer-se com a construção de um mundo melhor para todos; Dedicam a vida diária a uma ética planetária, pautada por valores essenciais: benevolência, cuidado, gentileza, sobriedade, responsabilidade...
9
Pessoas conscientes de que a vida é um dom
Assumem a ética da sustentabilidade como princípio fundamental de sua existência na Terra; É a ética da vida para a vida, para o encantamento e o reencantamento do viver no mundo; Elegem valores essenciais como: amorosidade, trascendência, valentia, prudência, paz, descência, determinação, alegria...
10
Gratidão! Muito grato pela atenção gentil de cada um e cada uma de vocês. Grande abraço! Donizetti Facebock/donizetti santos
11
Orientações sobre a organização dos livros
Margarida Regina de Almeida Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, Licenciada em Pedagogia, Licenciada em Desenho e Artes Plásticas, Professora de Arte e Educação para a Vida.
12
O AMBIENTE Se os encontros semanais puderem ser realizados em ambientes diferentes do rotineiro, seria muito interessante! Também seria muito interessante: organizar os alunos em círculos ou em grupos. - Expor as ideias olhando uns para os outros, facilita o diálogo, a participação e o interesse pelos temas.
13
textos - É necessário trabalhar bem a interpretação dos textos e a compreensão do vocabulário.
14
Hora de conversar Toda conversa é importante para você analisar o que cada aluno pensa e quem ele é. Também colabora para o desenvolvimento do senso crítico, a percepção, a capacidade de ouvir e ser ouvido, a argumentação e a linguagem oral. - Há conversas em todos os encontros: elas são uma grande oportunidade de o aluno expressar sua maneira de pensar e seus sentimentos diante de cada tema ou realidade.
15
trabalhos em grupo (TG)
TG são excelentes oportunidades de troca de experiências e conhecimentos entre os alunos; TG são uma maneira eficaz de crescer juntos; TG: momento de convivência com interação e aprendizado: ouvir, posicionar- se e respeitar opiniões. Cuidar para manter o foco no tema e no objetivo.
16
Vamos cantar Música: valioso instrumento de aprendizagem.
Transforma o ato de aprender em atitude prazerosa. Cuidar de trabalhar o vocabulário (livro do aluno). Atividades com música: momento de descontração, alegria e movimento. Todas as faixas disponíveis no Portal:
17
Hora de agradecer O ideal é propiciar aos alunos um momento em que possam ficar em silêncio e buscar a interiorização.
18
Memória da unidade (MU)
MU é um excelente recurso para verificar se o aluno está entendendo e vivenciando os valores trabalhados. MU é oportunidade de trabalhar a autoestima de cada um: com uma palavra de estímulo... - MU poderá, a critério do professor, tornar-se em atividade de “avaliação”.
19
Recado aos pais ou responsáveis
Espaço muito valioso para as famílias. Uma oportunidade de interação entre os pais e a escola. Oportunidade para estimular os filhos. - Estimular para que a atividade seja realizada.
20
Grande abraço da Margarida.
Gratidão! Muito grata pela atenção gentil e amorosa de cada um e cada uma de vocês. Grande abraço da Margarida.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.