A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução JavaServer Face

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução JavaServer Face"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução JavaServer Face
Wolley W. Silva

2 O que é JavaServer Faces (JSF)?
Paradigma de programação visual de user-interfaces baseado em componentes aplicado à Web. É o framework Java padrão de Web applications com múltiplas implementações (Mojarra/MyFaces)

3 Benefícios • Suporte a um modelo de eventos; • Componentes de UI de terceiros compatíveis com JSF; • Mecanismo padrão de conversão e validação de dados;

4 Bibliotecas de componentes

5 Bibliotecas de componentes
Primefaces

6 Introdução

7 Visão Geral do Ciclo de Vida JSF

8 Ciclo de Vida do JSF Criar ou Restaurar a Arvore de componentes (Restore View) Aplicar valores da requisição na arvore de componentes (Apply Request Values) Converter e Validar (Validate) Atualizar o Modelo (Update Model) Invocar ação da aplicação (Invoke Application) Renderizar a resposta (Render Response)

9 Fase 1 -Criar ou Restaurar a Arvore de componentes (Restore View)
Quando requisitamos uma pagina .xhtml o JSF vai ler esse arquivo e montar em memória uma arvore de componentes, esta arvore representa a estrutura da pagina, e o JSF a utilizará para escrever o HTML.

10 Fase 2 - Aplicar valores da requisição na arvore de componentes (Apply Request Values)
O JSF chama o método setSubmittedValue de cada componente passando o valor que o usuário que o usuário digitou, sem se preocupar se o mesmo é valido ou não.

11 Fase 3 – Converter e Validar (Validate)
O JSF já possui conversores prontos para os tipos básicos como Integer, Long, java.util.Date, entre outros; O JSF descobre qual a classe do objeto que esta vinculado com o value do componente, e então busca no seu contexto um conversor para este tipo; Depois de convertido o valor informado pelo usuário é validade. Só consideramos erro de validação se a conversão acontecer com sucesso.

12 Fase 4 – Atualizar o Modelo (Uptade Model)
Esta fase o JSF está inserindo valores no modelo, e não recuperando, ele procura o objeto correspondente ao penúltimo nível da EL e chama o método set do último nível.

13 Fase 5 – Invocar ação da aplicação (Invoke Application)
Nessa fase acontece a lógica da aplicação; As validações de negócio costumam ser deixadas nesta fase.

14 Fase 6 – Renderizar a Resposta (Render Response)
Esta ultima fase pode ser executado depois que tudo ocorreu com sucesso nas outras fases; Se ocorrer um erro de conversão ou validação, as fases 4 (Atualiza modelo) e 5 (invocar ação da aplicação) são puladas e vamos direto para a fase 6.

15 Criando um projeto web com JSF
Fazer download da implementação do JSF; Criar um projeto web e adicionar o .jar do mojarra; Criar a classe de modelo, o MenagedBean e o arquivo .xhtml; Declarar os componentes de GUI; Vincular os componentes ao ManagedBean; Implementar o evento no ManagedBeans

16 Mapeamento do Servlet JSF

17 Namespace nos arquivos .xhtml


Carregar ppt "Introdução JavaServer Face"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google