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PublicouRaquel di Castro Fartaria Alterado mais de 6 anos atrás
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Introdução aos Métodos em Simulação Computacional
Adriana Racco CSC - Coordenação de Sistemas e Controle Laboratório Nacional de Computação Científica
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Introduzir algumas das técnicas utilizadas em simulação computacional, apresentando exemplos de modelagem de sistemas relacionados à Física e à Biologia.
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Objetivos Familiarização com métodos de simulação computacional e as terminologias mais comuns. Permitir a escolha da técnica computacional mais adequada à modelagem de cada problema.
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1. Gerador de números aleatórios
distribuição, recorrência e correlação 2. Monte Carlo integral, área e volume 3. Caminho aleatório e polímeros 4. Autômato celular 5. Fractais 6. Algoritmos genéticos
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Operações Binárias Números binários (inteiros positivos) => = = 5 Fortran [ , ] bit 32 referente ao sinal C [ , ] unsigned long int (sem sinal)
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Soma Operações Binárias 0 1 0 1 => 22 + 20 = 4+1 = 5
=> = = 5 => = 4 => = = 9 => = = 9 => = 8 => = 1 1 Overflow 9+8=1 ???
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Operações Binárias Multiplicação por 2n Shift n x << n Deslocar os bits n vezes para a esquerda => = = 5 => = = 10 => 22 = 4 1 Overflow
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rn+1= (arn+c) mod m a mod b= resto de a/b
Gerador de Números Aleatórios RNG - Random Number Generators Geradores LCG – congruenciais lineares (1950) Semente -> r0 rn+1= (arn+c) mod m a mod b= resto de a/b Simplificando -> c=0 e m = 231 – 1 (intervalo) rn+1= a rn
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r = a * r Semente -> r ( ímpar )
O multiplicador ”a” é um número especial (mágico), previamente testado. 16 e 32 bits – (Park e Muller), (IBM RANDU), 69621, 64 bits – 1313,
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Semente -> r ( ímpar )
r = * r ou r = * r
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Processo r = 16807 * r Semente = 1 00000000000000000000000000000001
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Utilizando o gerador de números aleatórios
Números reais entre 0 e 1 Nmax=232 – C Nmax=231 –1 Fortran -231-1 232-1 1.0 0.0 r R 231-1
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Utilizando o gerador de números aleatórios
Números inteiros entre 0 e (N-1) [0, N-1] r 232-1 N-1 R r 231-1 N-1 R Se N=2n
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Utilizando o gerador de números aleatórios
Números inteiros entre 0 e (2n-1) [0, 2n -1] Exemplo: [0, 255] n = 8 (32-n) =24 r R
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Geradores de Números Aleatórios
RNG - Random Number Generators A resposta de cada gerador depende do problema abordado. São necessários testes para verificar a sua eficácia. - distribuição uniforme - aleatoriedade - correlação
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis. Precisa de um grande número de eventos
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis.
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis.
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis.
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis.
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis.
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Distribuição uniforme
Todos os números são igualmente prováveis.
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? Distribuição uniforme Poucos sorteios.
A B C A C B B A C B C A A B C C A B C B A Com apenas cinco sorteios seria coerente ter escolhido qual das seis combinações existentes descartar.
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Distribuição uniforme
r =( r + 1)mod 256 Distribuição UNIFORME Distribuição não ALEATÓRIA r(t+1) r(t)
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Mapa de Retorno
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Correlação Outro teste importante é o teste de correlação, que representa a relação entre os números sorteados. Menor correlação (mais descorrelacionados). Não pode haver correlação de curto alcance.
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Função de correlação entre dois pontos s1 e s2
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Distribuição não uniforme
Os números aleatórios possuem probabilidades diferentes. Precisa de um grande número de eventos
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Distribuição não uniforme
P(n) 100
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Ruídos Numa analogia com o espectro óptico os ruídos recebem nomes de cores: Branco – (dist. uniforme) possui energia igual em todo o espectro. Azul – freqüências altas. Vermelho e rosa – mais energia nas baixas freqüências.
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Distribuição não uniforme
método da transformação e método da rejeição
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Método da transformação
Gera uma distribuição P(n) partindo de uma distribuição uniforme. P(n) - biunívoca
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Método da transformação
Distribuição acumulada de probabilidades Obtém a relação entre n e y.
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Método da transformação
Para cada valor de y sorteado (dist. uniforme), aplica-se a transformação f(y) para obter o número aleatório n equivalente.
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Método da rejeição von Neumann
O número aleatório sorteado será aceito com uma probabilidade p.
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? Método da rejeição P(n) normalizada P(n) máximo = 1.0 P(n,) n,
P(n) normalizada máximo = 1.0 n, P(n,) 100 Passo 1 - sorteia n, no intervalo desejado Passo 2 - aceita n, com probabilidade P(n,) ?
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Método da rejeição Aceita n, com probabilidade P(n,) 232-1 0.0 1.0
232-1 0.0 1.0 aceita rP P rejeita r >P Monte Carlo
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Método da rejeição O método é mais eficiente quando a àrea da função de distribuição se aproxima da distribuição uniforme utilizada. O método da transformação inversa aproveita todos os sorteios, no entanto existem casos onde a função não é biunívoca.
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Método de Monte Carlo Caminho aleatório
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