A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO O catecismo na história da igreja A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO O catecismo na história da igreja A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO

3 O catecismo na história da igreja
A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra de Deus encontramos referencias sobre o termo “Catequizar”. Ex: Gl 6,6 e Lc 1,4 As primeiras pregações realizadas pelos Apóstolos eram verdadeiras catequeses, que apresentavam o anuncio do kerigma: quem é Jesus; sua paixão e morte na cruz; sua ressurreição; a salvação e a remissão dos pecados. (cf. Atos 2,42).

4 Necessidade do catecismo
As comunidades vão crescendo e vão se espalhando pela Ásia e Europa. O tempo vai passando e os Apóstolos deixam seus sucessores, a pregação é feita com base nos ensinamentos dos Apóstolos, (Tradição), ladeada pela Sagradas Escrituras. Assim vai surgindo o Magistério, que é o ensinamento da Igreja para a realidade vivida no dado momento da História. Assim temos a Tríade ou o Depósito da Fé

5 AS HERESIAS DO SÉCULO i GNOSTICISMO: foi a primeira heresia que surgiu dentro da Igreja, já no primeiro século, e teve de ser combatida pelos Apóstolos São Paulo e São João. Era uma espécie de filosofia que queria substituir a Revelação; a “racionalização dos mistérios da fé” (gnose = conhecimento secreto). Acreditavam que havia dois princípios eternos: um bom e um mal; um grave erro, pois só existe um Deus bom. MONTANISMO: O movimento caracterizou-se como uma volta ao profetismo, pretendendo revalorizar elementos esquecidos da mensagem cristã primitiva, sobretudo a esperança escatológica. Acreditavam apenas na visão profética e desconsideravam o Magistério da Igreja. ARIANISMO: Ário de Alexandria defendia que Cristo era apenas uma criatura do Pai; a maior de todas, através da qual o Pai tinha criado as demais. Foi combatida por Santo Atanásio e condenada no primeiro Concílio da Igreja, o de Nicéia (325).

6

7 A DIDAQUÉ "Didaqué" é uma palavra grega que significa "instrução" ou "doutrina", e a obra era conhecida como "A Instrução dos Doze Apóstolos”. Esse documento, portanto, nos permite entender melhor as origens do cristianismo, nos dá uma ideia de como eram a iniciação, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. Os autores dirigem seus ensinamentos especialmente às comunidades formadas pelos primeiros convertidos, que vinham principalmente do paganismo. Um ponto notável é o clima de preocupação que a comunidade vive dentro de uma sociedade estruturalmente pagã de não se confundir com o ambiente, de não se deixar manipular por aproveitadores oportunistas disfarçados de profetas.

8 O catecismo na contra reforma do séc. XVI
Com a reforma a Igreja perdia muitos fieis, principalmente por falta do conhecimento da fé. Lembremos que neste século, a Palavra não estava na mão das pessoas, apenas escutavam na igreja e somente o clero e os nobres por permissão poderiam estudar. Para mudar a situação, o Papa Pio V, elabora o catecismo da Igreja Católica, que já por tradição era estruturado por 4 partes. O credo Os sacramentos Os mandamentos A Oração Cristã

9 Redação do cic Vaticano II e o Catecismo;
No ano de 1992 lança A Constituição Apostólica FIDEI DEPOSITUM; Joseph Ratzinger. O "Catecismo da Igreja Católica" é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor. “Em 1986, confiei a uma Comissão de doze Cardeais e Bispos, presidida pelo senhor Cardeal Joseph Ratzinger, o encargo de preparar um projeto para o Catecismo requerido pelos Padres do Sínodo. Uma Comissão de redação, composta por sete Bispos diocesanos, peritos em teologia e em catequese, coadjuvou a Comissão no seu trabalho.” (João Paulo II, Fidei Depositum)

10 Estrutura do cic O "Catecismo da Igreja Católica" trás o conteúdo em quatro partes: o Credo; a sagrada Liturgia, com os sacramentos em primeiro plano; o agir cristão, exposto a partir dos mandamentos; e por fim a oração cristã. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo é com frequência expresso de um modo "novo", para responder às interrogações da nossa época. As quatro partes estão ligadas entre si: o mistério cristão é o objeto da fé (primeira parte); é celebrado e comunicado nos atos litúrgicos (segunda parte); está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir (terceira parte); funda a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o "Pai-Nosso", e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão (quarta parte). (Pp João Paulo II).

11 1ª PARTE: a profissão de fé
Primeira Seção: Eu Creio, Nós Cremos ( ) Cap 1: O Homem é capaz de Deus (27- 49) Cap 2: Deus vem ao encontro do Homem ( ) Cap 3: A resposta do Homem a Deus ( ) Segunda Seção: A Profissão da Fé Cristã ( ) Cap 1: Eu creio em Deus Pai ( ) Cap 2: Creio em Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus ( ) Cap 3: Creio no Espírito Santo ( ) Nesta primeira parte, a sequência se dar como é rezado no credo tradicional.

12 2ª Parte: a celebração do mistério cristão
Primeira seção: A Economia Sacramental ( ) Cap 1: O Mistério Pascal no tempo da Igreja ( ) Cap 2: A Celebração Sacramental do Mistério Pascal ( ) Segunda Seção: Os Sete Sacramentos da Igreja ( ) Cap 1: Os Sacramentos da Iniciação Cristã Batismo, Confirmação e Eucaristia ( ) Cap 2: Os Sacramentos da Cura Penitencia e Unção dos Enfermos ( ) Cap 3: Os Sacramentos de Serviço a Comunidade Ordem e Matrimônio ( ) Cap 4: outras celebrações liturgicas – Exéquias e sacramentais.

13 3ª parte: a vida em cristo
Primeira Seção: A vocação do Homem a Vida no Espírito (Moral) Cap 1: A Dignidade da Pessoa Humana ( ) Cap 2: A Comunidade Humana ( ) Cap 3: A Salvação de Deus “Lei e a Graça” ( ) Segunda Seção: Os Dez Mandamentos Trata das ações que fazemos segundo a Lei de Deus, e os pecados relacionados a cada mandamento. ( )

14 4ª Parte: a oração cristã
Cap 1: A Revelação da Oração Cap 2: A Tradição da Oração Cap 3: A Vida de Oração Segunda Seção: A Oração do Pai Nosso ( ) O Significado da oração com seu louvor e seus pedidos

15 A didática do catecismo
Na 1ª e 2ª Parte Deus Que se revela ao Homem para SALVÁ-LO Busca viver segundo o Espírito, com atitude de Filho de Deus e vida de Oração. Na 3ª e 4 ª Parte A Resposta do Homem

16 A RELAÇÃO DO PREGADOR COM O CATECISMO
Quem anuncia precisa conhecer aquilo que é anunciado; O pregador não é um formador, porém precisa conhecer os termos e as questões da fé, afim de dá fundamentação as suas afirmações; O Senhor Jesus passou por toda a Galileia pregando e ensinando (Mt 4.23; 11.1). Essas duas coisas são inseparáveis mas também distinguíveis. A pregação chama pessoas à fé em Cristo e os exorta a viver uma vida digna da vocação a que foram chamadas (Ef 4.1). O ensino foca mais em ajudar as pessoas a crescerem no conhecimento da salvação.

17 Louvado seja Nosso senhor Jesus cristo !!!


Carregar ppt "INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO O catecismo na história da igreja A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google